terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Prefeitura alerta para aumento de casos de dengue e chikungunya em Itabuna

 

Mesmo com as ações de campo no combate ao mosquito Aedes aegypti intensificadas em Itabuna, a exemplo dos mutirões nos bairros, os casos de dengue e de chikungunya aumentaram neste mês de janeiro. No município foram 83 novos casos de dengue e 25 de chikungunya em menos de 30 dias.

Segundo a chefe do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, os bairros com maior incidência das arboviroses são Mangabinha, Zildolândia, São Caetano e o centro da cidade.

Ela destaca que a Prefeitura tem atuado, inclusive à noite e nos fins de semana, no combate aos focos do mosquito. Os mutirões, por exemplo, acontecem às sextas-feiras nos bairros, com a participação dos 172 agentes de endemias que visitam residências, eliminam criadouros de larvas e ainda orientam os moradores para ajudar na luta.

Sobre a dengue e a chikungunya, Lucimar lembra que são doenças graves e que deixam sequelas, mas que podem ser evitadas se a comunidade se unir aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde na eliminação de criadouros.

“O que não podemos é permitir que Itabuna volte a ter uma epidemia, como ocorreu há alguns anos quando praticamente toda a população sofreu”, alertou Lucimar. Segundo a chefe do Programa de Endemias, o mosquito tem hábitos diurnos, sendo encontrado facilmente dentro de casa.

“Tudo que o Aedes aegypti necessita é de água parada para sua reprodução, mesmo sendo um pequeno vaso. Quando ocorre a eclosão dos ovos, as larvas se desenvolvem entre sete e 10 dias”, ensinou.

A orientação é que a população mantenha reservatórios, tonéis ou baldes de água bem tampados, o acondicionamento do lixo em sacos plásticos com a lixeira sempre bem fechada e se for guardar garrafas de vidro ou plástico que seja tampada ou com a boca para baixo.

Outra recomendação é que deve  procurar uma unidade de saúde para solicitar o exame de testagem da dengue, qualquer pessoa acometida de sintomas como febre, dor no corpo, náusea e vômito. Denúncias de possíveis criadouros residência ou em áreas abertas devem ser feitas pelo do Disk Dengue: (73) 3612-8324 ou ainda no Instagram: @endemiasemfoco.

10 comentários:

  1. A vacina está lascando com os incautos, os sintomas é o resultado do experimento genético, aí governo vem com essa.

    Engraçado que na época da fraudemia, a dengue, o chicogunha, a gripe, o câncer entre outras doenças simplesmente sumiram, desapareceram.

    ResponderExcluir
  2. PURA CONVERSA FIADA, MUITA ENGANAÇÃO,
    Ninguém vê esses agentes trabalhando nada.
    O QUE TEM É CONTRATAÇÃO PRA UMA TURMA FICAR PASSEANDO USANDO CAMISAS DE CAMPANHAS.
    SE DISTRIBUI-SE DUAS LATAS DE INSETICIDA PRA CADA CASA, DAVA MAIS RESULTADO. E GASTAVA MENOS.
    ONDE MORO AS CASAS PRÓXIMAS TEM MUITOS TANQUES SEM TAMPAS, JA AVISAMOS E NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIA.
    ARREDORES DO FIM DE LINHA SÃO CAETANO,
    RUMA DE ENRROLADORES.

    ResponderExcluir
  3. kkkkk Agora, é dengue. Acabou o Covid. Depois do Carnaval, voltaremos à programação normal. Vão enganar outros, seus trouxas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do carnaval (festa da carne e do satanismo) vai vim as novas "cepas" da farsa covid e vacinas bivalentes para matar os trouxas duas vezes mais rápido.

      Excluir
  4. Ninguém fala mais da gripe do macaco ? eu estava ate dormindo de mascara e usando no carro sozinho com os vidros fechados.. porque essa doença sumiu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava com a fralda no focinho foi, coisa linda? KKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. Tem que primeiro tratar os agentes tudo doente nunca vi isso pessoas doentes trabalhando mais não aguenta subir uma ladeira que dar cansaço nas pernas fora os assintomático

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso, esgotos à céu aberto!
    Ah, o mosquito só gosta de água parada e limpa!
    No início, logo o inseto se adaptou e aí se tornou dependente de esgoto...
    Só tem bandido!

    Tem q acabar com esses agentes de endemias, mais fácil investir em carros fumacê com mais frequência, em esgotos canalizados...
    Mas, como dito aí, é cabide de emprego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é o veneno que colocam nos tanques para adoecer as pessoas.

      Excluir
  7. NAO ADIANTA POHA NENHUMA ESSES AGENTES!!!! JA FIZ VARIAS DENUNCIAS DE LOCAIS INFESTADOS E ND SE RESOLVEU!!!!

    ResponderExcluir