quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Caseiro de 66 anos é resgatado de trabalho análogo à escravidão em mansão na BA; idoso vivia em quarto sem janelas e dormia em cadeiras

Um caseiro de 66 anos foi resgatado do trabalho análogo a escravidão em uma mansão à beira-mar, no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O resgate ocorreu na segunda-feira (5), e a informação foi divulgada nesta terça-feira (6), pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SIT-BA). As informações são do G1

Além de não receber salário e viver em condições precárias, o homem contou que era agredido e xingado pela patroa. Ele vivia em um quarto de 4 m², que não tinha janelas nem cama, localizado aos fundos da casa de luxo. Para dormir, ele precisava deitar-se em duas cadeiras, pois não tinha cama.

Segundo o SIT-BA, em seu depoimento, o idoso contou que sofreu violência física da patroa. Ele disse que foi empurrado, caiu no chão e teve dificuldades para levantar. As agressões verbais também eram constantes e o homem era chamado de "burro" e "ignorante".

A vítima ainda revelou que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC's) por duas vezes, recentemente, e que mesmo assim faxinava toda a casa. Ele era obrigado a limpar a parte interna do imóvel e o quintal e cuidar das plantas.

Após inspeção feita pelos auditores-fiscais do trabalho e procurador do trabalho, com apoio da Polícia Militar da Bahia, o idoso foi levado para uma casa de acolhimento. Ele foi atendido pela assistência social de Lauro de Freitas.

Nesta terça, os auditores-fiscais emitiram a guia de seguro-desemprego para o trabalhador, que receberá três parcelas do benefício. Além disso, o empregador foi notificado para apresentar documentos referentes ao vínculo de emprego.

Na quinta-feira (8), o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) informou que fará uma audiência com o empregador do caseiro. Na sessão, os procuradores irão propor que o patrão pague as verbas rescisórias e uma indenização por danos morais.

As verbas serão calculadas a partir dos depoimentos, que indicarão o tempo em que a vítima trabalhou para os patrões.

O MPT informou que um inquérito civil foi aberto para investigar o caso.

Número de resgates na Bahia

O número de resgates de trabalhadores domésticos cresceu na Bahia nos últimos dois anos. De 1995 a 2020 apenas duas trabalhadoras haviam sido resgatadas no estado, ambas em cidades do interior.

Em 2021 o número subiu e sete pessoas foram resgatadas do trabalho análogo a escravidão.

Já em 2022, apenas até a primeira semana de setembro, 10 trabalhadores domésticos foram resgatados. Só em agosto, seis pessoas foram tiradas dos trabalhos abusivos em uma operação que ocorreu em uma única semana.

Como denunciar

Denúncias de trabalho análogo a escravidão podem ser feitas no site do sistema ipê. As denúncias podem ser sigilosas e são muito importantes para que as instituições públicas possam ter conhecimento dos casos.

7 comentários:

  1. Cadeia é coisa pouca para essa exploradora.
    Tinha que cair na ripa para saber quanto é ruim humilhar e agredir os que tem poucos meios de defesa.

    ResponderExcluir
  2. Se o fato ocorresse em um país onde as leis protegem os cidadãos, os canalhas que cometeram as torturas e escravização seriam processados, presos e pagariam uma indenização milionária à vítima de tamanha crueldade. Ocorre que, no Brasil, os nossos legisladores somente fabricam leis para protegerem bandidos, pois os próprios autores são os maiores beneficiados.

    ResponderExcluir
  3. É preciso que a Bahia adote uma política de Estado que seja efetiva e incisiva, que proporcione facilidade nas denúncias, investigação e punição, nesses casos e outros que tem atingido a população preta como flecha certeira.
    A propósito, onde anda aquela capitã do mato que espancou violentamente a babá também na capital?
    Como pode, num estado onde os pretos são maioria, que sejam minoria no que tange a garantia do direito a vida?

    ResponderExcluir
  4. Tinham que invadir, quebrar tudo e depois colocar fogo na casa. E cadeia nessa ordinária!

    ResponderExcluir
  5. ENGRAÇADO É QUE A MAIORIA DAS PESSOAS VIVEM EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA EM NOSSO PAIS MORAMDO EM BARRACOS DE PAPELÃO. NOS LIXOES E ATÉ MESMO NAS RUAS DAS GRANDES CAPITAIS COMENDO LIXOS E NINGUÉM FAZ NADA. AGORA QUANDO UM FILHO DE DEUS DA UM EMPREGO PRA ESSAS PESSOAS NÃO FICAREM NA RUA ROUBANDO E MATANDO PRA SOBREVIVEREM AI APARECE TANTO ÓRGÃO PARA PRENDER O PATRÃO PORQUE O TRABALHADOR T QUE VIVER WM UMA SUITE DE LUXO. KKKKK.

    ResponderExcluir
  6. QUEM QUER TRABALHAR NO LUXO DE AR-CONDICIONADO.FRIGOBAR.MERENDINHA DA TARDE E MUITO MAIS GERALMENTE TEM QUE ESTUDAR PARA ACHAR ESSA FOLGA. AGORA FICAM A VIDA TODA SEM FAZEREM NADA DA VIDA E QUEREM VIDA BOA NO TRABALHO. OS RAPAZES DE HOJE NÃO QUEREM MAIS ESTUDAR. SO QUEREM CURTIR E ARRANJAM FAMILIAS CEDO SEM UMA PROFISSÃO E AS MOCAS TAMBÉM NÃO QUEREM MAIS ESTUDAR SO QUEREM PARIR SEM PARAR PARA VIVER DO BOLSA FAMÍLIA. AI JA SABE NÉ. NÃO QUER NADA COM A VIDA E QUEREM VIDA DE LUXO.

    ResponderExcluir