segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Secretaria Municipal de Saúde mantém atividades de campo para eliminar Aedes aegypti em Itabuna

 

Nesta segunda-feira, dia 27,  Agentes de Combate às  Endemias (ACE)  da Secretaria Municipal de  Saúde, percorrem ruas e vias dos bairros de Itabuna para fazer o tratamento dos recipientes que armazenam água e evitar a criação de larvas do Aedes aegypti. O trabalho é executado com o uso de bombas interpostas para o bloqueio das formas adultas do mosquito.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, em decorrência da estiagem de verão alternada com chuvas, houve um aumento de casos de zika vírus, dengue e chikungunya. Por isso, foi reforçado o combate ao Aedes aegypti.

A coordenadora de Endemias, Lucimar  Ribeiro, informou que atualmente Itabuna está com um Índice Predial de Infestação de 1,23 %, enquanto o Ministério da Saúde preconiza abaixo de 1%.

“Nosso trabalho é de zoneamento, ou seja, em  todos os bairros há tratamento focal, coleta diária de lixo e entulhos  e ações educativas”, lembrou.

Os mutirões nos bairros envolvem Agentes de Combate às Endemias, pessoal do Departamento de Limpeza Pública e, principalmente, a comunidade que é sempre chamada a participar das ações educativas e preventivas para controle do vetor das arboviroses, inclusive com a orientação de tampar reservatórios de água.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, atualmente Itabuna registra 248 casos de  dengue, 68 de  chikungunya e 7 de zika vírus.  As áreas que se destacam  em notificações de casos  são: Mangabinha , Zildolândia, Centro  e São Caetano.

Ela orienta a população a fazer vistorias semanais nos reservatórios de água. “Se houver larva,  se deve procurar um Agente de Endemias no bairro ou em uma  unidade de saúde”, disse. A população também pode ligar para Disk-Dengue (73) 3612-8324, entre as 8 e 14 horas de segunda à sexta-feira.

6 comentários:

  1. Agente de endemias,,o que é isso?
    A cidade tá empistiada de muriçocas, o povo contraindo dengue direto.
    Aí diz que esses povo trabalham.
    Eu nem vejo,,,quando vejo é um grupinho só fazendo anotações e sem visitas, e pior um grupo ouvindo louvor de krentes aí se vê esses preguiçoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde que tem muriçoca? Tu mora em floresta? kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Os Agentes de endemias estão com zoneamento acima de 1300 imóveis cada. Isso significa que ao invés de visitar os imóveis a cada 2 meses, a visita ocorrerá a cada 3 ou 4 meses, ficando assim fora da cobertura do larvicida... sem contar que há várias áreas em que não tem servidor para estar fazendo zoneamento, deslocando-se alguém de um lugar para outro, assim atrasando ainda mais a visita domiciliar... e o prefeito sabendo disso ainda tem pessoas com desvio de função nesta área, prejudicando ainda mais a população Itabunense.

    ResponderExcluir
  3. AQIUI ONDE MORO MAIS DE QUATRO ANOS QUE NAO APARECE UM AGENTE DE ENDEMIAS, VARIOS BAIRROS NAS MESMA SITUAÇÃO, ESSA LUCIMAR É FRACA VEIO DA GESTAO DE FERNANDO GOMES E ERA SUPER AMIGA DO GUSTAVO GORDO DA TI NA EPOCA.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma jabá garantindo pra esse jornaleco de quinta.

    ResponderExcluir
  5. Qual a composição química desse gás tóxico?

    ResponderExcluir