terça-feira, 7 de março de 2023

Lula decide manter Juscelino Filho após caso das diárias irregulares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (PSD-MA). A decisão foi tomada após reunião de Lula com o seu ministro na tarde desta segunda-feira (6).

Apesar de ter poupado o auxiliar, aliados de Lula esperam que a partir de agora o Planalto aumente a cobrança sobre a União Brasil para que entregue no Congresso Nacional o apoio e os votos para avançar as propostas de interesse do governo.

Segundo aliados do mandatário, caso a sigla não corresponda as expectativas, haverá retaliação ao partido como um todo.

A manutenção do ministro no cargo ocorre após pressão de aliados por sua saída, em meio a denúncias de irregularidades envolvendo diárias recebidas pelo titular das Comunicações e o asfaltamento de uma estrada, com recursos de emenda, na sua fazenda no Maranhão.

Além de minimizarem as denúncias, aliados de Lula citam ao menos dois principais motivos para manter o ministro no cargo: não se indispor com União Brasil; e abrir a porteira para saída de ministros e criar desgaste com pouco mais de dois meses de governo.

Alguns integrantes do União Brasil identificam nas denúncias fogo-amigo contra o ministro, mas o partido está fechado em apoio ao Juscelino.


A legenda, que também indicou nomes para duas outras pastas na Esplanada, não tem nome para substitui-lo e o tema sequer foi discutido entre o presidente e a cúpula do partido. Lula sabe, dizem aliados, que não poderia trocar um ministro sem antes discutir com os dirigentes.

Ademais, há um outro complicador, a saída do ministro abriria uma frente de disputa dentro do PT. O partido já queria, durante a transição, ter ficado com a pasta e pode, segundo aliados, tentar avançar sobre o ministério mais uma vez.

Fora isso, a demissão de Juscelino abriria um precedente muito cedo na Esplanada: ministros com complicações parecidas no futuro já teriam de deixar o cargo da mesma forma.

O entorno do chefe do Executivo diz que, apesar da decisão, Lula está muito irritado com o episódio.

Antes da reunião com o presidente, Juscelini publicou nesta segunda-feira um vídeo nas suas redes sociais no qual se defende das acusações de uso indevido de diárias e do avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

O ministro aponta um "erro no sistema de diárias", que acabou incluindo indevidamente no cálculo dos valores as datas referentes a fins de semana, quando não teve agendas públicas. Juscelino ainda acrescenta que todas as diárias pagas indevidamente foram devolvidas aos cofres públicos.

No vídeo, o ministro afirma que vem sendo vítima de "ataques distorcidos" e alega que não houve qualquer tipo de irregularidades em suas viagens.

Na semana passada, o presidente havia demonstrado insatisfação com a postura do auxiliar e afirmou que, caso não comprovasse sua inocência, ele não seria mantido no governo.

Em entrevista à BandNews, na quinta, Lula afirmou que terá uma conversa com Juscelino na segunda-feira (6) e que ele deixará o governo se não conseguir provar sua inocência.

"Já pedi para o ministro Rui Costa [Casa Civil] convocar ele para segunda-feira para gente ter uma conversa porque ele tem direito de provar sua inocência, mas, se ele não conseguir provar sua inocência, ele não pode ficar no governo. Eu garanto a todo mundo a presunção de inocência", declarou.

No sábado, Juscelino Filho foi às redes sociais para dizer estar comprometido em mostrar a Lula que não houve irregularidade.

"Estou comprometido em esclarecer ao presidente Lula todas as denúncias infundadas feitas pela imprensa. Reitero que não houve irregularidades nas viagens citadas e que tudo está devidamente documentado. Também agradeço a oportunidade de ser ouvido com isenção e serenidade", disse.

A saída do ministro dividia aliados do chefe do Executivo. Enquanto a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), defendeu o afastamento temporário dele, outra ala do entorno de Lula vinha pregando que ele não poderia ser demitido -ao menos, não no curto prazo.

Um grupo de aliados do presidente vinha argumentando que demitir Juscelino neste momento poderia ser prejudicial para a construção da base na Câmara e ainda passar uma mensagem negativa com menos de três meses de governo.

Para alguns interlocutores de Lula, a saída de Juscelino Filho poderia gerar ruídos no Congresso com a União Brasil, que, além dele, influenciou a indicação de titulares de outros dois ministérios.

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) evidenciou nesta sexta-feira (3) sua divergência com Gleisi.

"Como disse o presidente Lula, todos os ministros, independente do partido, têm direito à presunção da inocência. O que se espera de todos eles é que tenham espaço para sua defesa. E tenho certeza que farão, sem prejulgamentos. Já vi muita gente ser afastada por causa de prejulgamentos injustos, inclusive companheiros do PT", afirmou Padilha.

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República vai, na próxima reunião do conselho, analisar o caso do ministro, conforme disse à reportagem.

"Informo que os conselheiros da Comissão de Ética Pública já tomaram conhecimento do caso, pela imprensa, e irão adotar as tratativas pertinentes sobre caso na próxima reunião do Colegiado", afirmou.

O próximo encontro dos conselheiros ocorrerá em 28 de março.

Juscelino recebeu diárias do governo federal por dias sem agenda de trabalho em São Paulo, São Luís e até no exterior. Até o momento, o total de diárias recebidas pelo ministro em duas viagens internacionais -a Portugal e Espanha- soma R$ 34,2 mil.

De acordo com uma nota divulgada pela pasta na quinta, o titular da pasta decidiu devolver o valor das diárias referentes às viagens do Maranhão e de São Paulo.

Na viagem a São Paulo, o ministro teve apenas duas agendas oficiais e aproveitou a estadia na capital paulista para participar de um evento relacionado a cavalos Quarto de Milha, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo. Juscelino Filho é criador de animais da raça.

