quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

'Sabemos o valor que o nordeste e a Bahia têm', diz governador baiano após vídeo em que político chama estado de 'sujo' e 'pobre'

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou nesta quarta-feira (8) sobre o vídeo em que um político chama o estado de 'pobre' e 'sujo'. O conteúdo foi postado nas redes sociais pelo deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Mauricio Marcon (Podemos), e teve repercussão negativa na Bahia durante a semana.

"A gente sabe o valor que o nordeste e a Bahia têm. Ele vai responder na Justiça", disse Jerônimo.

O governador não especificou se o Estado já acionou ou se irá acionar a Justiça. No Rio Grande do Sul, a informação é que o deputado estadual Leonel Radde (PT) disse ter registrado um boletim de ocorrência contra Marcon pelas "falas racistas e repletas de preconceito".

As declarações do deputado foram dadas em uma live realizada na noite de domingo (5). Na tarde desta quarta, Maurício Marcon postou uma nota nas redes sociais onde disse que sua fala foi "maldosamente distorcida por grupos que e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente".

Além do governador, o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, comentou o caso. Ele classificou as falas como preconceituosas e odiosas.

"Sujeira é o preconceito, o ódio. Sujeira é tentar dividir o Brasil ou dividir a humanidade como se fôssemos classes diferentes de seres humanos. Nós não aceitamos mais isso e eu espero que esse deputado seja punido por essas declarações xenófobas e extremamente preconceituosas", disse.

Mário Negromonte Júnior, deputado federal pela Bahia, também falou sobre o episódio nas redes sociais. Ele disse que se o colega curtisse o carnaval do estado, mudaria de ideia.

"É lamentável ver o deputado federal Mauricio Marcon promover gratuitamente uma série de ataques xenófobos contra nós baianos. Venha conhecer o nosso estado de infinitas belezas e o nosso povo respeitoso e acolhedor. Aliás, venha agora no Carnaval e pule na pipoca de Bel. Vai mudar de ideia", escreveu.


Informações G1


54 comentários:

  1. Governador que processar o cara por ele dizer que a bahia é suja é pobre, acho vai perder. Pq é verdade.

    ResponderExcluir
  2. Sujo é o cu de Dona Fátima ( a idosa que cagou no congresso)e os demais Bolsonaristas arruasseiros.

    ResponderExcluir
  3. Sou baiano e amo a Bahia, porém o que esse deputado falou não é mentira, existe uma boa parcela de pessoas que são porcas mesmo e políticos baianos que não estão nem aí, SSA tem localidade que os prédios estão escorados com ferro e as ruas da mesma estão um lixo. Itabuna, ilhéus , dentre outras cidades as periferias são abandonados pelos políticos e com isso o povo não está nem aí em fazer sua parte, que é a limpeza. Só para frisar; nas pequenas cidades as pessoas cria galinhas e acham normal, sendo que as mesmas atraem ratos, dentre outros insetos e mal cheiro. Minha opinião: se não querem ouvir a verdade, cumpra com os devidos deveres. Não tem porque processar o cara, ele só falou a verdade, cabe aos responsáveis, "políticos e povo" fazer o certo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, que absurdo... Quem vai falar que Itabuna é suja?! O quem não vai concordar que Salvador é uma maravilha da limpeza pública?!🤔🤔

    ResponderExcluir
  5. Salvador e Ilhéus é um exemplo de sujeira conforme o deputado disse. É triste, mas não deixa de ser verdade.

    ResponderExcluir
  6. Colocam cameras nas ruas para encher os presidio, e ter o controle da população, mais educaçã e saúde nada, tem q por a lei para ja q tem cameras nas ruas para quem for pego jogando lixo na rua ser mutado, ai da motivo pra esses tipos de deputados ficar falando nos quatro ventos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a utilização das câmeras para combater qualquer tipo de crime,até mesmo no combate ao descarte criminoso de resíduos sólidos em locais inapropriados. O deputado do sul do país está certo.

      Excluir
  7. onde o deputado mentiu? Só ouvi verdades.

    ResponderExcluir
  8. Pior que é verdade 😂😂😂

    ResponderExcluir
  9. O Deputado falou a verdade.

