quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

FICC fala de investimentos na 42º Lavagem do Beco do Fuxico e agradece Governo do Estado

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, disse na audiência pública no Plenário Raymundo Lima da Câmara de Vereadores de apresentação do balanço das ações desenvolvidas na 42ª Lavagem do Beco do Fuxico que o prefeito Augusto Castro investiu acima de 440% na participação de artistas e bandas locais na festa. Segundo ele, os R$ 104 mil são o equivalente a quatro vezes o valor direto aplicado pela Prefeitura .

A audiência pública acontece nesta quarta-feira, dia 15, contando com a participação da imprensa e de representantes de instituições parceiras e de comandantes do 15º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e da Guarda Civil Municipal. Rebouças lembrou que há Lei Municipal obrigando a Prefeitura investir pelo menos 30% dos recursos em artistas e bandas itabunenses nos eventos culturais promovidos.

Aldo disse que, neste ano para a realização da Lavagem do Beco do Fuxico, foi fundamental a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia, e da Bahiagás que arcaram com os maiores custos da festa. Ao todo, foram investidos R$ 853 mil na contratação das atrações regionais e nacionais e na infraestrutura de palco, camarins e camarotes, decoração, brigadistas e extintores, hospedagem e alimentação, translado (vans), locação de fantasias, etc.

O presidente da FICC informou que os números da prestação de contas serão oportunamente publicados, já que a determinação do prefeito Augusto Castro é que haja transparência. “Desde o Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos, cuja primeira edição aconteceu ano passado, que fizemos a opção de apresentar à sociedade os recursos públicos investidos em audiências públicas como a que acontece agora aqui na Câmara”, resumiu.

Ele também falou da realização pela primeira vez do Bailinho Infantil, por sugestão do prefeito Augusto Castro, para que as famílias pudessem levar seus filhos. “Foi um evento maravilhoso para juntar as crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades em clima de paz e harmonia. Valeu a pena ver a criançada dançando e se divertindo na tarde de sábado”, acrescentou o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que recordou que a atual gestão teve início no pós-pandemia e ainda enfrentou problema de enchentes do Rio Cachoeira em dezembro de 2021.

O titular da Secretaria da Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, anunciou que nos próximos dias um aplicativo será disponibilizado pela Prefeitura de Itabuna para o cadastramento dos vendedores ambulantes que desejem participar da edição deste ano do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos. “Nosso trabalho será manter atualizado o cadastro,  padronizar as barracas para que tenham maior visibilidade. Precisamos investir nessa infraestrutura pelos benefícios econômicos que traz”, afirmou.

Por último, o secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Thiago Barra, falou da criação de um camarote para facilitar o trabalho dos jornalistas, radialistas, cinegrafistas, fotógrafos, blogueiros e influencers digitais que ainda contaram com Sala de Imprensa, sob o palco e climatizado, para as entrevistas antes de cada show no Circuito Beira-rio. “Tivemos um bom retorno e os profissionais se sentiram valorizados”, concluiu. 

8 comentários:

  1. É minha Itabuna tristeza ver vc nessa situação, não melhora nunca com esses representante, vamos mudar meu povo cidade está abandonada, vamos tirar essas praga da cidade cada ano q passa ficamos pra trás das outras cidades até quando vamos aceitar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que vc sonega imposto, atrasa pensão, joga no bicho, tá devendo na praça ou seja ...

      Excluir
  2. Nada contra essa tertúlia, só quero água na torneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumento IPTU para povo, país falido, estou indignado, com aumento iptu, deveria ser pela inflação e não pelo valor venal do imóvel que sei onde acham para calcular.

      Excluir
  3. Esse povo dessa cidade está anestesiado ou sob efeito de drogas,
    Os caras pilantras estão deitando e rolando com o sofrimento do povo e o povo não reage, só fica em rádio e jornal criticando,
    Vamos pra cima, porque ministério público é vereadores estão na barca.
    O pior que muitos depois disso tudo ,recebe um mel na boca e continua votando nesses miseráveis.

    ResponderExcluir
  4. Tudo Marinheiro de primeira de primeira Ficc é etc .

    ResponderExcluir
  5. É disso que esse povo miserável gosta !! A maioria curte a política do pão e circo 🤡

    ResponderExcluir
  6. Quero saber se esse ano ainda cai água lá em casa. Só isso que quero saber. Porque é um desrespeito com o cidadão, existem ruas aqui no bairro Califórnia que não para de cair água...já em outras é quase de mês em mês, aí fica difícil. Será que essas ruas que à água não falta, será que não existe alguém que trabalhe na emasa favorecendo esses locais? Perguntar não ofende. Bora ver dona emasa, libera água pro bairro Califórnia.

    ResponderExcluir