terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Bahia é o primeiro produtor brasileiro de tabaco para charuto

A Bahia é o 1º produtor de tabaco para charuto, 2º parque fumícola do Nordeste e exporta 97% da produção de folhas de fumo, possuindo o status de Área Livre do Mofo Azul do Tabaco há 13 anos. Países como Holanda, Alemanha e China já conhecem a qualidade do tabaco produzido no estado e a cultura emprega, aproximadamente, 7.500 trabalhadores entre funcionários diretos e indiretos, abrangendo desde empresas fumageiras até produtores da agricultura familiar.

Diante deste cenário, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vem desenvolvendo um intenso trabalho de fitossanidade desde 2009 com o Projeto de Vigilância e Monitoramento do Mofo Azul do Tabaco para manter a caracterização de Área Livre do Mofo Azul do Tabaco e, assim, atender às demandas crescentes de mercados compradores.

O Mofo Azul ou Míldio induz o aparecimento de manchas amareladas de tamanho variável, podendo atingir uma região de até 2 ou 3 cm de diâmetro na parte superior das folhas jovens. Na parte inferior da folha, encontra-se um míldio característico que, em condições de alta umidade e temperatura relativa baixa, assume a cor azulada que dá o nome a doença. Em poucos dias, toda a sementeira pode ser destruída devido à completa necrose da parte aérea das mudas.

No balanço das ações de 2022, atualmente, o Projeto está monitorando os principais territórios de identidade, sendo o Recôncavo a área com maior número de produtores e produção de tabaco artesanal, voltada para charuto e folhas. Já no Semiárido Nordestino ll, o foco é o fumo picado e no Território Bacia do Rio Corrente apenas um produtor atua com alta tecnologia para a produção de cigarro.

Na última safra, foram aplicados 144 inquéritos em 142 unidades de produção nos municípios de Antas, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Cachoeira, Cocos, Governador Mangabeira, Inhambupe, Muritiba e Santa Terezinha. Ainda foram coletadas 25 amostras de tabaco, todas encaminhadas ao Laboratório da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Desde o início do Projeto, já foram monitoradas 2.417 unidades de produção e coletadas 347 amostras, todas com resultado negativo para o Mofo Azul do Tabaco. 

10 comentários:

  1. acredito que no feminino é proporcionalmente também!

    ResponderExcluir
  2. O fumo vai entrar . Se prepare.
    ,faz um L Lula

    ResponderExcluir
  3. O charuto da Bahia vai ter a cara do Lula estampada, só para dizer que o povo brasileiro vai levar fumo.

    ResponderExcluir
  4. Esses caras não valem nada kkkkkk TABACO DO BREGA FALA ASSIM NÃO SENÃO TEM UNS VEINHO DA RUA VAI LÁ COMPRA. Eles não vivem sem tabaco

    ResponderExcluir
  5. Oia kkkkk cuba? É vc? Estamos quase lá!

    ResponderExcluir
  6. poxa, ja to me sentindo em cuba! viva la revolucion!

    ResponderExcluir