quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Polícia Civil envia à PF inquérito sobre deputado federal do RS que chamou Bahia de lugar 'sujo'


A titular da Delegacia de Combate à Intolerância (DPCI), Andréa Mattos, enviou para a Polícia Federal (PF), no fim da tarde desta terça-feira (14), o inquérito sobre o caso do deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauricio Marcon (Podemos). Em uma live realizada em seu perfil pessoal no Instagram, o parlamentar disse que a Bahia é um lugar "sujo" e de "pobreza". Ele ainda comparou o estado nordestino ao Haiti. (relembre o caso)

Por meio de nota, o deputado disse que "reforço a inexistência de qualquer aspecto racial em minha manifestação, tendo a mesma caráter única e exclusivamente pertinente à zeladoria da capital baiana". 

O inquérito foi aberto a partir de um boletim de ocorrência registrado pelo deputado estadual do RS Leonel Radde (PT). No entendimento da delegada, após análise das declarações, houve crime de racismo nas falas de Marcon.

''Houve um preconceito com relação à origem. E esse crime é qualificado, tendo em vista que foi feito na rede mundial de computadores, o que acaba atingindo um público bem maior'', afirma a delegada.

A delegada esclarece, ainda, que a imunidade parlamentar está limitada a eventuais delitos cometidos no exercício do mandato e em razão das funções realizadas. Os demais casos são julgados de acordo com a regra comum. Agora, a PF decidirá se dá ou não prosseguimento à investigação.

Mauricio Marcon acrescentou que a ex-prefeita de Salvador e deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) reconheceu a fala dele "como uma mera crítica à apresentação turística da cidade".

A reportagem do g1 conferiu o pronunciamento da deputada federal. Inicialmente, Lídice classificou os ataques como "uma grande ignorância". Em um segundo momento, após pedido de desculpas de Marcon, a parlamentar disse que a crítica "ofendeu o povo baiano, certamente, sem que ele [o deputado] quisesse". O conteúdo está disponível na ata da sessão da Câmara dos Deputados de 8 de fevereiro.

39 comentários:

  1. sou baiano e posso dizer q e verdade ..apesar dele nao ter o direito de falar pois e gaúcho.. mas eu sou papajaca e conheço vários Estados do Pais, e realmente um dos mais pobres infelizmente e a minha amada Bahia. culpa dos governantes q nao ligam para o povo e do povo q come qq farofa q aparece

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. E vc, desgraçado, faz o que pra melhorar? Com certeza vc é só mais um parasita miserável!

      Excluir
    2. Sabe por que o gaúcho anda com 02 facas na cintura tchê?
      pra cravar as 02 facas na árvore e quando o cara estiver comendo ele,
      ele falar pro cara pode comer tchê, que aqui é macho e não solta.kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. VC É UM OTARIO, MANÉ!

      Excluir
    4. SE FERROU ORDINÁRIO

      Excluir
  3. Só podia ser do rio grande do sul esse fdp

    ResponderExcluir
  4. Sou baiano, amo minha terra, mas ele não falou nenhuma mentira, o bom da vida é viajar para vê que onde moramos não é tão bom como nós imaginamos 😌.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é alguma bolsominion falando merda , algum projeto de rico. Vai embora carniça do nosso estado, Bahia melhor estado de todos. Te amo minha Bahia .

      Excluir
  5. O único baiano sujo é FILHO de MUTUNS, que é racista e abestalhado.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou da Bahia, nesse país falar a verdade agora virou crime.

    ResponderExcluir
  7. E cadê a mentira e o racismo na fala dele? Ele está corretíssimo.

    ResponderExcluir
  8. Tá com toda razão o deputado. Quer aparecer essa delegada, não fazem o serviço que lhe cabe, fica aí querendo holofotes. Vai fazer o seu trabalho que vcs da Bahia não fazem, o pobre sofre nesse país viu, garanto que tem um monte de investigação pra ela fazer.

    ResponderExcluir
  9. ...E não faz as investigações. Tá querendo ser promovida ou um cargo com os petralhas

    ResponderExcluir
  10. Isso é ditadura... pqp

    Desgraçados, quanto mais oprimem, mais as pessoas despertam e não vão se calar.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente não é só na bahia e nordeste, isso tem em todo o brasil, sujeira de carater e pobreza de espirito com a de voces.

