quinta-feira, 12 de maio de 2022

Bahia: mais de mil adolescentes se tornaram mães em 2021

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) mostrou, nesta sexta-feira (06), um panorama de dados sobre as mulheres que se tornaram mães na Bahia. 

Em 2020, no estado, as mulheres em idade fértil somavam 4,8 milhões de pessoas e representavam pouco mais de 1/3 da população total. Considerando apenas a população do sexo feminino, aquelas que tinham entre 10 e 49 anos respondiam por 62,2%. Entre esse grupo social, 184 mil tornaram-se mães na Bahia, em 2021.

Entretanto, isso não significa que essa foi a primeira maternidade da mulher, mas que naquele ano tornou-se mãe com o nascimento de um filho vivo. 

Pouco mais da metade dessas mulheres que se tornaram mães na Bahia, em 2021, tiveram o parto normal. Ou seja, 53,0% do total. Entre os filhos nascidos vivos, a maioria era do sexo masculino, o que equivalia uma razão dos sexos de 104,0. Isso significa dizer que, de cada 100 meninas nascidas vivas na Bahia em 2021, nasceram 104 meninos.

O perfil das mães indica que a grande maioria era jovem (20 a 29 anos) ou adulta (30 anos ou mais). Esses grupos etários respondiam por, respectivamente, 48,1% e 35,6% das mulheres que se tornaram mães na Bahia em 2021. 

Uma parte das mulheres adolescentes (de 10 a 19 anos) também se tornaram mães na Bahia. De cada 1.000 adolescentes na Bahia, de 10 a 19 anos, 25,6 tornaram-se mães em 2021. Apenas para o grupo menor de 14 anos, foram 1,5 mil adolescentes mães nesse mesmo ano.

O período de gestação também impõe riscos tanto para a mulher quanto para o filho que está sendo gerado. Esse período compreende desde a gestação, o parto e puerpério. Em 2021, foram 164 mulheres mortas por causas maternas. Isso equivalia a uma taxa de 8,9 óbitos maternos a cada 100 mil nascidos vivos. Metade dos óbitos, ou seja, 50,0% ocorreu durante o puerpério. E as principais causas desses óbitos foram: eclampsia (10,4%); hipertensão gestacional (5,5%) e; hemorragia pós-parto (5,5%).

12 comentários:

  1. Isso aí sem contar as que só gosta atrás , as novinha de Itabuna maioria so gosta no rabanete, e os macho com inveja tão virando gay mais cuidado as vezes sai o chocolate mela tudo até o colchão eu joguei fora

    ResponderExcluir
  2. Me parece que os pais de hoje,os adolescentes estão tão DISGRAÇADOS de pertubado,que os pais agradecem qnd vão pra rua,e ai,os cara mete a vara nas cadelinhas e até mesmo nós carinha que acabam virando gays 😂😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  3. E ATE FINAL DESDE ANO TERA MAIS MIL.

    ResponderExcluir
  4. pi...a tem cabeça mas nao te juizo, fica dia todo ouvindo a musicas que manda meter, vai meti

    ResponderExcluir
  5. Acho que a estimativa de "mais de mil" muito aquém da realidade para os 417 municípios do estado da Bahia. Basta pesquisar nas pequenas cidades da região cacaueira e teremos mais de mil mães adolescentes em 2021. Afinal, para que serve os programas sociais do governo? Ademais, furunfar é saudável, não existe nenhum exercício mais eficaz para prolongar a vida de um ser humano. Aquele sortudo que furunfa todos os dias, vive mais feliz e de bem com a vida. Eita coisa boa é uma furunfa bem caprichada com todo tipo de sacanagem!

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga pegou luna com um menino cima dela ,luna só tem 8 anos e o menino 9 , abafa o caso porque o pai da criança é valente

    ResponderExcluir
  7. Respeita as mulheres cambada de vagabundos analfabetos

    ResponderExcluir
  8. Quanta hipocrisia de uma geração que, apesar dos avanços científicos e tecnológicos, ficou idiotizada, insensível e adotou a devassidão como filosofia de vida. Hoje, prega-se a igualdade entre os gêneros MASCULINO e FEMININO, o respeito à mulher, e, no entanto, elas vivem se humilhando justamente para aqueles que as maltratam, espancam e as rejeitam com se lixo fossem. Outrora, nas décadas de 50, 60, 70, 80, os homens respeitavam as mulheres. Claro que haviam os degenerados, mas, eram raros ou quase inexistentes os casos de gravidez de crianças de 10, 11, 12 anos. Hoje isso é uma rotina, crianças brincando de fazer crianças, já não brincam com bonecas. Modernizaram demais as relações, inventaram tantos gêneros, sexos, transformaram o ser humano em uma coisa sem origem, sem crença, sem fé, sem religião, sem vergonha, sem amor, sem moral, sem virtudes, revestido de crueldade e insinsibilidade. Aonde vai parar esse descontrole?
    E não adianta reclamar com Deus, pois quem se acha mais poderoso que o Todo Poderoso, o que pode esperar de um subalterno? Compreensão ou castigo? Está muito próximo de acontecer alguma coisa. Aguardemos...

    ResponderExcluir
  9. Só faltam dizer que essas putas são santas que estavam andando na rua e escorregaram e caíram de perna aberta numa rola... Hipocrisia de merda, só tenho pena das crianças que terão uma vida miserável, ter progenitora puta e não ter pai, a criança tá é lascada.

    ResponderExcluir
  10. COM TANTO AUXILIO EXISTENTE HOJE O DIFÍCIL É ACHAR QUEM QUEIRA TRABALHAR

    ResponderExcluir