terça-feira, 21 de junho de 2022

Com cocar e beca, toma posse a primeira indígena aprovada para Defensoria Pública da Bahia

Primeira indígena aprovada para a carreira de defensora pública no estado da Bahia, Aléssia Pamela Bertuleza Santos tomou posse nesta segunda-feira (20), no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no Centro Administrativo de Salvador.

Aléssia, que faz parte da comunidade Tuxá, localizada no município de Rodelas, no norte da Bahia, usou um cocar durante a cerimônia.

Junto com ela, foram empossados outros 20 defensores públicos aprovados por meio de concurso. Em entrevista ao g1 Bahia em fevereiro deste ano, Aléssia contou um pouco da sua trajetória até o resultado do concurso para Defensoria Pública.

"Estudei em escolas públicas e cursei universidade pública. Fui a primeira da família a ter nível superior, sou egressa do sistema público de educação. Na Uefs, fui a primeira cotista indígena a se formar no curso de direito", afirmou.

Além de ser formada em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Aléssia cursou mestrado em Direito Público na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi professora de direito internacional e direito tributário no Centro Universitário do Rio São Francisco.

Para ela, ser a primeira indígena a ocupar o cargo na DPE-BA é uma oportunidade de abrir portas para outros indígenas. "Sou fruto da luta de muita gente que me antecedeu, é uma conquista coletiva. Sou a primeira, mas fico feliz em saber que, em breve, não serei a única".

12 comentários:

  1. já que o verdinho não que fala eu vou fala ..noticia do bairro santa ines ...nego de dora pego gaia .desmantelo e ta colocando o negocinho de boirarema no nariz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para você, Aléssia Pamela Bertuleza.
    Agora vocês, podem abrir o choro!

    ResponderExcluir
  3. Igual os supostos índios de pau Brasil e itaju do Colônia,
    Tem preto
    Branco
    Alemão
    Galego.
    Sarará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tal Itaju tem de tudo:
      Bairro - Pentelho Faiado.
      Prefeito - Galego e um tal Cotó.
      Vereador - Dedin, Maconha, Pataxó.
      Rua do Cuminho.
      Lugarzinho atrasado, sem futuro.

      Excluir
    2. Dedique-se a ler inúmeros documentos e até livros escolares de todos níveis de ensino,onde terá a oportunidade de desconstruir esse biotipo de indígena que você preserva no seu imaginário.
      Consegue perceber, que o homem foi a lua? Que as vestimentas das pessoas já não seguem o mesmo padrão de outrora? Que não existe no Brasil uma lei que proíba união casamento e filhos entre povos diversos?
      Mas creia ,essa evolução exige esforço, mas antes de tudo, respeito sempre.

      Excluir
  4. Tu pode vestir fantasia de índia, mas não é índia nem aqui e nem na China comunista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse participado do esquema das RACHADINHAS, teria o seu reconhecimento seu safado.

      Excluir
  5. Parabens por essa conquista

    ResponderExcluir
  6. Índia um caralho q tu é kkkkkkk a mídia quer chamar atenção. Índio q gosta do conforto e dos costumes tradicional da sociedade, aí é bom kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!
    Assim deve ser, um Brasil de todos. Que essa excessão se torne regra, e possamos cotidianamente celebrar vitórias e vida plena.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pra está indo A guerreira. Olha aí a colheita. Ainda passou em um concurso com diversas pessoas de nível superior igual a ela concorrendo. Isso mostra que basta uma oportunidade para pessoas de classes baixas vencer na vida. Mas claro é necessário querer vencer também. As PESSOAS DEVEM ESQUERCER DIREITA E ESQUERDA, e lutar por uma vida e um país melhor. A situação do Brasil é seria. Deve se esquecer partidos e pensamos no país pq do jeito que anda, que tanto o pobre como o rico perde horrores em imposto sem ter muito resultado. Lembrem se POLITICO É POLITICO, SAO TODOD AMIGOS PRA ROUBAR DA POPULAÇÃO. NUNCA DEFENDAM PARTIDO OU POLITICO NENHUM.

    ResponderExcluir