quarta-feira, 9 de novembro de 2022

CASOS SUSPEITOS DE AVC DEVEM SER LEVADOS RAPIDAMENTE A UM HOSPITAL, ALERTA MÉDICO

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, é a segunda causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A estimativa é que uma em cada quatro pessoas será vítima da doença ao longo da vida. No Brasil, no primeiro semestre de 2022, foram registrados mais de 50 mil óbitos. Para alertar sobre os riscos, anualmente são realizadas campanhas para orientação.

No sul da Bahia, a Santa Casa de Itabuna, em parceria com Faculdade Santo Agostinho, está promovendo ações para chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados que podem evitar um AVC. No primeiro momento, houve distribuição de panfletos e orientações sobre os cuidados que ajudam na prevenção e como deve ser a reação numa situação em que uma pessoa esteja sofrendo um AVC.

O médico neurologista Antônio Fernando Ribeiro Silva Júnior, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, alerta que o AVC é uma doença súbita, que não emite sinais prévios e os sintomas surgem de uma hora para outra. 

Os acidentes vasculares cerebrais são isquêmico ou hemorrágicos, sendo de 80% a 85% do primeiro tipo. Estudos indicam que cerca de 90% dos casos podem ser evitados, conforme explica o médico Antônio Fernando. “Para isso, medidas como evitar o tabagismo e alcoolismo, fazer o controle correto da diabetes, hipertensão e baixar o colesterol; praticar atividades físicas regularmente, combater a obesidade e uma alimentação de qualidade são fundamentais para diminuir a chance de ter a doença”, afirma.

De acordo com os especialistas, algumas doenças cardíacas também aumentam a chance de AVC. Por isso, a pessoa deve fazer regularmente o acompanhamento com o cardiologista. Essa é uma medida muito importante para a prevenção.


IDADE TAMBÉM É FATOR DE RISCO

O médico Antônio Fernando explica que a idade avançada é outro fator de risco, mas o derrame cerebral atinge pessoas de todas as faixas etárias, sendo mais comum na faixa acima dos 55 anos. “Todos os grupos de pessoas devem tomar cuidado e buscar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e uma rotina com atividade física, fazer ao menos uma caminhada duas ou três vezes por semana e cuidar da saúde mental”.

As pessoas devem ficar em alerta para sinais como: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

8 comentários:

  1. Mentira... Já vi reportagens dizendo que a segunda causa de morte é câncer, outras diabetes, coração e por aí vai...

    ResponderExcluir
  2. Bom deia a todos. Sabemos sim que muitas são as variáveis com relação ao AVC, mas convenhamos que esse tipo de patologia mais que triplicou em todo o país nesse últimos dois anos. Bem, não precisamos nem dizer que lamentavelmente as vacinas sem as devidas comprovações de seus efeitos estão sendo responsáveis por milhares de mortes em todo o país. O que dizer a respeito quando vemos jovens e ate crianças morrendo de repente desse tipo de doença? Coincidência? Acho muito improvável, pois fiz algumas pesquisas em institutos de saúde em todo o país e se constata que: Muitas desses pessoas vieram a óbito, acreditem depois de terem tomado pelo menos três doses dessas vacinas. Reconhecer sua eficácia, ainda é muito cedo, pois as pesquisas acerca de seus efeitos ainda continuam a avançar. E o que querem impor a nossa população é que tomem a 4 ª e depois a 5ª dose. A medida que se aumentam essas doses na população, percebemos que mais e mais pessoas de qualquer faixa de idades, estão vindo a óbito inesperadamente, sem causa aparente. Fica aqui o alerta. O que dizer dessa reportagem nesse momento oportuno? é fácil por em outras variáveis a culpa para esses AVCs, tão repentinos. Fica o alerta.

    ResponderExcluir
  3. Eu não preciso de hospital, eu tenho um pastor que pede o meu dinheiro e diz que vai me proteger de todos os males.
    A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O idiota nem deve saber que a frase dita saiu da cabeça doentia de Hitler...

      Excluir
  4. Com plano já é uma dificuldade, imagino SUS. O plansul, pra se marcar um retorno da consulta,para apresentar os exames,só consegui com 2 meses, passando horas no telefone. Presencial não existe marcação. Plansul, é fuleiro.

    ResponderExcluir
  5. Cala a boca maldito ( comentarista das 14:27) , plano de saúde tem que pode pagar.

    ResponderExcluir
  6. AVC isquêmico tem cura e o paciente não fica inválido "alejado" para o resto da vida, é só o governo querer preparar e implantar plantões de equipes nos hospitais de referências dos municípios, ao invés de contribuir para o número alto de inválidos. É com a cirurgia imediata de Trombecetomia endovascular, que com o auxílio de um stent retira o coágulo que está impedindo a circulação cerebral. Assim a recuperação do paciente é mais rápida e sem sequelas. Ok
    Quando houver interesse irá diminuir o número de pessoas deficientes por AVC isquêmico. Cobrem dos seus governos ao invés de balansarem bandeiras e entrarem na briga por partido A ou B.
    Obs.: esse tipo de cirurgia é realizada no mesmo dia do AVC é urgência.

    ResponderExcluir
  7. Você das 12:06hs lave a boca pra falar de vacinação, voisa feia, vá estudar e depois peça perdão aos Deuses...

    ResponderExcluir