quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Prefeitura firma parceria para incentivar o descarte correto de lâmpadas usadas em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna implanta mais uma ação do Programa Recicla Itabuna. Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) e a Cicloteo – Retorno Sustentável vai trabalhar com a coleta, triagem, armazenamento, processamento, descontaminação e destinação final ambientalmente correta de lâmpadas usadas, além do transporte específico pela empresa de Simões Filho credenciada.

A parceria objetiva trabalhar na cidade o incentivo ao correto descarte de lâmpadas usadas, por meio da instalação de pontos de coleta e o engajamento direto da rede de distribuição e revenda deste produto.

Na manhã desta quinta-feira, 23, aconteceu um encontro na Secretaria de Planejamento (SEPLAN), com o responsável pela Coordenação do Recicla Itabuna, quando se discutiu os próximos passos do projeto-piloto.

O encontro contou com a participação do subsecretário de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, do diretor de Meio Ambiente, Alan Feitosa, e da gerente de Licenciamento Ambiental, Alana Ribeiro, ambos da SEAGRIMA.

“Já pensávamos trabalhar esse tipo de material na Política Pública do Recicla Itabuna. Agora, chegou o momento, por meio dessa importante parceria com a Cicloteo e o engajamento da rede de distribuição e de revenda desses produtos na cidade”, comentou Rosivaldo Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, a proposta é instalar 16 pontos de coleta de lâmpadas em pontos estratégicos, cuja definição só correr depois de encontro com representantes do comércio. “O compromisso dos representantes dos comerciantes será apenas o de informar a Cicloteo a data e o horário da coleta dos materiais”, explicou.

O diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa, ressalta a importância do cumprimento de mais essa etapa do Recicla Itabuna. “Se esse tipo de material for descartado de forma correta, elimina-se completamente a possibilidade de contaminações ambientais, o que é muito positivo. A proposta é trabalhar a destinação final ambientalmente adequada das lâmpadas”, reiterou.

Já a gerente de Licenciamento Ambiental, Alana Ribeiro, lembrou que o projeto também contará com o envolvimento de escolas da Rede Municipal de Ensino. “Isto, para que os estudantes possam ser multiplicadores de informação e incentivem toda família para aquisição de novos hábitos, além de contribuir para o descarte correto das lâmpadas usadas e na proteção ao meio ambiente”, concluiu.


6 comentários:

  1. Para melhorar a parceria, deveria incluir descarte de baterias.

    ResponderExcluir
  2. O melhor projeto pra Itabuna,seria geração de empregos,cuidar melhor da Cidade,está cheio de buracos,os postos de saúde sem médicos sem dentista,sem medicamentos, Eles estão mamando o povo que se lixe. País de canalhas!🥳🥳🥳

    ResponderExcluir
  3. Prefeitura aproveita organiza um lugar pra descarte de lixo eletrônico. Tenho muitos cabos usb, modens e roteadores velhos e não quero descartar no lixo comum.

    ResponderExcluir
  4. QUEM NÃO TEM O QUE FAZER INVENTA.
    MELHORA A BURAQUEIRA,
    FALTA DAGUA
    E SAUDE.

    ResponderExcluir
  5. A reciclagem é uma das farsas do sistema, pesquisem no youtube, existem várias matérias e estudos acerca disso.

    A "reciclagem" é uma mina de ouro para as indústrias de plásticos/batérias junto com a máfia estatal.

    ResponderExcluir
  6. Cuidado que tem líder espiritual ( pregador em proveito do próprio bolso) de olho na lâmpadas.
    Esse povo não perde tempo.

    ResponderExcluir