segunda-feira, 13 de março de 2023

Mutirão da Mulher em Itabuna prestou cerca de 500 atendimentos

 

“O evento foi muito importante por permitir à Prefeitura atender pacientes com exames e consultas médicas com demandas reprimidas nas unidades de saúde e zerar filas”. O comentário é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, depois da realização neste sábado, dia 11, entre as 8e 13 horas, do Mutirão da Mulher que prestou cerca de 500 atendimentos nos estandes montados na Praça Rio Cachoeira e nos consultórios especializados da Policlínica Municipal Dois de Julho.

O prefeito enfatizou que o evento também serviu para finalizar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 8de março. “Sabemos que o dia da mulher é todo dia. Mas esse mutirão de cidadania, envolveu as secretarias municipais de Saúde, Promoção Social e Combate à Pobreza e Esportes e Lazer com ações de saúde, beleza e estética e atividades lúdicas como dança”, falou.

Também houve a oferta de consultas médicas em cardiologista, dermatologista, ginecologista e mastologista, nutrição, saúde bucal, métodos contraceptivos, oncologia e autoexame das mamas, etc., serviços de beleza, soba responsabilidade da Promoção Social, com professores, instrutores e alunos da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, bem como atualização e inscrição do CadÚnico, BPC/Passe Livre.

Alguns serviços do CRAM Isabela Nascimento Seara também foram realizados, e oferecidas atividades recreativas, aula de dança, slackline e atividades na quadra poliesportiva da Secretaria de Esportes e Lazer. “Ficamos satisfeitos com os resultados alcançados. Mas, precisamos diminuir as demandas de consultas, exames e procedimentos nas unidades de saúde. A partir de abril, pretendemos iniciar as cirurgias eletivas no Hospital de Base, com o apoio do Governo Federal, que lançou um programa”, disse o prefeito Augusto Castro.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância do Mutirão da Mulher em parceria com as demais secretarias. “A gente mesclou um pouco para atender a demanda reprimida e atender a demanda espontânea. Quem chegou, não saiu sem atendimento”, comentou. Ela também disse que também foi possível atualizar o cartão vacinal com a oferta de vacinas no andar térreo da Policlínica Dois de Julho.

Parceiros do Mutirão da Mulher, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna montou estande para fornecer informações e prestar alguns serviços, como destacou Saiara Aragão, supervisora do serviço de oncologia. Já o diretor geral das Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASA),Luciano Tourinho, informou que a instituição tem participado de ações com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de ações de promoção da saúde.

“Neste Mutirão da Mulher, trouxemos serviços como teste de glicemia, aferição de pressão (PA) e cuidados com autoexames de mama. “Juntos com a Prefeitura, queremos avançar ainda mais para oferecer à população saúde de melhor qualidade”, afirmou Tourinho. Também foram parceiros o LAP Laboratório, Shopping Jequitibá e Faculdade UNEX.

11 comentários:

  1. Regulação do Sus quero fazer uma denúncia através da pagina do verdinho, o posto do parque boa vista marca exame do povo e nao entrega e nem liga ,deixa lá vencer , inclusive onde eu moro na rua 5 parque boa vista nao tem agente de saúde tem muitas crianças e idosos e os moradores nao estao sendo acompanhado de nenhuma forma, outro dia fiquei sabendo que dona Telma ( agente de saúde)tem medo de ser assaltada quero dizer pra ela que aqui mora pessoas de bem ,viu dona Telma venha fazer seu trabalho que vc mesmo escolheu e nesse posto só tem 1 médico doutor receita pronta, doutor Jairo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta assim mesmo o Sus desorganizado o funcionário que manda não tem lei.

      Excluir
  2. Eu não sei pra que esses multiroes que quando vão passar os exames não tem cota são tudo particular

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o sistema de saúde de nossa cidade, está de mau a pior. Precisa arrumar esses postos de saúde dos bairros, e essa tal de regulação que está disregulada. Esses mutirões são bons, mais não resolve os problemas de saúde da população.

    ResponderExcluir
  4. Esse desgoverno não tem atendimento regular, aí fica inventando mutirão pra enganos trouxas, e abastecendo um grupinho com diárias.
    A cidade tá um abandono só,
    A gua tá uma miséria sem cair à 20 dias no Carlos Silva,
    A coleta de lixo uma bagunça, quando o carro passa os urubus já baguncaram tudo marca pra 8 hs passa tarde ou nem passam.

    ResponderExcluir
  5. São Caetano tem 20 dias que caiu água

    ResponderExcluir
  6. Devia era ter esses atendimentos regulares nos postos de saúde ,,
    Não tem,,, aí els ficam inventado mutirão pra pra comer algumas diárias por por fora.

    ResponderExcluir
  7. Políticos e "Políticas", em pleno século 21 que vive como se ainda estivessem no século 19.
    E o pior é que muitos e muitas têm até diplomas de Doutores e Doutoras.

    ResponderExcluir
  8. Esse final de semana o protegido de Augusto o Junior Botão estava aprontando todas, continua incomodando as funcionárias da prefeitura. Algum marido vai te pegar

    ResponderExcluir
  9. Prefeito blogueiro, só mídia de mentiras. Acredita quem quer eu acho é pouco. Não voto em itabuna mais sou residente daqui e não tem como dizer desde da enchente que esse prefeito não me desce, muito desvio de verba e também de doações que não foram dadas para as pessoas que perderam tudo. Só quero dizer uma coisa a esse prefeito safado. Você pode enganar o povo mais a Deus não!

    ResponderExcluir
  10. Multidão das 8:00 as 13:00, horário que o povo ainda tá trabalhando.
    Se fosse pra todos mesmo seria a partir de 12:00 as 17:00

    ResponderExcluir