segunda-feira, 2 de maio de 2022

Ex patroa diz que não pagava salário de doméstica resgatada de trabalho análogo à escravidão porque a considerava da família

Sônia Seixas Leal, a ex-patroa de Madalena Santiago da Silva, resgatada em 2021 após trabalhar 54 anos em condições análogas a escravidão, afirmou que não pagava o salário da empregada doméstica porque a considerava uma irmã.

Segundo a auditora fiscal do trabalho Liane Durão, a ex-patroa de Madalena deu essa justificativa em depoimento ao Ministério do Trabalho no final de março de 2022.

Durante as décadas de trabalho na casa da família de Sônia, Madalena sofreu maus -tratos e acumulou dívidas feitas pela patroa. A história de Madalena repercutiu nacionalmente após a empregada afirmar, durante entrevista à TV Bahia, que tem medo de pegar na mão de pessoas brancas.

Segundo a auditora Liane Durão, para cada irregularidade relacionada ao trabalho da doméstica será aberto um auto de infração. Até agora, o Ministério do Trabalho tem entre 10 e 12 autos.

Para o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia, afirmações como a de Sônia, que diz considerar a doméstica como "da família", são tidas como crime de assédio moral.

"É uma forma que a pessoa [empregador] usa para poder não garantir os direitos da empregada doméstica. E essa trabalhadora não é da família, ela está vendendo a sua mão de obra para uma pessoa que precisa do serviço", explica Creuza Oliveira, presidente do sindicato.

"Se ela fosse da família, teria direito a herança, teria direito a usar o elevador social, piscina, fazer faculdade e estudar, como a família faz."

Além disso, Creuza conta que muitas domésticas prestam serviços como Microempreendedor Individual (MEI), o que pode prejudicar. "A trabalhadora doméstica que está vendendo o seu trabalho para alguém não é microempreendedora. Ela está fazendo uma prestação de serviço. Isso é prejudicial, pois [como MEI] ela não tem direito ao FGTS, horas extras, adicional noturno e 13º salário."

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia distribui 250 cestas básicas por mês e presta assistência jurídica às trabalhadoras. Segundo o sindicato, após a repercussão do caso de Madalena, duas novas denúncias de trabalho análogo a escravidão foram feitas na Bahia em apenas um dia.

"Não basta denunciar, precisam ser feitas políticas públicas que garantam a proteção dessas pessoas", afirma Creuza.

17 comentários:

  1. alguém precisa salvar os técnicos de enfermagem do hospital de base , que estão ganhando um salario mínimo limpo e seco. trabalho escrava também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passem no restaurante bem bolado também na nova Itabuna, os funcionários tem q trabalhar feriado, sábado,tem hora de entrar mas n tem de sair e n pagam extra.

      Excluir
  2. Considerando a mulher como da família,ela fazia isso,imaginem se ela não a considerasse?

    ResponderExcluir
  3. Bozo nazista Genocida DESTRUIU, SUCATEOU A Justiça do Trabalho justamente para não haver fiscalização.


    Vejam aí o que Bozo genocida fez com a Justiça do Trabalho.

    Quem AINDA apoia o safado quer fazer igual à patroa, não pagar direitos.
    Fazer Rachadinhas,
    Milícias
    Grupo de Extermínio
    Corrupção no MEC
    pastor pedindo ouro em propina
    1 dólar por dose da vacina em propinas
    Mentiras
    Fake News
    Mudança de delegados para não investigar os filhos


    esse é o típico eleitor do Bozo.

    Hipócrita igual o presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, essa senhora não estava a vinte anos em trabalho escravo? Porque esse indivíduo do comentário das 23:39 está dizendo que é culpa do Bolsonaro?

      Excluir
    2. É verdade mesmo pois na época em que ela foi submetida ao regime de trabalho escravo o bozo reeleito em 2022 em nome de Jesus era presidente da República.

      Excluir
    3. O idiota PETISTA, (educação Paulo Freire) do comentário 23: 53 NÃO SABE LER E NEM INTERPRETAR.

      A senhora trabalhou 54 (cinquenta e quatro) anos. O PT passou mais de 16 (dezesseis) anos no poder, com o Lula ladrão e a Dilma anta e não conseguiram DESCOBRIR ESSE FATO?

      O que faziam os FISCAIS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO DURANTE ESSES ANOS?

      Ora, só com BOLSONARO 2022 é que foi descoberto, seu imbecil.

      E você quer culpar BOLSONARO RELEEITO 2022?

      Vá estudar MORTADELA, BURRA!

      Excluir
    4. (23:53) Essa aberração não é humano, é uma ratazana petralha que fugiu de uma rede de esgoto. Liguem não!

      Excluir
  4. Triste essa realidade, também sou preta,professora e sofro assédio moral praticado pela gestão escolar constantemente, o que tem se agravado a cada dia, porque não coaduno com práticas que contrariam os ensinamentos maternos e a ética no serviço público.

    ResponderExcluir
  5. Basta vir em Ilhéus,os coronéis falidos tem sempre uma escrava dessas dentro de casa, não fazem nada porquê não querem

    ResponderExcluir
  6. O presidente está aí tem só três anos como que ele tem culpa pela escravidão dessa senhora?

    ResponderExcluir
  7. A escravidão ainda existe!!! Nós todos somos escravos assalariado do governo, recebemos 1200 reais que não da para sustentar uma familia direito. Vivemos no limite. Acorda povo , o governo atual no brasil nenhum presta.

    ResponderExcluir
  8. com certeza essa patroa era evangélica !

    ResponderExcluir
  9. Isso aí não tem nada ver com políticos pois isso são pessoas que vivem dando de boazinha , ou rica até dizendo ser cristão e fazendo isso com outro ser humano independente da cor da pele, mas um dia a conta chega mesmo que aqui na terra a justiça não seja feita , porém a divina nunca falha e conta vai ser cara.

    ResponderExcluir
  10. Isso aí não tem nada ver com políticos pois isso são pessoas que vivem dando de boazinha , ou rica até dizendo ser cristão e fazendo isso com outro ser humano independente da cor da pele, mas um dia a conta chega mesmo que aqui na terra a justiça não seja feita , porém a divina nunca falha e conta vai ser cara.

    ResponderExcluir
  11. Tudo que se faz aqui paga aqui.

    ResponderExcluir