sábado, 21 de janeiro de 2023

FICC anuncia Banda Parangolé como primeira atração da Lavagem do Beco do Fuxico

A banda baiana de pagode Parangolé, liderada pelo cantor Tony Salles, é a primeira atração anunciada na tarde desta sexta-feira, dia 20, pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para a 42ª Lavagem do Beco do Fuxico. A  festa está programada para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro, com o apoio da Prefeitura de Itabuna e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia.

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que o tema deste ano será “Maior Lavagem de todos os tempos”. Segundo ele, neste ano o evento tradicional da cultura grapiúna será durante três dias para a alegria dos foliões que, por conta da pandemia, não tinham a festa há dois anos.  Mais atrações serão anunciadas brevemente.

Ele lembrou que o prefeito Augusto Castro (PSD) declarou a Lavagem do Beco do Fuxico patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial do Município, por meio da Lei Municipal nº 2.606, publicada  em outubro do ano passado, depois de votada pela Câmara de Vereadores.

Na semana passada, o dirigente da FICC se reuniu com representantes de blocos e agremiações carnavalescas conjuntamente com o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna, Egnaldo França. No encontro, Aldo Rebouças destacou o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro com a cultura, história e as tradições da cidade.

Além disso, com objetivo de fomentar a cultura local, a FICC vai levar em consideração na festa os blocos carnavalescos inscritos no Cadastro de Culturas e Turismo de Itabuna (CADCULTI). “O potencial e tradição de cada bloco, será avaliado através da plataforma CADCULTI”, ressalta do presidente da FICC.

A Lavagem do Beco é realizada anualmente, antes do Carnaval, no reduto da boemia itabunense a Travessa Adolfo Leite, onde se localiza o bar ABC da Noite, do lendário Caboclo Alencar, botecos em pequenos comércios em substituição às antigas barbearias e bares.

17 comentários:

  1. Vale do sol a 15 dias sem cair água

    ResponderExcluir
  2. Conserta a cidade Augusto destruidor.
    Toma vergonha que tu não tem ,,,visita os bairros.
    Tu vai ser bem recebido,.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isto falta medicamentos nos postos de Saude caindo aos pedacos, nunca tem vagas para exames com uma demanda reprimida enorme, mas dinheiro para impresa e para carnaval com certeza tem

    ResponderExcluir
  4. Pra festa esse lero lero tem dinheiro…agora pra tapar os buracos da cidade não !vergonha

    ResponderExcluir
  5. Festa é com ele mesmo …agora infraestrutura da cidade que se foda-se !

    ResponderExcluir
  6. Augusto Castro querendo lavar o beco...pq não vai arrumar os bairros🤡

    ResponderExcluir
  7. Merece uma salva de bufas

    ResponderExcluir
  8. A cidade abondnada cheio de buracos, saúde em Itabuna, não existe. E o povo tomando no beco.kkkkkk!

    ResponderExcluir
  9. Conselho…. NÃO TRAGAM LÁ FÚRIA
    ITABUNA não sabe curtir festa sem briga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente onde andam os órgãos de defesa do povo ...?isso é um atentado ao povo de Itabuna ...a pouco desarmaram um presépio alugado por $ 1.270.000,00 , enquanto um parecido no Ceará custou $ 10.000,00 feito com fibra de bananeiras.
      .
      gente pra que contratar banda de salvador onde várias estão cancelando participação no carnaval pq não venderam abadás ....

      Excluir
  10. Bão noite um slv pro coroa de todos as facção. Já que a city está na trégua da a voz aí pra ninguém brigar na lavagem do beco mesmo se avistarem tem que deixa passa batido o alemao de quem tem. Se baterem de frente tem que ter voz aqui não nossa guerra e lá fora na festa não. E certo é ssim mesmo porque em várias quebradas tem regras só Itabuna que não tem vamos ver os faixas bora ver paporetoo

    ResponderExcluir
  11. Lafuria vai vem sim. Não terá brigas. Todo mundo de lado curti sem bagunça pra não queima a festa as bandas fica sem vem pra. Para cidade por conta de briguinhas de meninos vacilão altas negas solteira pega a visão. Quem for pra Viegas depois da festa vai toma uma pega na quebrada onde mora descola quem brigou vai toma uma birimba

    ResponderExcluir
  12. Depois a ficc fica aí falando que tá quebrada
    Depois vai querer doação.

    ResponderExcluir
  13. Eu quero é mais festa na cidade, ai que tá bom. O resto é resto ,que se lasque quem tá falando mal. Augusto prefeito de novo.

    ResponderExcluir
  14. Falta Leo Santana nessa festa aí viu e o canalha falta ainda o fic solta as melhorias bandas

    ResponderExcluir
  15. prefeito imoral sem noção , vai aproveitando 4 anos passa rápido vão fazendo bem farra com nosso dinheiro vai enchendo o cx 2 e os superfaturamentos essa farra ta perto de acabar , o povo sofrendo vcs atras de gastar ,milhões com festa quem nunca viu lavagem 3 dias , lavagem é um dia só e antes do carnaval , ai fala não vou fazer carnaval porque não temos condições isso e o quê 3 dias de festa não é carnaval não né, pare que já esta feio demais pra vcs.

    ResponderExcluir
  16. Sério isso Tiago Aquino confirmado eita que vai ser a melhor lavagem do beco do fuchico que nunca teve em Itabuna soltas só as melhorias banda fic

    ResponderExcluir