quarta-feira, 1 de março de 2023

Governo proíbe uso de animais em testes de cosméticos e perfumes no Brasil

 

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) proibiu o uso de animais vertebrados, exceto seres humanos, em pesquisas científicas e no desenvolvimento e controle da qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

A determinação do órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está em vigor e foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º/3). A norma contempla produtos que utilizem nas formulações ingredientes e compostos de segurança e eficácia já comprovadas cientificamente. Ou seja, métodos alternativos ainda não reconhecidos pelo órgão — responsável por regulamentar experimentos em território brasileiro — podem continuar testando em animais.

“Os métodos alternativos validados nacional ou internacionalmente, porém ainda não reconhecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, poderão ser utilizados”, diz o texto.

A medida, no entanto, “não dispensa a necessidade de observância de normas especiais editadas por outros entes e órgãos públicos com competência regulatória”.

3 comentários:

  1. Que maravilha!? Agora é fiscalizar essas indústrias da morte !!

    ResponderExcluir
  2. Acho justo porque já tem milhões de cobaias injetando experimento de corrupção genética.

    ResponderExcluir
  3. queria ver fazer esses teste em que aceitou essse decreto e nesses que aplicam em animais tbm.E o fim do mundo!

    ResponderExcluir