Ele foi para São Paulo e voltou para Brasília em aviões da FAB. Isso aconteceu, segundo o Ministério das Comunicações, porque "o ministro foi cumprir agenda oficial, de interesse público".

Além disso, também segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Juscelino Filho direcionou verba do Orçamento para asfaltar uma estrada que corta sua fazenda, em Vitorino Freire (MA), antes de assumir o Ministério das Comunicações, quando era deputado na ativa.

23 comentários:

  1. Professor não pode desprezar aluno

    ResponderExcluir
  2. Foi só dividir o rouba , e dar continuidade aos próximos

    ResponderExcluir
  3. Ou seja;a política só tem imundos!!!!
    Otário é quem briga por causa de LULA ou Bolsonaro.
    Fanáticos!!!🖕😏

    ResponderExcluir
  4. Interessante você aí do comentário das 09:47h , deve ter votado no bandido de nove dedos e o verdinho que sempre apoior o ptralha também.
    Vocês sabiam que lulaladrão foi expulso do curso de libras , porque ele foi considerado gago.kkkk

    ResponderExcluir
  5. A pessoa compra um carro e coloca no seguro
    Pra se proteger do ladrão,
    Coloca grades nas janelas e portas pra se proteger do ladrão,
    Sai as ruas esconde o dinheiro e celular pra se proteger
    Do ladrão...
    E acaba votando no LADRÃO,
    Juro que não entendo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito seu comentário, parabéns, também não vou entender nunca.

      Excluir
    2. Bem argumentada a sua tese, faltou considerar que, aqueles que votam em um LADRÃO provado, condenado em três instâncias e descondenado por um "mano", com certeza é um jumento acéfalo.

      Excluir
    3. O Chefão está muito certo! Afinal, o menino inocentemente fez apenas algumas "traquinagens", coisas típicas de um jovem inexperiente. Criticar um garoto somente por ter mandado asfaltar a estrada de acesso a sua fazenda com verba dos pobres famintos e miseráveis ignorantes? Ou por ter utilizado um jatinho da Força Aérea para dar um simples passeio de fim de semana? O que há de escandaloso nestas ações impensadas de um jovem inconsequente?
      Concordo plenamente com o Chefão do Quadrilhão quando ele afirma que, quem tem que tomar vergonha na cara são os velhinhos que reclamam da alta do preço da gasolina, pois estes velhinhos TEM QUE ANDAR para ir a farmácia, ao mercado, ao médico, ao hospital... Afinal para que os velhinhos querem gasolina se nem carro eles possuem?
      Ora, existem coisas mais importantes a serem feitas com o dinheiro dos jumentos acéfalos. Por exemplo, mandar quatro bilhões de dólares para os irmãos argentinos, destinar dez bilhões de reais para os pobres artistas globais que passaram quatro longos anos do cruel governo anterior sem mamar nas tetas gordas do Governo Federal e, claro, doar os merecidos bilhões de reais à Rede Esgoto pelos serviços de calúnia, difamação, denúncias e oposição sistemática ao governo passado para que este anjo de honestidade pudesse retornar ao que sabe fazer muito bem: ROUBAR!

      Excluir
  6. kkkkkkkkkkkkkk Como ele vai expulsar o pupilo da faculdade dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ah LADRÃO!

    ResponderExcluir
  7. O cara fere os princípios do funcionalismo público, gasta nosso dinheiro e a situação e resolvida politicamente.
    Digo todos os dias enquanto nós brasileiros nos envolvemos em política partidária não teremos politicas publicas voltadas para educação, saúde e segurança.
    O eterno atraso. O cara pode ser um grande profissional e honesto se não for de tal partido não consegue tal vaga no servico publici. Até os concursos estão tendenciosos

    ResponderExcluir
  8. Vc do comentário do dia 07 de março,rapaz não tem jeito,um bandido quis fazer do filho embaixador o povo escilhambou, o outro bandido vai botar a mulher enfermeira para cuidar de contabilidade e o povo tá calado,quem é o discarado da história? Kkkkk povo vagabundo
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não sabe nem escrever seu bosta apoiador de bandido!

      Excluir
    2. Vc não sabe nem escrever seu bosta apoiador de bandido!

      Excluir
    3. VOCÊ DEVE SER UM ANENCÉFALO PROFESSOR DE PORTUGUÊS APOIADOR DE LADRÃO

      Excluir
  9. Mas os.culpados são vcs.,.nao voto em nenhum bandido desses.ha.mais.de.20.anos,quando aparecer um.hum.homem de.bem eu.voto,façam o mesmo

    ResponderExcluir
  10. Pobre gado, só vai dá PT nos próximos 8 anos, e na Bahia é pra sempre ķkkkkkkkkl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O POVO DA BAHIA VOTA NO PT VAI TRABALHAR NO SUL ,BANDO DE IDIOTAS COMEDOR DE MIGALHAS

      Excluir
    2. Deve ser preguiçoso que sobrevive com bolsa família ou migalhas dos políticos, não tem coragem pra trabalhar e correr atrás do seu progresso.

      Excluir
  11. LADRÃO E LADRÃO...
    TEM QUE COMPACTUAR COM OS MELIANTES COLIGADOS

    ResponderExcluir
  12. Esse pilantra é outro LADRÃO tbem não tá vendo q ele é o chefe da quadrilha

    ResponderExcluir
  13. Resposta ao anônimo de 19.05 , acho que vc tbem e LADRÃO por isso que defende o maior partido corrupto do Brasil

    ResponderExcluir
  14. Ele é doido de tirar para o cara abrir a boca sobre os esquemas do PT e de LULA!!!!!!!

    ResponderExcluir