terça-feira, 5 de outubro de 2021

Falta de saneamento básico faz Brasil gastar R$ 108 milhões com hospitalizações

Em meio ao maior desafio de saúde pública do Brasil, provocado pela pandemia do novo coronavírus, ainda há outro desafio histórico a ser vencido e que leva pessoas aos hospitais diariamente: a falta de saneamento básico. Quase 35 milhões de pessoas vivem em locais sem acesso à água tratada, 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto e somente 49% dos esgotos no país são tratados, conforme apontam os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2019.

Se não bastassem esses números, mesmo um ano antes da Covid-19 começar no Brasil, a ausência de saneamento básico já sobrecarregava o sistema de saúde com 273.403 internações por doenças de veiculação hídrica – um aumento de 30 mil hospitalizações comparativamente ao ano anterior. A incidência foi de 13,01 casos por 10 mil habitantes gerando gastos ao país de R$ 108 milhões, segundo o DataSUS.

É nesse contexto que o Instituto Trata Brasil divulga um novo estudo ‘Saneamento e Doenças de Veiculação Hídrica – ano base 2019’. O estudo foi feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e o DATASUS, portal do Ministério da Saúde que acompanha os registros de internações, óbitos e outras ocorrências relacionadas à saúde da população do Brasil.

Essas internações por doenças causadas pela falta de saneamento se distribuem pelo território nacional refletindo as condições sanitárias de cada região. Nota-se que a ausência dessa infraestrutura é mais evidente no Norte, onde somente 12% da população possui coleta de esgotos; na região foram 42,3 mil internações por doenças de veiculação hídrica. Em seguida, veio o Nordeste, onde somente 28% da população possui coleta de esgotos, e onde ocorreu o maior número de hospitalizações – 113,7 mil em 2019.

O Sul foi a terceira pior região com 46,3% da população tendo acesso à coleta dos esgotos e 47% do esgoto coletado é tratado. Centro-Oeste tem 57,7% da população com coleta dos esgotos e 56,8% de tratamento do volume esgoto coletado. As duas regiões registram 27,7 mil internações cada. Já o Sudeste tem os melhores indicadores com 79,2% da população com coleta de esgotos, porém com apenas 55,5% do esgoto gerado sendo tratado e 61,7 mil internações. É importante notar que o Sudeste apresenta números de internação maiores que o Norte, porém possui sete vezes mais habitantes.

8 comentários:

  1. Mais o bosta do bolsonaro disse que iria resolver. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. A bosta do PT ficou 16 anos no poder e não resolve nada sobre esse problema grave de saneamento básico só fez corrupção e roubando bilhões dos brasileiros pagadores de impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E O BRASIL TEM QUANTOS ANOS FILHO DA...

      O PT FEZ MUITO.

      MAS ERA SÓ TIRAR A DILMA???????


      Reclame dos ditadores que SÓ fazim matar, torturar e enriquecer.


      Por isso é 13 de novo

      Excluir
    2. O PT só fez sanear as contas bancárias deles no exterior, tropa de bandidos!!!!!

      Excluir
    3. MOSTRE AS CONTAS DO PT.

      AGORA O VEIO DA HAVAN, PAULO GUEDES tem contas em Paraíso Fiscal.

      É 13 de novo.

      Chupe, pois a cana é doce

      Excluir
  3. Pt só fez roubar roubar e ainda existe um bando de Zé ruela ladrão bandidos petistas que diz roubou mais fez .kkkkkkk ladrões
    Bolsonaro presidente 2022

    ResponderExcluir
  4. Itabunas só sabe mandar cocô e presunto no rio para Ilhéus. Ô povo porco!

    ResponderExcluir
  5. Cobre do governador do seu partido corrupto VERDINHO.

    ResponderExcluir