terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Morro de São Paulo: Fortaleza de ponto turístico é alvo de vandalismo

A fortaleza de Morro de São Paulo, em Cairu, no Baixo Sul do estado, tem sido alvo de vandalismo. Segundo a TV Bahia, desde o início do ano, o local sofre pichações, sendo que a última ocorreu no dia 26 de janeiro. Moradores relataram que os agressores quebraram a porta da fortaleza, picharam os banheiros e destruíram outras partes do monumento.

Por meio de nota, a prefeitura de Cairu declarou que já pediu reforço à Polícia Militar, mas as ações de vandalismo ocorrem quando os agentes não estão no espaço. Ainda segundo a administração municipal, a responsabilidade da fortaleza é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No caso de qualquer intervenção, é o órgão federal quem autoriza os trabalhos. Por sua vez, o Iphan informou, também em nota, que não recebeu denúncias sobre os atos recentes e disse ainda que vai apurar a situação.

A Polícia Civil informou também que aguarda o registro da ocorrência de vandalismo para poder se posicionar sobre os fatos. Morro de São Paulo é considerado o terceiro maior polo turístico da Bahia. Fica atrás apenas de Salvador e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

4 comentários: