quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Prefeitura de Itabuna aprova projeto de reabilitação urbana e ambiental do Gogó da Ema

Projeto de Reabilitação Urbana e Ambiental do Bairro Gogó da Ema (área próximo ao Bairro Sarinha Alcântara) foi aprovado junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) através de uma concorrência da parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), representada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX), e a Prefeitura de Itabuna. O projeto obteve nota 8,1, superando propostas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Segundo a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, com a aprovação do programa  ATHIS (Assessorias Técnicas para Habitação de Interesse Social) as instituições parceiras e a Prefeitura terão condições de elaborar projetos de melhoria ambiental do bairro, nascido em condições subnormais (favelas), principalmente depois das consequências das chuvas e enchentes do final de dezembro do ano passado, e reabilitar áreas degradadas.

A parceria entre a UFSB/FAPEX nasceu de um projeto de melhorias habitacionais, regularização urbanística e fundiária segundo a Lei Federal nº 13.465/2017 – REURB. Além disso, o programa ATHIS também prevê atividades culturais, de geração de renda, educação ambiental e ações de prevenção e mitigação de riscos causados pelas enchentes, de acordo com o coordenador do projeto Professor Doutor da UFSB, Joel Pereira Filipe.

Para que a cidade participasse do Chamamento Público de Apoio Institucional nº 5/2022 do CAU/BR foi importante, segundo a titular da SEPLAN, o convite do urbanista Neilton Dórea do CAU/BA que se mostrou interessado em cooperar com os esforços da Prefeitura em melhorar as condições de vida da população de áreas degradadas no pós-enchentes. 

No Projeto de Reabilitação Urbana e Ambiental do Bairro Gogó da Ema, em Itabuna (Bahia), também terá participação a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e a Coordenação da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) e EMASA.  

A secretária Sônia Fontes acrescenta que um Escritório de Estudos Técnicos será instalado com recursos da CAU/BR. “A parceria com a UFSB/FAPEX foi exitosa, estamos felizes em poder iniciar um programa de longo alcance social, inclusive pela possibilidade de desenvolver oficinas com o apoio do SENAC e outros órgãos. Itabuna concorreu com outros 22 municípios brasileiros e conseguimos aprovação em 1º lugar no Chamamento Público”, finalizou.

17 comentários:

  1. Esse essa Obra realmente sai do papel foi Projeto de Jaspion do Catakusador ele que realmente indico aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que jaspion Joplin queimado no Sarinha larga de mentira que quem ta ai sempre e Manoel jaspion tem e áudios dele falando que não ia ajudar ninguém jaspion e tão bom e um cara de fora teve mais voto que ele no próprio bairro.Que ele mora

      Excluir
    2. Tudo isso é mentira. Nada disso partiu da Prefeitura de Itabuna. Esse projeto partiu do EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo). A Prefeitura como sempre roubando o mérito de quem realmente merece. Não colocaram nem o nome dos estudantes responsáveis.

      Excluir
  2. Enquanto isso o São Caetano feira livre e feira coberta com os FERROS DESPENCANDO, está entregue aos 🐀 e baratas. Rua São João virou lição na casa 173 e providências ZERO. FEIRANTES INVADINDO UMA RUA QUE JÁ FOI FEITO ABAIXO ASSINADO E A JUSTIÇA MANDOU SAIR. AGORA NOVAMENTE E NÃO APARECE UM FDP PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS. 😡😡😡😡😡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa 173 da rua São João no São Caetano virou depósito de LIXO

      Excluir
  3. Só projeto, projeto, serviço que é bom porra nenhuma.
    So vive de licitação e projeto.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso mamoel leão ,depois de 3assinatura,manoel leão continua na lama e poeira

    ResponderExcluir
  5. EU TAMBÉM APROVO,. AGORA EXECUTAR É O PROBLEMA.
    VISTO QUE ESSE LERO LERO É CONSTANTE,
    EXISTE MUITAS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS O ACESSO A O VALE DO SOL VIA SÃO CAETANO ACABOU E ESTAVAM COM MÁQUINAS (TRABALHANDO).
    VAI ACABAR O MANDATO E ESSE ENRROLADOR PEDIR MAIS QUATRO ANOS.PRA TERMINAR O QUE NUNCA COMEÇOU.

    ResponderExcluir
  6. Manoel Porfirio sempre trabalhando por está comunidade! Parabéns não podemos esquecer que estaremos nos períodos de chuvas novamente e precisamos nos preocupar

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Prefeito Augusto e vereador Manoel por esse parceria e mais uma obra aprovada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto Castro não fez nada. Os estudantes do EMAU Cachoeira que se inscreveram e ganharam o Edital do CAU. Prefeito nenhum tem a ver com isso.

      Excluir
  8. Que Maravilha tá parabéns a prefeitura e o vereador Manoel Porfirio este Guerreiro por estes encaminhamentos importante e que significa a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Que Maravilha tá parabéns a prefeitura e o vereador Manoel Porfirio este Guerreiro por estes encaminhamentos importante e que significa a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom !!👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns ao líder do governo Manoel Porfirio pela solicitação e ao prefeito Augusto por atender e olhar por essa comunidade que tanto aguarda por melhorias.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao Prefeito e a Líder da nossa Comunidade que é Jaspion do Catalisador
    Tmj Guerreiro

    ResponderExcluir
  12. Que dia vão passar o trator em cima desses barracos aqui do jardim Alamar, si tem vagabundo ali, ponto de droga, passar o trator em cima e fazer algo que o município precise em cima do terreno, na chegada da cidade um monte de barracos, vai trabalhar prefeito, tira essa ruma de invasores, maconheiros de cima do da pista, atenção polícia civil , favela do gongo, jardim alamar, droga e vendida ao vivo aqui, pelo tal do Thiago neguinho e outros também, tá parecendo um inferno isso aqui.trabalhar prefeito, passa o trator em cima desse monte de barracos,.

    ResponderExcluir
  13. Permanece tal e qual no passado: igual a um purgante peba, muito peido e pouca merda!

    ResponderExcluir