segunda-feira, 6 de março de 2023

UESC inaugura a primeira fábrica de chocolates

 

Nesta segunda-feira, dia 6 de março, o município de Ilhéus, será contemplado com a primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil, a ChocoSol. A unidade de produção está situada no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no bairro Salobrinho, com a parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

Entre os propósitos da unidade fabril, está o beneficiamento do cacau produzido na região Sul da Bahia. A entrega oficial da primeira produção de chocolates será logo após à solenidade de abertura do Semestre Letivo 2023.1 com a Aula Magna a ser proferida pela Secretaria Estadual de Educação, Adélia Melo Pinheiro. O evento contará com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, ressalta a importância da unidade para a população de Ilhéus, Itabuna e o Sul da Bahia, que passa a contar com um equipamento moderno que vai possibilitar o aprendizado e a produção social, fortalecendo e dinamizando a cadeia do chocolate. “A Universidade apoia a economia solidária no território e, através dos seus centros de pesquisa, busca melhorar a qualidade do nosso principal produto agrícola através da pesquisa e da inovação”, afirma Santana.

“A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária, no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de “arranjo produtivo territorial solidário, pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate”, avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior.

Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Litoral Sul, também instalado no local, que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre. A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC), que já administra o contrato do Cesol Litoral Sul.

9 comentários:

  1. E o curso novo da UFSB de cacau e chocolate, vai fazer como agora?
    Essa fábrica de chocolate poderia ser instalada no campus da UFSB na Ceplac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa faculdade existe é, nunca nem vi falar dela nas escolas, cidade, nem pra fazer propaganda tá servindo. Quem dirá fazer chocolate.

      Excluir
  2. Boa notícia!
    Professor Alessandro, como funciona tantos novos empreendimentos na Uesc sem convocar os aprovados no concurso para o administrativo?
    A ceplac já é uma "caixa preta".

    ResponderExcluir
  3. Desgraça, ilhéus e Itabuna só sabem trabalhar com cacau, não tem inovação nenhuma, parabesas duas cidades parece que o mundo todo depende de porra de chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. larga de burrice, tem que trabalhar com o que tem disponível em grande escala. vai trabalhar com uva sendo que não é da região?

      Excluir
    2. Biqueira e o oque não Falta.

      Excluir
  4. SO TEM PREGUIÇOSOS E MACONHEIROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA TRABALHOU NA VIDA ,VIVE AS CUSTA DOS PAIS
      BANDO DE FAZ NADA
      AINDA DIZ QUE PASSOU NO ENEM,TBM SE NÃO PASSASE ERA DEMAIS , SÓ ESTUDA ,FUMA E DAR O CANECO

      Excluir