    ResponderExcluir
  12. Já que acham o RS, um dos maiores devedores per capta(por pessoa) do país e um ovo de estado, tão bom! É simples: vão morar lá, ruma de desgraça, para verem o que é, um povo arrogante e sem Deus no coração, em sua maioria; e que só pensa em dinheiro; vão para lá; para chorarem depois com saudade da Bahia; estado/continente, não esse cu de estado, sanguessuga da nação e cheio desses aloprados, assim! Crias de bandidos, desde o berço! Ruma de otários! A Bahia é o berço do Brasil; foda-se esse amarelo e o cu de estadinho dele; esse gay encubado. E quem achar ruim, vá para lá, dar o cu com ele; maus elementos! Não têm capacidade para se estabelecerem no estado; ficam babando as bolas desse fila da puta, arrogante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baiano não tem dinheiro pra viajar, quanto mais mudar de estado... kkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. O que esse imbecil, acéfalo e inútil já fez, sequer pelo estado dele? Apresentem os feitos desse energúmeno, aqui! Almofadinha, descarado, inútil nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor deputado Deus abençoe você e sua família, vou te dizer uma coisa, quem é do chão não quer colchão. Sou baiano porém tem baianos aqui que prefere defender os erros dos políticos duque ter limpeza.

      Excluir
  14. Sou baiano, ele só falou a VERDADE que a mídia,comprada não mostra!

    ResponderExcluir
  15. E ele não MENTIU MESMO!!
    QUEM ACHOU RUIM É SÓ PROCURAR ONDE ESTÃO ERRANDO E SEMPRE ERRARAM E CONSERTAR SUAS MERDAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior erro está no nosso voto! enquanto votarmos por influencia sem analisar os políticos que iremos escolher para nos representar, ficaremos nessa pocilga que é a nosso querida Bahia.
      Olha nossas ruas, esburacadas, sujas e fedendo, quantas ruas temos com esgoto correndo?
      Olha Nossa feira do malhado!
      O valetão foco de ratos e mosquitos.
      Mas, a população também tem que fazer sua parte para manter a cidade limpa.
      Infelizmente, somos porcos, corruptos e na hora de votar somos burros... essa é nossa realidade.

      Excluir
  16. O Deputado só falou a verdade quanto a limpeza e higiene, é só conhecer outras cidades, principalmente as dos Sul para se notar a diferença!! É simples, após um dia de sol com praias cheias, visita Salvador e uma praia do Sul ou Sudeste. O povo do Sul coloca seu lixo em saquinhos e joga em lugar adequado, enquanto na Bahia deixa o lixo espalhado pela areia....
    Isso é costume, falta de educação...

    ResponderExcluir
  17. maior sujeira ele faz, roubar o nosso dinheiro, vagabundo.ladrão.

    ResponderExcluir
  18. pra quem ja saiu da Bahia sabe que isso é verdade!

    ResponderExcluir
  19. Só falou verdades, aí vai preso pq falou a verdade. Brasil o país da mentira

    ResponderExcluir
  20. O Beira Rio em Itabuna depois do carnaval que teve está uma fedentina e ainda querem dizer que o rapaz está errado, amo minha terra mais o descaso é grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rio Cachoeira é um belo rio, mas é poluído graças aos políticos que permitem que dejetos das indústrias e o esgoto que a emasa joga no rio, ainda cobram uma taxa cara de esgoto. Itabuna é um lixão.

      Excluir
  21. Está censurando os comentários por quê, verdinho? Libera logo!

    ResponderExcluir
  22. nutellao esse o cara da boneca

    ResponderExcluir
  23. BAHIA SÓ TEM VIADO PUTA E SAPATÃO E MACUMBEIRO!!! E NOIA 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  24. A Bahia é suja sim , pois há muita gente mal educada e, os políticos são corruptos assim como todos os políticos do Brasil.
    Precisamos melhorar mesmo, sujeira moral, física, falta de educação, saúde, emprego, etc.
    Apesar de tudo o estado da Bahia é o lugar mais acolhedor do mundo.

    ResponderExcluir
  25. Esse deputado deve ser de Pelelotas.

    ResponderExcluir
  26. Estão com raivinha só pq o nordeste arrumou as malas do genocida. Mete o dedo no c e rasga. Kkk

    ResponderExcluir
  27. valou a verdade ,os politicos nao aceitam.

    ResponderExcluir
  28. engracado so o q faltava querer punir o deputado por ter dito a verdade vai fazer o seu trabalho delegada pois s esse deputado precisar d videos e fotos d locais imundos q tem nessa bahia mando pra ele

    ResponderExcluir