terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Possível indicação de esposa de Rui para o TCM gera desconforto na base do governo; bancada do PT quer apoiar deputado

Uma possível indicação da ex-primeira-dama do estado, a enfermeira Aline Peixoto, para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ganhou força nos últimos dias. Mas, caso lance mesmo sua candidatura à vaga, a esposa do ex-governador Rui Costa (PT) não deve ter vida fácil para conseguir apoio na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

De acordo com fontes do Partido dos Trabalhadores na Bahia, há muita resistência interna com a possível candidatura de Aline, tanto na direção da legenda quanto na bancada petista na AL-BA. O fato estaria provocando constrangimento até em grandes lideranças do grupo político, que veem dificuldade em justificar moralmente a escolha, apesar de não haver ilegalidade.

Ainda conforme informações de lideranças petistas, a bancada do PT na Assembleia, incomodada com a situação, já teria fechado questão em sentido contrário: o partido iria apoiar um deputado estadual integrante da federação “Brasil da Esperança”, formada pelos petistas, pelo PCdoB e pelo PV. Uma reunião das siglas federadas ainda será realizada para fechar a decisão. Hoje, o único nome do grupo que está colocado é o de Fabrício Falcão (PCdoB).

Procurado pelo Bahia Notícias, Davidson Magalhães (PCdoB) - presidente estadual do partido e secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte na Bahia - afirmou estar surpreso com a colocação do nome de Aline.

“A ex-primeira-dama fez um belo trabalho social durante o governo Rui, especialmente na área de Saúde. Mas eu desconheço que ela esteja pleiteando a vaga. Isso não foi conversado comigo. Conversei recentemente com o ex-governador Rui e também com o governador Jerônimo Rodrigues e eles não me falaram disso”, afirmou Davidson.

“Seria estranho isso. Soube de um caso parecido com esse em Alagoas. Mas lá é outra história, é um governo do MDB. Na esquerda, não temos essa tradição, de escolhas que envolvem relações familiares. Nós decidimos por militantes, por quadros que constroem nossos partidos. Aqui na Bahia, só soube disso da ex-primeira-dama através da imprensa. Ninguém falou comigo”, continuou o secretário. 

Davidson também relatou que, durante o governo de Rui, houve uma sinalização interna, da base do governo, de que a vaga em aberto seria do PCdoB, que tem o deputado Fabrício Falcão como preferência.

“O nome do deputado Fabrício já tinha sido colocado para a cadeira anterior. Mas houve uma costura dentro do governo para que se indicasse o nome de Nelson Pelegrino. Nós abrimos mão do nosso pleito, com a sinalização de que a próxima vaga fosse nossa. O PCdoB é o único partido do grupo que ainda não foi contemplado com uma cadeira. Creio ser a vez do nosso partido”, disse Davidson.

Dentro da AL-BA, tanto entre governistas quanto os oposicionistas, uma frase é repetida quase que como um mantra: “é a vez de um deputado estadual”. A interpretação é que o governo já foi contemplado na última indicação ao TCM, do ex-deputado federal Nelson Pelegrino. Agora, para eles, a escolha do indicado seria invariavelmente da Casa.


NILO SONHA

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), que não conseguiu se reeleger à Câmara em 2022, também sonha com a cadeira no TCM. Entretanto, por ter se juntado à oposição no ano passado e perdido força política, o parlamentar é visto com menos chances do que seus adversários.

Nilo, porém, deve contar ao menos com os votos de seus colegas de partido. A bancada do Republicanos na AL-BA, formada por três deputados estaduais, já teria fechado questão sobre o apoio ao correligionário para a vaga no TCM. 

Conteúdo do Bahia Notícias

19 comentários:

  1. Só vai perseguir os opositores, os grupos aliados nunca serão punidos,
    Esse é foi é sempre será o lema desse ditador.
    Vê itabuna, a farra é solta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invejoso, vc queria que o seu nome como indicado?
      Lembre-se: aos derrotados não devem sobra nem os olhos para chorar a derrota.
      Eleições presidenciais e para governador somente em 2026.

      Excluir
    2. VC PUXA SACO DE LADRÃO

      Excluir
  2. O rato maior e mais Guloso come a
    Maior fatia do Queijo!!!

    ResponderExcluir
  3. A esquerda só tem ratazanas, se comem até entre eles!

    ResponderExcluir
  4. JA NÃO BASTA ELE ROUBAR AGORA QUER COLOCAR A MULHER
    DAQUI A POUCO OS FILHOS,GATO , CACHORRO E ETC.
    SI NA BAHIA E NO BRASIL
    OS RESPIRADORES NINGUÉM FALA NADA, CONSÓCIO NORDESTE..

    ResponderExcluir
  5. Enfermeira no TCM. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  6. Aí nem nepotismo é mais, é maridismo

    ResponderExcluir
  7. Larga o doce, desgraça! Salário de ministro e quer continuar mamando... Aí dá razão a bolsominion falar merda mesmo! Tomar no cu com esses caras, porra!! Brasil de merda!

    ResponderExcluir
  8. BRASIL É MASSA DEMAIS VEI KKKKKKKKKKKK
    VAI CHEGAR UM DIA, QUE OU VC VIRA BANDIDO, OU VAI SER PRESO/MORTO POR OMISSÃO E REPULSÃO POR ROUBO.
    ELES DEVERIAM COLOCAR UM CURSO NO SENAI, JÁ NOS ENSINANDO TBM

    ResponderExcluir
  9. O único Estado que tem TCM,um bando de canalhas querendo comer fácil. A mesma coisa foi a aposentadoria pra governador com 2 mandatos, aprovado no governo Wagner. 36 mil por mês. Bando de ladrões!

    ResponderExcluir
  10. Dá-lhe pt, meu partido do coração. Chorem gado muiu

    ResponderExcluir
  11. FAZUELI... receeeebaaa siiiii .... e o povo, que se lasque!

    ResponderExcluir
  12. Aí é onde satanás se sente em casa, é cobra comendo cobra... Antro satânico, imundo, digno de um verdadeiro monturo.

    ResponderExcluir
  13. VIVA o "Nepotismo ou Maridismo" invertido, onde estão os iDIOTAS ÚTEIS DO PT OU PC do B?

    ResponderExcluir
  14. Chama as ratazanas das IGREJAS que apoiaram BOZO.

    ResponderExcluir
  15. Kkk voto no PT até meu último suspiro

    ResponderExcluir
  16. Absurdo isso, essa turma só gosta de mamatas, mais a culpa é da população maioria ignorantes, votam nessas carniças!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Passaram oito longos anos comendo o suor dos energúmenos e não satisfeitos, querem permanecer o resto da vida parasitando e explorando os otários fazedores de L. A verba dos respiradores sumiu? Aonde está a novidade? Um petralha honesto... talvez no reino de Belzebu.

    ResponderExcluir