sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Entrega atrasa e lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças deve chegar na manhã de sexta em Salvador

As primeiras doses pediátricas de vacinas Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos devem chegar na Bahia por volta das 8h20, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A previsão inicial era que as doses chegassem no início da madrugada, mas houve um reprogramação pelo Ministério, segundo a Sesab.

Ainda de acordo com a secretaria, houve um mudança na previsão de doses. Inicialmente, a previsão era de 75 mil doses, mas devem chegar 88.200 doses, incluindo a reserva técnica.

Segundo a secretária, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está marcada para 11 horas desta sexta-feira, quando será definida a estratégia de distribuição. Em seguida, prefeituras de cidades baianas e a Sesab vão aguardar o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), autorizar o uso dos imunizantes.

O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada de quinta (13). Os imunizantes em doses pediátricas da Pfizer são os únicos liberados no Brasil até o momento.

Em Salvador, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, disse que vacinação infantil deve começar ainda na tarde desta sexta. A informação foi divulgada em entrevista ao Bahia Meio Dia, programa da TV Bahia. De acordo com o prefeito, a capital baiana receberá cerca de 16 mil doses.

"A previsão é amanhã [sexta] à tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e, no sábado (15), vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de poucos mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador", detalhou.

A fase de testes da vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT, contra a Covid-19, foi iniciada na quinta-feira (13), na capital baiana, com aplicação em voluntários. Além do Brasil, o estudo do imunizante integra também pesquisa nos Estados Unidos e na Índia.

2 comentários: