domingo, 15 de agosto de 2021

SDR e Biofábrica já entregaram mais de meio milhão de mudas para a agricultura familiar em 2021

Fruto de um bem-sucedido convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto Biofábrica da Bahia, milhares de agricultores familiares já foram beneficiados com o repasse de mais de meio milhão de mudas de diversas culturas. Coube ao governador Rui Costa, em visita ao município de Itaju do Colônia na manhã de quinta-feira (12), realizar a entrega que ultrapassou a marca das mais de 500 mil mil unidades produzidas com a reconhecida qualidade da Biofábrica.

Até agora foram distribuídas 504 mil mudas. O deputado federal licenciado e secretário do Desenvolvimento Rural Josias Gomes afirma que a parceria com a Biofábrica vem garantindo que o Governo do Estado ponha em prática sua política as políticas públicas de apoio à agricultura familiar e aos pequenos produtores. “A Biofábrica segue dando grande contribuição ao desenvolvimento agrário baiano, através do fornecimento de mudas. Esse marco, de meio milhão de mudas fornecidas aos nossos parceiros agricultores familiares, é demonstração de que a parceria é vitoriosa em todos os sentidos".

O presidente da Biofábrica, Jackson Moreira, afirma que essa marc - mais de meio milhão de mudas - é uma conquista proporcionada pela parceria com a SDR e efetivada pela equipe do Instituto, desde as trabalhadoras e os trabalhadores de campo até os que integram o corpo diretivo. 

“A Biofábrica tem atendido as demandas do governo com excelência, mas o que move a nossa equipe é também a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos trabalhadores rurais familiares, o que se reflete no desenvolvimento das regiões onde estão inseridos e no próprio estado”.

Alcance

Até o momento foram atendidas 50 associações de agricultores familiares e pequenos produtores em diversas regiões do estado. As mudas distribuídas, se fossem plantadas em terra nua, alcançariam uma área de 500 hectares, mas a conta, segundo o presidente Jackson Moreira, deve ser feita de outra forma. 

“São mudas usadas normalmente para fazer recuperação de áreas, adensamento de lavouras. Há, ainda, no caso das mudas de mandioca, a possibilidade de maniveiros, o que significa que o produtor cria uma área de onde serão retiradas novas mudas, continuamente, funcionando como um banco de mudas, que cresce exponencialmente. Assim, essas 500 mil mudas beneficiam mais de mil hectares”.

As mudas distribuídas pelo Governo do Estado são de espécies frutíferas, raízes e essências florestais, sendo a maior parte de cacau de alta produtividade, além goiaba, graviola, mandioca e árvores da Mata Atlântica.

16 comentários:

  1. Enquanto o povo for ignorante, sempre existirá esses políticos e puxa sacos de políticos, enganando o povo em época e pós campanhas eleitorais.
    O Brasil precisa de educação de primeiro mundo, onde ninguém possa precisar pagar escolas particulares, precisamos de uma saúde de primeiro mundo, onde ninguém posso precisar pagar planos de saúde e assim segue a cadeia dos direitos fundamentais e constitucionais explícitos na constituição.
    Precisamos tirar as mordomias desses crápulas, sangue sugas, nojentos.
    E o povo precisa se consciencializar e entender que político não é autoridade e sim servidor público, no qual esta no cargo para nos servir.
    ACORDA BRASIL!
    No século XXI, não nos dar mais o direito, de não conhecer os nossos direitos.
    Só quem pode acabar com a corrupção em nossa país, é nós mesmo.
    não se venda, não se troque, não deixe barganhar o que é seu. Caso você fez, esta fazendo, você estará barganhando a, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E MORADIA.
    Um Brasil mehor só depende de nós.
    REFLITAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que os cidadãos desejosos de ver o Brasil como um país civilizado, habitado por um povo feliz, saudável e educado, seja a minoria. De qualquer forma, parabéns pelo comentário, penas como uma pessoa do bem e honrada.

      Excluir
  2. Depois de colocarem vassoura de bruxa e acabarem com a regiao, os petistas quetem posar de benfeitores.

    ResponderExcluir
  3. Pergunta a Pancadinha onde estão os suplentes dele? Estão em casa recebendo sem fazer nada, tem outros que recebem como suplentes mesmo tendo emprego de carteira assinada, quando vai ter uma investigação para acabar com essa farra do dinheiro público?

    ResponderExcluir
  4. Pq não pagam os direitos trabalhistas dos seus funcionários?
    Biofabrica é uma fábrica de desvio de dinheiro, desde a época de Moacir Smith. O atual diretor é um bandido, essa quadrilha tem que acabar.

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi um pé de coentro, plantado por Índio. Mas colher cacau do outros , tem muitos ai

    ResponderExcluir
  6. A agricultura na nossa região não depende só de mudas não temos incentivo nem financeiro e nem técnico a lavoura cacaueira se rendeu a agropecuária graças a politicagem. CEPLAC de mau a pio cadê nossa escola EMARC perdemos tudo!!!

    ResponderExcluir
  7. José Fernandes Junior15 de agosto de 2021 às 15:31

    A agricultura na nossa região não depende só de mudas não temos incentivo nem financeiro e nem técnico a lavoura cacaueira se rendeu a agropecuária graças a politicagem. CEPLAC de mau a pio cadê nossa escola EMARC perdemos tudo!!!

    ResponderExcluir
  8. Flávio da comonte falido do PT quer mamar nas mudas em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GERALDO SIMÕES, NÃO TEM DINHEIRO PRA LAVAR A COMONTE FALIU,KKKKK

      Excluir
  9. A biofabrica,só serve pra dá mordomia a direitoria, todos com carro e gasolina bancada pela empresa. Só tem petralhas.

    ResponderExcluir
  10. É verdinho,solta os comentários

    ResponderExcluir
  11. Entrega 500 mil mudas e os trabalhadores ficam até 6 meses pra receber o salário
    Vergonha isso !

    ResponderExcluir
  12. A diferença do Governador para o presidente.. vc ver um imbecil que apoia o desmatamento.. e outro que luta pela vida pela natureza, não vejo a hora desse homem deixar o poder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre um ladrão petralha e um rato anencéfalo: NENHUMA!

      Excluir