terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Sete indígenas foram mortos em conflitos por terra nos últimos dez meses no sul da Bahia

 

As mortes de Nauí Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, 25, que foram perseguidos e baleados no distrito de São João do Monte, no extremo-sul da Bahia, na última terça-feira (17), entram como mais um capítulo de horror em uma série de assassinatos contra a população indígena na região.

De acordo com a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá (FINPAT) do Extremo Sul da Bahia, com os dois, agora sobe para sete o número de pessoas indígenas mortas na região por conta dos conflitos de terras nos últimos dez meses. Seis deles foram vítimas de suspeitos em posse de arma de fogo – um não tem a causa da morte conhecida.

Para o Cacique Atxuab Pataxó, uma das lideranças indígenas da região, a situação é resultado de uma ação genocida. “Estamos perdendo os nossos parentes. Há um derramamento de sangue desde que invadiram o nosso território e que continua agora. […] Já tem meses que se acirra a questão do enfrentamento e o genocídio da população indígena na região”, fala.

Ainda de acordo com Atxuab, uma das principais causas das mortes é o armamento dos fazendeiros com quem os indígenas tem conflito por território. “No último governo, houve apoio e armamento dos latifundiários. […] A questão existe há décadas, mas nos últimos anos eles passaram a se sentir à vontade para perseguir e executar nosso povo”, destaca. Leia mais no CORREIO

9 comentários:

  1. ANDRÉ DE SOUZA
    andre.renato

    BRASÍLIA - Nos oito anos de governo do ex-presidente Lula e nos dois primeiros da presidente Dilma Rousseff, 560 índios foram assassinados no Brasil - média de 56 por ano. Isso representa um crescimento de 168,3% em relação à média dos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Os números fazem parte de levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
    Nos dois primeiros anos do governo Dilma, 108 índios foram assassinados no país, uma média de 54 por ano. Foram 51 mortes em 2011 e 57, em 2012. A média fica um pouco abaixo dos 56,5 homicídios anuais registrados nos dois mandatos de Lula, mas está bem acima do observado nos oitos anos de FH. No governo do tucano, a média foi de 20,9 assassinatos de índios por ano. PIMENTA NO DOS OUTROS E REFRESCO EIS AI A HISTORIA

    ResponderExcluir
  2. EU SÓ QUERIA SABER SI ESSES FALSOS ÍNDIO TEM ESCRITURA DESCA TERRA

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria é muito tendenciosa. Pois nós que somos do sul e extremo Sul do estado. Sabemos que esse índios, matam roubam, invadem terra,. Agora estão com uma nova modalidade de crime,. Invadem as terras depois chantageião os proprietários , que devolvem o imóvel sobre promessas de que os donos repassem a eles parte de todos os ganho daquela propriedade. Se isso não for (MÁFIA) Não sei que palavra poderíamos dar! E aí vem os hipócritas defender os índios indefesos. Me poupe.
    Quero ver quando a invasão for na propriedade daqueles que os defendem?.

    ResponderExcluir
  4. Pq esses índios não vão atrás de terra nas mata virgem

    ResponderExcluir
  5. É só fazer o B, de Bostonaro

    ResponderExcluir
  6. E as pessoas que eles mataram e roubaram? Fica como ?

    ResponderExcluir
  7. QDO ELES MATAM NINGUÉM FALA NADA
    IMPRENSA IMUNDA

    ResponderExcluir
  8. INDIO GOSTA DE TRES COISAS, "TOMAR CACHAÇA, FUMAR MACONHA E NAO TRABALHAR" PRA ISSO ELES DEIXAM TIRAR MADEIRA E MINERIO DAS TERRAS DELES, SAO UNS INUTEIS

    ResponderExcluir
  9. Índios já são sinônimo de bandidos, invadir terra que não é sua tem que levar chumbo,

    ResponderExcluir