segunda-feira, 26 de abril de 2021

Bahia e mais 22 estados aplicaram doses vencidas da vacina da Astrazeneca, diz site

A Bahia está entre os 23 estados que aplicaram doses da vacina da Astrazeneca/Oxford após o prazo de validade, de acordo com um levantamento feito pelo site Metrópoles. De acordo com os dados, 160 cidades em 23 estados estão na mesma condição. Ao todo, 1.254 pessoas foram vacinadas com doses de lotes do imunizante com prazo de validade vencido. O site cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.

O problema está nas vacinas fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou. A bula da vacina publicada no site da Anvisa informa que a validade do imunizante é de seis meses a partir da data de fabricação, e o produto não deve ser usado após o prazo previsto. 

“Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”, diz o documento oficial. De acordo com o levantamento, na Bahia, foram aplicadas doses vencidas em Salvador (4) e em Pedro Alexandre (1). Procurado pelo CORREIO, o governo do estado da Bahia não se pronunciou até o momento dessa publicação.

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador esclareceu “que recebemos remessas do lote 4120Z005 nos meses de fevereiro e março e 100% dos mesmos foram utilizados dentro do prazo de validade, seguindo o que preconiza o plano de vacinação. Ou seja, na logística de distribuição utilizamos (aplicamos) primeiramente os imunizantes que estavam com prazo de validade a vencer. As vacinas foram aplicadas dentro do prazo”. A prefeitura de Pedro Alexandre não foi localizada para comentar a denúncia.

De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas mapeados pela reportagem se refere a esse lote. Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 – com 108 casos em cinco estados – e 4120Z005 – 277 casos em 17 Unidades da Federação – foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente.

10 comentários:

  1. É a cara do bozo comprar vacina vencida.
    Até hoje eu queria ver um filho da puta que posso me dizer o que esse miliciano fez de útil.
    Só fez os filhos meter a mao

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Itabuna muita gente tomou essa vacina principalmente quem trabalha nos hospitais...

    ResponderExcluir
  3. Grande irresponsabilidade isso !!! Esse governo de bolsonaro é uma tragédia em tudo o que faz ...Até vacinas vencidas aplicaram no povo !!! 💉💉💉

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou a fovor do governo de Rui Costa na Bahia. Mas essa informação é mentira verdinho. Como que a vacina venceu se são dois anos o vencimento da vacina e a pandemia so tem um ano.

    ResponderExcluir
  5. A CULPA É DE BOLSONARO ...KKKKK

    TUDO É CULPA DO CARA !! ESSA SERÁ MAIS UMA CONTRA ELE

    ResponderExcluir
  6. Como disse Cuma: morra quem morrer

    ResponderExcluir
  7. O município de Itabuna tem que se pronunciar à respeito da ocorrência e dizer se existem casos em nosso município.

    ResponderExcluir
  8. Oxe, e usam medicamentos no Brasil inteiro sem que enfermeiros observem a validade?

    ResponderExcluir
  9. bolsonaro e a ratoeira da anvisa, privada de bolsonaro fazer sua caganeira, tanto fizeram contra a vacinação que ainda deu isso!!! bolsonaro tem que ser preso imediatamente, genocida irresponsável!

    ResponderExcluir
  10. Esses jumentos ficam dizendo que é ação de Bolsonaro, onde estão os conferentes da recepção da vacina? Acredito que esses petistas estão querendo confundir a cabeça dos menos estudados, para que eles voltam ao poder. Mais ja era, mito 2022

    ResponderExcluir