terça-feira, 8 de novembro de 2022

Lula faz enquete em rede social sobre a volta do horário de verão

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nem assumiu, mas já começou a consultar os brasileiros sobre temas polêmicos. Nesta segunda-feira, 7, ele publicou uma enquete em uma rede social sobre a volta do horário de verão. “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”

O tema divide opiniões: há quem ame e quem odeie. Mas, até as 18h45, o placar estava folgado: 73,1% dos usuários pediam a volta do horário de verão, e 26,9% se manifestaram contra.

Na última sexta-feira, 4, o ator Bruno Gagliasso pediu a volta do horário de verão ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. “Horário de verão é o Brasil feliz de novo!”, escreveu no Twitter. Alckmin respondeu o ator com um emoji ao estilo “anotado”.

Logo em seguida, o apresentador da TV Globo Rodrigo Bocardi reclamou: “Ah para! nada disso, nós madrugadores também queremos acordar com a luz do dia!”.


O horário de verão economiza energia?

No post de Lula, diversos usuários questionaram que a decisão sobre a volta ou não do horário de verão teria de ser embasada não em preferências, mas em estudos e avaliações técnicas, que apontariam se a medida seria ou não vantajosa para o sistema elétrico.

Mas, afinal, o horário de verão economiza energia? Como mostrou o Estadão, novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que a aplicação do horário de verão neste ano não traz benefícios para a operação do sistema elétrico nacional.

A análise sobre a possibilidade de retomar o mecanismo, extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, foi feita a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) em agosto. Apesar do parecer, a decisão sobre a medida caberá ao governo federal.

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008. Mas, mudanças nos hábitos do consumidor e avanço da tecnologia reduziram a relevância da economia de energia ao longo dos anos. Esse foi o argumento usado pelo governo para extinguir a medida em 2019.

O novo estudo foi solicitado justamente para entender se houve alguma alteração nesse cenário com o crescimento da geração de energia solar, sobretudo pela expansão dos sistemas de geração distribuída. O objetivo era entender quais seriam os efeitos de adiantar o pico de consumo do início da noite para um horário em que ainda há sol e geração dessa fonte, o que poderia reduzir a necessidade de acionar outras que podem custar mais caro.

No passado, em meio à crise hídrica e pressão crescente de alguns setores da economia, o MME também solicitou uma avaliação sobre a volta do mecanismo. O estudo entregue à pasta apresentou o mesmo argumento usado em 2019: a medida não traria economia de energia. A avaliação apontou que o horário de verão poderia ajudar, mesmo que pouco, a atenuar o consumo nos horários de ponta. Diante do diagnóstico, o governo descartou a volta do horário de verão.

15 comentários:

  1. Deveria fazer enquete, para devolver o dinheiro que a quadrilha dele roubou.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkk
    Sua enquete tem que vencer pra voltar.
    Os PREGUIÇOSOS levantando mais cedo se fudeno e tu no bem bom kkkkkķk acho é pouco. Os ladrãozinho só no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Vergonha essa mizeria acha quem vota nua peste dessa

    ResponderExcluir
  4. Ladrão, Ladrão, ladrão, ladrão, ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o berro do DERROTADO ELEITOR DO BOZO.
      Aceita a derrota que dói menos. UAI, UAI, UAI,
      LULA 2023 X 2027

      Excluir
    2. Aceitar derrota?, ou vc vai ter que acordar sedo agora? kkkkkkkkkk o rico continua rico e o pobre continua pobre, e eu aqui comendo minha jabã com minha nega véa

      Excluir
  5. sua hora ta chegando vc vai voltar para sua casa que e o presidio de segurança maxima vc e sua quadrilha

    ResponderExcluir
  6. ACEITA CAMBADA QUE DOI MENOS, RESSALTANDO QUE O CHORO É LIVRE!!! ADEUS BOZO,ATE NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  7. realmente a hora está chegando, o Bozo e Toda sua quadrilha, ir Para o xadez, aceita a segunda derrota bando de alienados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro vai pra cadeia fazer o que? Quais as provas contra ele pra ir preso? Quem deveria estar lá, tá solto. Ladrão vagabundo!

      Excluir
  8. BOSOLNARO VAI PARA CADEIA PORQUE BATEU EM MICHELE !!KKKKKCOVARDE BATE EM MULHER SÓ POR CAUSA DE UM SILICONE.KKKK

    ResponderExcluir
  9. Aceita que dói menos.
    Eu quero é comprar 52 imóveis com cheques sem fundos.

    ResponderExcluir
  10. O Bozo vai para cadeia,assim que for descoberto,o que tem debaixo do tapete!!! Aguardem.

    ResponderExcluir
  11. Chego fico excitada qd vejo esse baixinho poderoso, Lula 2023.

    ResponderExcluir