quinta-feira, 26 de maio de 2022

Novas regras para tirar e renovar CNH já estão valendo; veja o que mudou

A nova CNH vai entrar em vigor a partir de junho de 2022. O novo formato busca aproximar o documento do padrão internacional, além de ser mais moderno e seguro. As mudanças foram estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por meio da Resolução 886, de 13 de dezembro de 2021.

Os condutores não precisarão substituir sua CNH pela nova imediatamente. A mudança acontecerá de forma gradual, conforme os motoristas vão renovando o documento ou solicitando segunda via.

A principal mudança da nova CNH é a classificação de veículos em 14 diferentes categorias. Uma tabela no verso do documento deixará esses dados mais visuais ao usar pictogramas (desenhos simbolizando os tipos de veículos, como motos, carros e caminhões) e as letras atuais (A, B, C e D) sozinhas, combinadas entre si e/ou seguidas pelo número 1.

Essas classificações levam em consideração o padrão europeu em que há uma divisão para condutores de pessoas e de cargas. D é passageiro, C é carga e E articulados. Quando combinadas, essas letras determinam quais os tipos de veículo o dono da CNH está apto a dirigir.

Os novos códigos ainda serão especificados pelo Contran nos próximos meses. Por enquanto, as regras em vigor ainda continuam valendo e não será necessário tirar nova carteira para conduzir veículos diferentes dentro da mesma categoria. A tabela mais próxima ao padrão internacional somente é uma forma de facilitar a vida de quem vai dirigir em outros países.

A nova CNH terá um novo visual e outras informações. Confira algumas dessas mudanças:

Identificação de condutor

Só de bater o olho na nova CNH, será possível conferir se o condutor é veterano ou acabou de tirar a carta. Se tiver a letra P, significará que o motorista tem “Permissão para Dirigir”. Já o D é indicativo de que aquela carteira é o documento “Definitivo”.

Além do verde

A nova CNH terá verde e amarelo como cores predominantes, além de gráficos coloridos. O objetivo é dificultar possíveis falsificações e fraudes.

Uso internacional 

Versão impressa optativa

A nova CNH mantém o QR Code, disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. A resolução do Contran prevê que poderá ser expedido no formato físico, digital ou em ambos, à escolha do motorista.

Inclusão de nome social 

O condutor que quiser poderá incluir na nova CNH o seu nome social e filiação afetiva, em cumprimento às determinações legais.

8 comentários:

  1. PADRÃO INTERNACIONAL NÃO TEM ESSAS BUROCRACIAS QUÊ EXISTE AQUI NÃO.
    DEPOIS QUE O PT ASSUMIU O BRASIL COMEÇOU AS BANDALHEIRAS,
    QUADRIPLICOOU OS PREÇOS,
    INVENTOU AUTO ESCOLA,,, COM PREÇOS EXORBITANTES.
    E O PIOR OS MOTORISTAS SÃO UMAS MERDAS,
    EM ITABUNA OS MOTORISTAS NÃO SABEM NEM O QUE É SETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT, vei?
      Vc se faz de imbecil ou é um imbecil completo?
      Seu presidente de merda prometeu simplificar o processo de habilitação! Mais uma mentira, dentro do cu de todos vcs, e vcs falando do PT? Deixa de ser idiota, seu arrombado

      Excluir
    2. Alguém lembra em que governo presidencial implantaram o tal "simulador" para as auto escolas? Fazendo com que o valor do curso aumentasse de forma exorbitante.
      Vale ressaltar, que hoje esse mesmo simulador não é mais obrigatório.

      Excluir
    3. O cara é muito arrombado e burro para não assumir que a esquerda adora inventar burocracia pra roubar....

      Excluir
  2. tem famílias que ler as matérias do verdinho todos os dias, o verdinho entra em todas as residências, homens e mulheres ate adolescentes ler as noticias. comentários de palavras como as das 09:26 deve ser analizadas. acompanho o verdinho desde a sua fundação. Verdinho nos ajude para que possamos continuar acessando o blog dentro dos principios de respeito. todos tem o direito de se expressar.

    ResponderExcluir
  3. Pronto lá vem o petista burro palhaço otario que se finge de cego porque tudo isso hoje é consequência do passado.

    ResponderExcluir