quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Baianos e turistas participam dos 100 anos da Festa de Iemanjá, em Salvador

 
Povos de santo, católicos, turistas e soteropolitanos se reúnem nos arredores da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (1º) para acompanhar de perto a celebração da Festa de Iemanjá, que alcança a marca de 100 anos nesta quinta-feira (2).

No perímetro, casas de eventos e bares realizam festas particulares com música ao vivo, DJs e outras atrações que sintetizam o "sagrado e o profano" cultuado nas chamadas festas de largo pela Bahia afora.

A tradição centenária do bairro soteropolitano foi iniciada em 1923 por homens e mulheres que viviam da pesca e pediam para ayabá fartura de peixes. De lá para cá, todos os anos, milhares de pessoas vão até o local para homenagear a Rainha das Águas com flores, perfumes e outros adereços.

Um presente principal relembra o marco fundante do festejo. Colocado na Casa do Peso para que devotos possam colaborar com os balaios, que em determinada altura da celebração são levados até o mar por barqueiros para que possam ser despachados - sob o estouro de fogos de artifício - nas águas profundas da costa da capital baiana.

7 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=OFa78S8-2rY

    ResponderExcluir
  2. Povo besta viu! Esquecem que todo poder vem de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Muito axe maé yamaja axe indoya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for sua mãe com rabo de peixe 😂😂😂

      Excluir
  4. Bando de idiotas chamando um boneco com rabo de peixe de mãe!! 😂😂😂

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk VÃO ATRÁS DE YEMANJÁ E FAZUELI, QUE A PICANHA VAI CHEGAR DE GRAÇA NA MESA DE VCS.KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Imbecis enchem a cara de cachaça p adorar e chamar de mãe uma boneca de barro com rabo de peixe!! 😂😂😂 Me deixe viu?? 😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir