quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Prefeitura de Itabuna leva Mutirão de Serviços para moradores do Assentamento Manoel Chinês


A Prefeitura de Itabuna levou nesta quarta-feira, dia 25, serviços gratuitos para os moradores do Assentamento Rural Manoel Chinês. Por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, Promoção Social e Combate à Pobreza e da Agricultura e Meio Ambiente foram oferecidos atendimentos diversos.

O gerente da USF Roberto Santos, no Santo Antônio, Gustavo Paixão, disse que a unidade é referência para os moradores do assentamento. Por isso, a sua expectativa era de que fossem prestados 60 atendimentos até o encerramento por volta do meio-dia, principalmente porque os serviços estão acontecendo na própria comunidade.

Na área da saúde, por exemplo, a comunidade teve acesso a consultas médicas e odontológicas, atendimento de enfermagem, vacinas, farmácia e atendimento psicológico lúdico para crianças. “O paciente passa pela consulta médica e já sai com os remédios. Já no atendimento odontológico, ele já garante o agendamento para início do tratamento”, explicou o gerente da USF Roberto Santos, Gustavo Paixão.

De acordo com a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACs), enfermeira Margarida Amorim, o momento também foi oportuno para ampliação do Cadastro de Moradores em Área Rural – ação que consiste no reconhecimento do território e da população de determinada localidade.

“A partir de agora, o atendimento destas famílias passa a ser vinculado à USF Roberto Santos”, explicou. Ela ressaltou que graças à parceria entre várias secretarias foi possível reunir e prestar atendimento aos moradores do Assentamento Manoel Chinês. “A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por exemplo, foi fundamental no apoio logístico.

Já a Secretaria de Promoção Social foi essencial para atualização e cadastro de moradores no CadÚnico, que dá direito a acesso a programas sociais do Governo Federal, bem como para consulta de benefícios.

Mãe de uma menina de 4 anos e de um garoto de 2 anos, Dioneide Alves Matos, elogiou a iniciativa da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), contando que aproveitou a oportunidade para vacinar os filhos. “Muito bom porque não precisamos nos deslocar para o posto de saúde”, disse.

Já na área da Educação o momento foi de matrícula para alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, que funciona na localidade. “Matriculamos crianças da pré-escola até o 5º Ano do Ensino Fundamental”, informou a professora Aliciane Ferreira da Silva.

Um comentário: