segunda-feira, 17 de maio de 2021

Quanto tempo é necessário para impedir um asteroide de colidir com a Terra?

 


Recentemente, no mês de abril, a Nasa e a ESA realizaram um exercício para estudar as opções para evitar o impacto de um asteroide com a Terra. Naquele momento, os cientistas das agências perceberam que seis meses era pouquíssimo tempo para impedir a colisão. O tempo mínimo necessário em uma situação como essa é de cinco anos.

E essa é a previsão mais otimista, do gerente do Centro para Estudo de Objetos Próximos da Terra, da Nasa, Paul Chodas. Já o astrônomo Richard Binzel, do MIT, acredita que é preciso pelo menos uma década de antecedência.

Por enquanto, não há motivo para pânico. Os cientistas ainda não identificaram nenhuma dessas rochas gigantescas e perigosas passando perto da Terra, o que reduz a chance de alguma acertar o alvo nos próximos dez anos. “Isso significa que, por enquanto, estamos contando com a sorte para nos manter a salvo de grandes impactos de asteroides. Mas sorte não é um plano”, disse Binzel, ao Business Insider.

A situação hipotética do exercício, que durou quatro dias, das agências espaciais simulou a chegada de um asteroide para que especialistas internacionais treinassem como responder ao problema. Com as tecnologias atuais, nada poderia ser feito para destruir o corpo celeste ou empurrá-lo do caminho até a Terra.

Durante a atividade, foi considerado um asteroide hipotético chamado 2021PDC, com tamanho “entre 34 e 800 metros” e detectado a 56,3 milhões de km de nós. A cada dia os cientistas avançavam algumas semanas no tempo e descobriam mais detalhes da ameaça, como seu tamanho e trajetória.

O ideal é que os cientistas consigam estudar o asteroide perigoso enquanto ele passa pela Terra algumas vezes, na órbita ao redor do Sol, antes que o caminho o coloque diretamente em colisão com o planeta. Essa observação pode levar alguns anos ou até décadas.

Existem três meios de defender a Terra da ameaça. O primeiro é detonar um explosivo perto do asteroide para quebrá-lo em pedaços menores e menos perigosos. A segunda maneira é disparar lasers que podem aquecer e vaporizar a corpo celeste para que ele mude de caminho em órbita. O último modo é enviar uma espaçonave para bater no asteroide e empurrá-lo de sua trajetória.

E todas as três precisam de anos para serem executadas. E, acima de tudo, é necessário ter tempo para iniciar qualquer uma delas. “Acho que o melhor investimento é em conhecimento. O melhor investimento é saber o que está lá fora”, completou Binzel.

A Nasa já trabalha nisso. A Agência Espacial Dos Estados Unidos está desenvolvendo um telescópio para monitorar asteroides muito escuros para serem avistados pelos telescópios em Terra. A missão deve lançar m telescópio infravermelho na órbita da Terra em 2026.

Via: Business Insider

7 comentários:

  1. A Nasa é uma agência mentirosa, não existe essa de asteroide...

    Biblicamente a Terra é plana e não uma bola giratória que roda a mais de 1.300 km/h.

    Essa mentira de "planeta" Terra, começou em 1960, e para aumentar a mentira falam que o homem foi a Lua quando tinha uma tecnologia defasada, mas agora não vai mais? São tantas evidências provando a fraude como: bandeira dos EUA tremulando, marca do pé atornauta fincada no solo da Lua, cabos segurando os atornautas nos foguetes, etc...

    Se observarem a Lua, ela não é um corpo celeste sólido, tanto é que em alguns momentos você vê ela translucida, vê através do meio dela.

    Jesus Cristo é o caminho, a verdade a vida.

    ResponderExcluir
  2. O hamás e Israel com tanto foguetes!! DEUS É QUEM SABE O DIA DA NOSSA PARTIDA. tá sem notícias atuais ? Querer botar pânico nas pessoas q já andam sem saúde,emprego, alimento. Faça uma arrecadação p. Pobres.

    ResponderExcluir
  3. Pra que impedir? Nenhum humano merece existir. Não existe raça mais maligna que essa.
    Tão hipócrita e falsa que põe culpa em demônio algo que não existe kkk

    ResponderExcluir
  4. POR ENQUANTO A PEDRA QUE ESTA DESTRUINDO O BRASIL É BOLSONARO E SUA MILICIA!!!ELE É O ASTEROIDE DESTRUIDOR DE TUDO. DEPOIS DESSE BOZZOO NÃO VAI RESTAR PEDRA SOBRE PEDRA E O POBRE E OS TRABALHADORES VÃO ESTA DEBAIXO DE PEDRA E TERRA PORQUE MUITA GENTE ESTA MORRENDO DE FOME E POR COVID QUE ESSE DEMONIO NÃO COMPROU E REJEITOU 11 VEZESA VACINA

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  6. So tem menino besta aqui, vcs ainda não pararam para pensar o pq tantas expedições em marte? Essa semana um robô chinês posou em marte, alguma coisa de errado não esta certo.

    ResponderExcluir