sábado, 11 de março de 2023

Nasa monitora asteroide com chance de atingir a Terra

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) está rastreando um novo asteroide em órbita espacial com pequena chance de impactar o planeta Terra. A data de maior aproximação prevista é em 14 de fevereiro de 2046, dia em que é celebrado o Valentine’s Day (Dia dos Namorados) em diversos países do mundo, como Estados Unidos e Canadá. Nomeado de 2023 DW, o corpo celeste tem 49,29m de diâmetro e viaja a 24,63 quilômetros por segundo.

Ainda conforme informações no site Eyes on Asteroids, da Nasa, ele está a 0,13 unidade astronômica de distância entre a Terra e o Sol, a 149,5 milhões de quilômetros. Com possibilidade de impactar a Terra, o asteroide deve passar a menos de 0,05 unidade astronômica do nosso planeta. Mas ainda estão sendo realizados monitoramentos sobre o real impacto do corpo celeste ao Planeta Terra.

“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, disse em publicação nas redes sociais a Nasa Asteroid Watch.

De acordo com a agência, o asteroide demora, em média, 271 dias para completar uma volta ao redor do Sol. Por enquanto, com chances pequenas de atingir a Terra, o corpo celeste não é motivo de preocupação. Ainda de acordo com a publicação, os analistas de órbita continuarão monitorando o asteroide e atualizando as previsões conforme mais dados forem chegando.

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa detecta, rastreia e caracteriza objetos próximos à Terra para permitir a mitigação de possíveis impactos futuros. Veja aqui mais informações.

Teste para ‘salvar’ o planeta

Em outubro do ano passado, a Nasa lançou com sucesso mais uma fase da missão Dart (em inglês: Teste de Redirecionamento de Duplo Asteroide) para desviar o curso de um asteroide de 160 metros em um “treinamento” para salvar a Terra em futuras ameaças.

“Todos nós temos uma responsabilidade de protegermos nosso planeta. Afinal, ele é o único que temos”, disse Bill Nelson, administrador da agência, na ocasião. “Essa missão mostra que a Nasa está tentando ficar pronta para o que quer que o universo jogue na nossa direção.”

1. Daqui até lá, eu já morri kkkkk

2. Tomara que acerte a terra em cheio!!!!!

1. Pra quê tanta arrogância ? Você pode pagar caro só por pensar dessa forma. Sua vida pode ser inútil mas também pode ser incrível, isso depende muito de você. Nunca tome como exemplo as coisas ruins que pessoas ruins fazem , as outras pessoas não merecem sua irá ,seu ódio, seu desprezo, elas não te fizeram nada.

3. Estudos dizem q esse belo asteróide cairá sobre o rio grande do sul.