quarta-feira, 14 de julho de 2021

Prefeito Augusto Castro assume compromisso com a inovação em Itabuna

Por meio de Carta Aberta publicada no site oficial da Prefeitura de Itabuna, o prefeito Augusto Castro assume o compromisso público de desenvolver a inovação no município. No documento, em que é ressaltada a importância da implantação de políticas públicas de inovação na Administração pública, ele chama a atenção para a necessidade de tomada de decisões mais assertivas.

“Estamos reunindo uma rede de pensadores, para discutir a cidade com o apoio das Universidades, governos, entidades, empresários e terceiro setor. Queremos acertar desde o início, encontrando uma forma para conjugar as necessidades cotidianas com o planejamento do futuro”, comenta o prefeito. 

O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, reforça que para atingir esse objetivo é preciso inovar nas políticas e na profissionalização da gestão pública. Ele lembra que o 1º Fórum Itabunense de Inovação, realizado em junho passado, no Teatro Candinha Dórea, foi uma das primeiras ações deste compromisso da gestão Augusto Castro com a inovação. 

O evento, que reuniu especialistas em ciência, tecnologia, ecossistemas e representantes de organizações internacionais, foi o primeiro passo das discussões sobre a política de inovação do município, em que foi ressaltada a importância da inovação, tanto tecnológica como de conceitos e ferramentas de gestão e viabilização de negócios.

A educação é pontuada como o primeiro passo para ingressar com sucesso no universo digital. Também a política e a elaboração de Lei Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia,  cujo projeto será enviado à deliberação da Câmara de Vereadores, e a criação de um Centro de Inovação, seja com investimentos diretos ou a partir da facilitação de oportunidades de acesso ao crédito para as start-ups, empresas e profissionais ligados às áreas de inovação, ciência e tecnologia digital.

“Vamos trabalhar ao longo da gestão com 10 eixos considerados principais para a implantação da política de inovação, levando em conta uma maior integração de tecnologias, sistemas, informação e infraestrutura, em três níveis de políticas urbanas: setorial (entre áreas e setores urbanos), horizontal (entre cidades circunvizinhas) e vertical (entre as esferas governamentais municipal, estadual, federal)”, diz o secretário de Gestão e Inovação.

Ele finaliza, reforçando que a intenção é somar forças para a construção de uma cultura e um ambiente propício ao surgimento da comunidade de inovação, com políticas de fomento ao empreendedorismo e programas específicos para a atração e desenvolvimento de centros de pesquisa, polos de tecnologia, entre outros, visando consolidar Itabuna como polo de empreendedorismo tecnológico e de ambiente favorável à inovação.

10 comentários:

  1. Excelentíssimo Senhor Prefeito Augusto Castro de já vos parabenizo antecipadamente por haver divulgado a intenção política de envolver os cidadãos residentes neste Município, já que criticar, é o que mais fizeram até agora... Vamos torcer e cobrar para que todos arregassem suas mangas e nos coloquemos à disposição e comprometidos, como verdadeiros cidadãos de Itabuna... Parabéns! Prefeito ...

    ResponderExcluir
  2. Inova é acabar com velhas práticas de nepotismo
    Esqueminha de lixo, contrato elevado de ornamentação
    De são João, isso é inovar, esse aí é pior que cuma, cidade condenada jesus.

    ResponderExcluir
  3. nao entende nada parceiro kkkk

    ResponderExcluir
  4. O velho cerca Lourenço....so cd zumba

    ResponderExcluir
  5. E o que você ja fez concretamente por Itabuna? Certamente nada, só falar besteiras...

    ResponderExcluir
  6. JÁ ESTAMOS INDO PARA O SÉTIMO MÊS. O CENTRO E AS RUAS DE ITABUNA ESTÃO TOTALMENTE ABANDONADOS. A ESCOLHA DO ATUAL PREFEITO, ACONTECEU EXATAMENTE O POVO QUERENDO UMA MUDANÇA. QUE ATÉ AGORA NADA. MAS A ELEIÇÃO VEM AÍ, TODOS APARECEM.

    ResponderExcluir
  7. Inova o que a saúde aqui tá uma vergonha

    ResponderExcluir
  8. Quero saber quando é que vai terminar a reurbanizacão da av ilhéus que foi fechado no final do governo de cuma junto à av. Kenedy e até agora nada até a placa da av Ilhéus já foi retirada, na Começou e até agora não foi concluído, na Av. Ilhéus fizeram um serviço de limpeza nós bueiros de drenagem e sumiram, essa demora é para desviar as verbas, pois é obra conjunta com o gov. do estado. Esse Augusto aprendeu com a máfia do PSDB.

    ResponderExcluir
  9. Inova Itabuna com contratos de valores altíssimos como nas ornamentaçoes do são João, Itabuna cada vez pior, essa gestão só tem pessoas de outra cidade. Marreta do 55

    ResponderExcluir
  10. Augusto vc e os bosteticos de Ronaldo abude, toma vergonha e vai trabalhar preguiçoso.

    ResponderExcluir