    ResponderExcluir
  10. Só quem vai defender esse dito governador é a corja suja e preguiçosa dele,
    Fala ao governador pra dar uma volta nas ruas esburacadas de itabuna,
    Pra passar uma semana nos bairros sem água de itabuna,
    Procurar um atendimento médico nos postos,
    Andar sozinho com celular sem segurança.
    Por último solicitar uma emergência do samu.
    A BAHIA é realmente um lixo.
    Lamentável minha Bahia se acabou nesses 20 anos.

    ResponderExcluir
  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Canalha, servo dos chineses.

    Abri logo jogo e fala que a Bahia é uma colônia, os chineses sabem tudo o que se passa aqui, monitoram tudo pelas câmeras, vivemos numa prisão a céu aberto.

    O governo usa a desculpa que é para "segurança", se fosse verdade o cidadão brasileiro teria o direito a própria defesa. Se matarmos um bandido somos presos.

    A Bahia é o pior estado do Brasil, equiparasse ao Haiti e aos países da África.

    Desemprego, fome, violência, destruição da família, leis ditatoriais, vacinas que corrompem o DNA e que causam inúmeras enfermidades e mortes, impostos altíssimos, o combustível é um dos mais caros do Brasil , se não for o mais caro.

    Vai te lascar, excelência!

    ResponderExcluir
  12. Não votei em lula,mas estou no maior apoio a ele pq ele estar tentando acabar com os garrimpos ilgeias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar com os garimpos kkkkkkkkkkkkkk, faça-me rir viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. ESSE DEPUTADO FALOU A VERDADE, INFELIZMENTE A BAHIA CHEIRA MAL!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o rato falou isso pq visitou a sua casa 🤔🤣

      Excluir
  14. O deputado não disse mentira alguma. É melhor deixar de hipocrisia e procurar arrumar o estado e educar o povo mas com certeza isso não interessante para o governo né?

    ResponderExcluir
  15. Venha p Ilhéus p ce ver o que gente fea kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é verdade pensa num povo feinho 😅🤣🤣🤣

      Excluir
    2. Parece um baile de máscara. O deputado falou verdades.

      Excluir
  16. Infelizmente minha Bahia está se afogando com esses líderes políticos, não vi nenhuma mentira do sr.depultado.

    ResponderExcluir
  17. Vdd comentário 9:23 . Se esse deputado viesse a Ilhéus ele iria criticar mais ainda. Com esse prefeito aí, eita cidade bagunçada e cheia de gente feia kkkkk

    ResponderExcluir
  18. O verdinho está censurando vários comentários, foi o governador que mandou?

    ResponderExcluir
  19. Larga os comentários, por isso que a saúde tá uma merda. Tem rabo preso?

    ResponderExcluir
  20. Nós nordestinos sabemos o valor que temos mas, infelizmente não sabemos cobrar dos nossos representantes e com isso não sabemos escolher!
    Elegemos Gerônimo no lugar de ACM Neto que foi um ótimo prefeito para Salvador enquanto Gerônimo nunca foi bom em nada que fez.
    Sinto muito em concordar com o Deputado, Somos um estado atrasado sim, temos tudo que os outros estados precisam e mesmo assim somos pobres.
    A pobreza é o combustível desse governo que ai está por décadas, que nos compra com migalhas e festas.
    Vamos acordar meu povo, mudar esse conceito, nós somos os donos de nossas vidas, chega de aceitar migalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa colação, é disso que o povo precisa,abrir os olhos e deixar de babar ovo de político safado.

      Excluir
    2. Muito bom. O povo baiano está "viciado" em esmolas e festas engana otários. Qualquer administrador tem em seu programa de enganação: FESTAS, somente festas. Observem e julguem a qualidade do ensino, os prédios escolares, os "hospitais" públicos, o atendimento médico para os miseráveis, as estradas, o saneamento básico. Será que tudo é tão ruim por falta de recursos financeiros? Então por que os políticos e funcionários de alto escalão que não fazem nada recebem salários milionários? Por que somos tão estúpidos, ignorantes e miseráveis?

      Excluir
    3. Somos assim porque existe pessoas doentes por políticos e não querem ver a verdade, infelizmente isso acontece sempre e esse problema de sujeira e fedor vem de longas datas. Mais pelo que li nos comentários,vi que algumas pessoas não querem vê a verdade, os políticos faz de acordo com quem os acompanhe. (Enquanto o povo não passar a ser um partido povo, nosso país não tem jeito.)

