terça-feira, 8 de novembro de 2022

Prefeitura avalia primeiro ano do Recicla Itabuna em Seminário

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), vai realizar o II Seminário do Programa Recicla Itabuna, na próxima quinta-feira, dia 17, no auditório do SEST SENAT, na Avenida José Soares Pinheiro, no Bairro Lomanto.

O encontro tem o objetivo de avaliar, em 2022, o programa de reciclagem de resíduos e apresentar seus resultados à comunidade, às instituições de controle e aos parceiros e empresas que apoiaram as ações de educação ambiental na cidade.  

O Programa Recicla Itabuna é uma iniciativa da Prefeitura voltada para a geração de emprego e renda beneficiando os antigos catadores que durante mais de 40 anos trabalhavam no lixão,  que acabou desativado há um ano meio nas proximidades do Loteamento Nossa  Senhora das Graças, por decisão do prefeito Augusto Castro (PSD). Desde maio do ano passado, todos os resíduos sólidos são descartados num aterro certificado. 

Em Itabuna, o processo  de destinação correta dos resíduos sólidos e úmidos foi  iniciado com o fechamento do lixão, seguido pela destinação do resíduos para CVR Costa do Cacau e a capacitação e certificação dos atuais agentes ambientalistas, como passaram a ser reconhecidos os antigos catadores. 

Ainda no ano passado, foi criada a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI) pela Prefeitura, com o apoio da  Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do Governo da Bahia, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). Com isso, foi aberta uma Central de Triagem, no bairro  Lomanto,  onde atualmente atuam 42 agentes ambientais em escala diária. 

O coordenador-geral do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro,  afirmou que  neste ano, a Central de Triagem teve consideráveis avanços, graças à iniciativas pública e privada. “Atualmente, são coletadas 120 toneladas de resíduos por  mês, tendo os catadores renda média acima de R$ 1.000, o que e bom para toda a cadeia ambiental”, comemorou.

Ele disse que  o Programa  Recicla Itabuna está em busca do apoio de uma Organização Não- Governamental  para avançar com novos investimentos. Também há a expectativa da aprovação  de uma  Lei para o  financiamento das ações. 

“Ainda estamos na fase de coleta seletiva, mas precisamos avançar para o econegócios. No entanto, ainda existem limitações financeiras”, explicou Rosivaldo Pinheiro, que também é supervisor de Projetos da SEPLAN.


7 comentários:

  1. Não deu certo, aliás como tudo que Rosivaldo Pinheiro põe a mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz está dando certo. ta gerando emprego e renda,ta ajudando o meio ambiente.imagine isso tudo sendo jogado fora. pode até ñ está dando certo com vc. mais tem muitas famílias que melhorou a vida com a reciclagem. é por que vc nunca esteve lá no antigo lixão de Itabuna.

      Excluir
  2. Até hoje espero o povo vir buscar o lixo reciclável aqui em casa. Me inscrevi num link da prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. Esse Augusto Castro,a cada dia mostra que é um sujeito desocupado.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que só faltam dois anos pra esse prefeito cair fora,o cara só pinta meio fio, reforma praça e constrói areninha pela cidade,isso não vai fazer ele chegar a reeleição.

    ResponderExcluir
  5. MAIS AUGUSTO VEM SIM FAZENDO. OLHA EU VOTEI EM AZEVEDO EM 2020. E ACOMPANHO AS AÇÕES DE AUGUSTO. AUGUSTO ESTÁ FAZENDO A PEDRO JORGE, REFORMOU A MATERNIDADE DA MÃE POBRE, O SEMEPI,INAUGUROU O CRAS,REQUALIFICOU A AVENIDA ILHÉUS E ITAJUÍPE, REFORMOU ALGUNHAS PRAÇAS DE ITABUNA,TÁ REFORMANDO O HOSPITAL SÃO LUCAS,SE ELE CONTINUAR ASSIM E VINHER PARA A REELEIÇÃO. EU VOTO COM ELE.

    ResponderExcluir
  6. QUANTO A RECICLAGEM ACHO QUE TEM UM POTENCIAL DE RENDA E EMPREGABILIDADE MAIOR ,NO GERAL TA FAZENDO UM BOM MANDATO
    MELHOR E MUITO QUE O ANTERIOR A ELE

    ResponderExcluir