segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Secretaria de Saúde divulga calendário de vacinação da 1ª semana de agosto em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou hoje (1°) o calendário de vacinação da primeira semana de agosto. Nesta semana, excepcionalmente na quarta-feira, 3, as Unidades Básicas e de Saúde da Família não realizarão vacinação contra a Covid-19 e de rotina em virtude de reunião dos vacinadores e enfermeiros para alinhar estratégias de nova campanha de vacinação.

Para a vacinação contra o Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada desta segunda a quinta-feira, dia 4, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público pessoas maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE

Para a segunda dose, as pessoas que estão com data de retorno até o dia 05/08 para uso das vacinas
Coronavac, Oxford e Pfizer.

Vale destacar que está liberado para todos a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.

TERCEIRA DOSE

Para a terceira dose serão imunizadas pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN

Nas UBS e USF pessoas maiores de 18 anos que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber suas doses de reforço da vacina Janssen.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

QUARTA DOSE

De segunda a quinta-feira, dia 4, também será aplicada a quarta dose as Unidades Básicas e de Saúde da Família.

O público-alvo pessoas maiores de 40 anos que fizeram uso do reforço há mais de 4 meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)

Além destes, pessoas em tratamento imunossupressor (autoimunes como Lupus, artrite reumatoide Doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica,
esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatóriase as vasculites).

A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

VACINAÇÃO INFANTIL REDE DE FRIO

Nesta semana, a vacinação infantil ocorrerá na sexta-feira, dia 5, das 9 às 14 horas na Rede de Frio.

Crianças de 3 a 5 anos com ou sem comorbidade são imunizadas com a primeira dose da vacina Coronavac. Crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidade/deficiência permanente são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças de 6 a 11 sem comorbidade, os pais podem optar pela vacina Coronavac ou Pfizer Pediátrica.

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido.

Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsaveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

PRORROGAÇÃO CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA

A prorrogação da campanha de vacinação da Influenza (gripe) acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e as vacinações ocorrem concomitantemente à vacinação contra o Covid-19.

Nesta semana, a vacinação acontece de segunda a quinta-feira, dia 4, das 8 as 11 e das 13 às 16h nas UBS e USF. Nesta prorrogação da segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público-alvo idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

O público geral de pessoas com idade superior a 06 meses também já estão sendo acolhidos nas UBS para imunização da gripe. A documentação necessária para vacinação da Influenza é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

VACINAÇÃO MENINGOCÓCICA

Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, dia 4, nas Unidades Básicas de Saúde.

O público-alvo profissionais de saúde e pessoas a partir de 1 ano de idade até 10 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado a vacina meningo C ou ACWY.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro vacinal, e apresentação de documento de comprovação de vinculo ativo, tais como: contra cheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho etc.

4 comentários:

  1. Vão lá cobaia humanas! Levem o barco e viva sus.

    ResponderExcluir
  2. 2023 será o ano que será comum os "maus súbitos", quem estiver vivo verá.

    C O B A I A S

    ResponderExcluir
  3. Quem vai lá é coelho não eu!

    ResponderExcluir
  4. O que tem de militontos tomando essas porcarias...Acordem abestados!

    ResponderExcluir