      Excluir
  21. Até agora o governador não começou a trabalhar ( e nem vai) só batendo perna e mentindo e vai se reeleger pq a Bahia virou curral do PT. A ponte Salvador Itaparica não vai sair. Vai sim reeleger Jerônimo

    ResponderExcluir
  22. A Bahia, juntamente com todo o Nordeste começaram a melhorar, aí começa a INCOMODAR OS ESCRAVAGISTAS, foi por isso que jogaram óleo Diesel na costa do Nordeste, afim de tirar os turistas que optam pelas maravilhas Nordestinas. o incomodo deles, é certeza que estamos evoluindo.

    ResponderExcluir
  23. Nesse caso o "governador" terá que processar os compositores Leandro Roque de Oliveira e Renan Samam pela autoria, bem como os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil pela interpretação da canção "Haiti" lançada em 1993. Um hino à Bahia!

    ResponderExcluir
  24. O cara não devia ter dito,
    Mas lamentávelmente ele só disse a verdade,
    Se um morador do Sul ou Sudeste vir na feira livre
    De Itabuna e Ilhéus ele não come aqui em lugar
    Nenhum,
    Aqui na região sul da Bahia não tem uma cidade q é exemplo de
    Organização e limpeza!!

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o deputado,o centro de Salvador FEDE a fezes e urina.
    Triste Bahia...

    ResponderExcluir
  26. esqueceu de falar que a maiorias das feiras tudo suja e acabadas e as cidades cheia de burraco nas rodovias

    ResponderExcluir
  27. Com ACM também, SSA também era uma esculhambação, (prédios escorados, faxada do Pelourinho pintada e parte de trás só escombros. Quem duvidar, tira a bunda gorda do sofá e vá lá e dê uma olhada.

    ResponderExcluir
  28. O politico não falou nenhuma mentira

    ResponderExcluir
  29. Ele não falou nada de errado kkkkkkkkkkkkkkk. É isso mesmo!

    ResponderExcluir
  30. Faltou acrescentar miseravel, mal-educado, asno e conformista

    ResponderExcluir
  31. Nossa Politica é uma vergonha, hoje pela manhã ouvi o locutor do tropa de elite falar " Augustão fará o carnaval do Iguape com o dinheiro do bolço dele " Qual dinheiro dele se nossos impostos pagam o salario, os assessores e mais as despesas extras que ele tem?
    Povo burro esse dinheiro é nosso, nós estamos pagando, quando um prefeito faz uma obra ou o dinheiro usado é dos nossos impostos, isso vale para obras estaduais e federais também.
    Na verdade esses vereadores não fazem nada com o dinheiro deles além de ostentar enquanto sugam nosso suor.
    A função de um vereador seria selar pelo bem estar da população, cobrar melhorias na saúde, segurança e educação do povo! ai vemos esses caras ganhando dinheiro, nos tratando como lixo.
    fica o desabafo

    ResponderExcluir
  32. Tem valor pra ladrão né safado?!! Como vocês!!!

    ResponderExcluir
  33. Também, a Bahia tem 16 anos que o PT governa, agora tem mais quatro anos, sou poderia ser assim mesmo

    ResponderExcluir
  34. E falou mentira? Não falou! Infelizmente é uma realidade.

    ResponderExcluir
  35. Censurou o meu comentário verdinho?
    Não publicar por quê?

    ResponderExcluir
  36. Qual foi a mentira que ele falou? Toma jeito!

    ResponderExcluir
  37. Vai se lascar, seu lascado puxa saco do nove dedos ladrão igual a vcs que acabaram com a Bahia.Bando de ladrões.

    ResponderExcluir
  38. Aqui só temos jovens indo pro caminho da bandidagem, e fica esse bandido com conversa mole. Profeddores idolatrando bandido e passando pros seus alunos , não sei onde isso aqui vai parar.Pais que e tiverem condições tirem seus filhos daqui.

    ResponderExcluir
  39. O povo tem o que merece. Tiveram a oportunidade de mudar , mas votaram novamente no PT. Agora aguentem. E outra, estão se doendo demais com a verdade. A Bahia cheia mal , mas talvez seja o cheiro dos políticos desse Estado.

    ResponderExcluir
  40. Aceitem a derrota que doe menos.
    Eleições para presidente e governador somente em 2026.
    A parceria LULA X JERÔNIMO vai bombar.
    Xora zói.

    ResponderExcluir