quinta-feira, 16 de março de 2023

Prefeitura inicia novo ciclo de combate ao mosquito da dengue em Itabuna

 

A Coordenação do Programa de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quinta-feira, dia 16, o segundo ciclo de visitas aos domicílios para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde janeiro passado que a Prefeitura de Itabuna vem executando ações contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus

A coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, explicou que os ciclos consistem em visita aos domicílios e imóveis nos bairros da cidade e têm duração de 40 dias. Após esse prazo, o mesmo Agente de Combate às Endemia volta para repetir o tratamento que é feito à base de pastilha (larvicida) colocada nos reservatórios de água.

Ela orientou a população que ao lavar tanques ou reservatórios de água, não retire essas pastilhas que garantem a eliminação de larvas, o tratamento e o combate às arboviroses.

A coordenadora também comemorou a queda no índice de infestação predial ao destacar que essa redução é o resultado de um conjunto de ações de prevenções da saúde, reforçado por parcerias como a do Departamento de Limpeza Pública durante os mutirões.

A  importância do trabalho de campo rotineiro realizado pelos profissionais da Divisão de Endemias foi destacado por Lucimar. Consiste em eliminar possíveis criadouros de larvas e também orientar os moradores para se unirem ao esforço do poder público para que as arboviroses continuem sob controle.

Para concluir, Lucimar destaca que, embora Itabuna registre queda no número de casos de dengue, é importante que as famílias fiquem em alerta, evite água parada em vasilhames abertos, tampe bem reservatórios de água, observem e limpem seus quintais. Em caso do possível surgimento de casos, em qualquer área da cidade devem ligar para o disk-dengue (73) 3612-8324.

3 comentários:

  1. O mosquito nunca vai fazer mal para ninguém, meu bairro tá cheio de Igrejas entre e pague. Tá tudo amarrado em nome do dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Bairro João Soares está infestado de mosquitos! Região da Travessa São Pedro, final da rua do Contorno e Travessa dos Vianas.

    ResponderExcluir
  3. O mosquito gosta de água acumulada, SE NÃO ESTÁ TENDO ÁGUA PRA POPULAÇÃO, ONDE ESTÃO OS MOSQUITOS?

    ResponderExcluir