sábado, 29 de abril de 2023

Advogado de mulher expulsa de voo vê racismo estrutural e diz que ela está muito abalada

O advogado da mulher negra que foi expulsa, na madrugada deste sábado (29), de um avião da Gol que faria a rota entre Salvador e São Paulo, afirmou que viu racismo estrutural no caso e disse que ela está muito abalada. Conteúdo do G1/Bahia

“A gente está buscando a responsabilização de todas as pessoas que lesaram o direito de Samantha. Isso envolve companhia aérea, pessoas físicas e está no processo de estruturação”, disse Fernando Santos.

“O racismo é um indutor do processo. Nós estamos estudando uma forma de como esse racismo estrutural vai se manifestar no meio jurídico”, explicou.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a passageira Samantha Vitena questionando, dentro do avião, a abordagem de três homens da Polícia Federal que a tiraram do voo.

A Gol informou que a mulher não seguiu viagem porque "não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas". Em nota, a companhia disse que Samantha foi retirada por "medida de segurança".

Samantha Vitena mora em São Paulo e é coordenadora de Educação do Instituto Identidades do Brasil (IDBR), uma ONG que se dedica à igualdade racial, com sede no Rio de Janeiro.

Ela também é mestranda em Bioética da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A Samantha está muito abalada, porque foi um fato muito traumático para ela e a família. Foram momentos de verdadeiros terror”, contou o advogado da passageira.

Após ser expulsa da aeronave, Samantha Vitena foi ouvida por agentes da Polícia Federal (PF) e liberada. Segundo Fernando Santos, ela já está com familiares, em São Paulo. "A própria companhia se colocou à disponível para colocar ela em outro voo”, contou.

Entenda o caso

Segundo uma testemunha, a jornalista Elaine Hazin, Samantha foi ignorada por comissários quando precisou de lugar para guardar sua mochila no bagageiro dentro do avião. Em seguida, como Samantha não encontrou lugar para a mochila, a tripulação pediu que ela fosse despachada, mas a passageira se negou a despachar, devido ao risco de dano ao seu computador, que estava lá dentro.

A passageira, então, teria sido auxiliada por outros passageiros, e não por comissários, até encontrar espaço para guardar a mochila. Mesmo assim, ainda segundo a testemunha, três agentes da Polícia Federal que disseram ter sido chamados pelo comandante, a expulsaram do voo (leia mais abaixo). Elaine Hazin classificou o episódio como sendo um fato "extremamente violento de racismo".

Nas redes sociais, o Ministério das Mulheres se pronunciou sobre o caso ao dizer que o caso contra Samantha Vitena "demonstra o racismo e a misoginia que atingem de forma estrutural as mulheres negras em nosso país".

Disse ainda que "a cena é uma afronta a Samantha e a todas as mulheres negras". E informou que vai pedir providências à companhia aérea e à PF, que "devem desculpas e explicações após a abordagem".

A Fiocruz também divulgou uma nota de repúdio sobre o caso. Afirmou que a passageira foi vítima de racismo e violência contra a mulher pela forma de tratamento dispensada a ela.

"Tanto dentro do voo, pela tripulação, como pelos agentes da Polícia Federal, convocados pela companha aérea, para retirá-la à força sem justificativa e sem que Samantha apresentasse qualquer resistência ou motivo para tal", afirmou na nota.


Voo já estava com mais de uma hora de atraso

A jornalista que testemunhou o ocorrido relatou ao g1 que foram momentos de tensão na aeronave. Ela conta que o voo estava com mais de uma hora de atraso quando os passageiros foram convocados ao embarque. As pessoas começaram a colocar suas bagagens nos compartimentos dentro do avião, mas Samantha não encontrou local para sua mochila.

A discussão na aeronave começou porque, ao ser solicitada a despachar a bagagem, a passageira sinalizou que seu notebook estava dentro da mochila e seria prejudicado se fosse despachado.

A jornalista Elaine conta que, durante a discussão com Samantha, um tripulante da Gol teria dito: "Se você não despachar, a gente não sai daqui. Ou você despacha ou você sai do voo".

Como o clima ficou exaltado, Elaine diz ter ajudado a jovem a colocar sua mochila no bagageiro. Depois da discussão, o avião ficou mais cerca de uma hora parado, até que três homens com identificação da Polícia Federal entraram na aeronave.

"Chegaram de modo truculento e disseram que a levariam por ordem do comandante. Um deles falou: 'Se a senhora não se retirar desse voo agora, não vamos decolar. A senhora tem que sair!'. Foi uma angústia, um terror, uma violência".


O que disse a companhia aérea

Por meio de sua assessoria, a Gol informou que havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e muitos clientes colaboraram ao despachar os volumes gratuitamente. No entanto, "uma cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo".

A empresa lamentou os transtornos e disse que a situação foi causada por "medidas de segurança". A companhia ressaltou que segue apurando o caso.

A Polícia Federal informou que foi acionada pela companhia para efetuar o desembarque da passageira, que não teria acatado as ordens do comandante do voo, referentes à segurança de acomodação de bagagens.

Afirmou também que, de acordo com a Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, o comandante exerce autoridade desde o momento em que se apresenta para o voo até o momento em que entrega a aeronave, tendo autonomia para solicitar apoio da Polícia Federal.

A PF informou ainda que passageira foi ouvida pelo órgão e liberada em seguida. As circunstâncias do fato estão sendo apuradas. Tanto a Gol como a PF foram questionadas sobre as acusações de racismo, mas não se pronunciaram sobre o assunto.

A assessoria do aeroporto de Salvador informou que não se pronunciaria sobre o ocorrido.

Vídeo viralizou na internet

Em um vídeo que viralizou na internet, é possível verificar o momento em que os agentes chegam para retirar Samantha do voo.

No video ela relata: "Agora vem três homens pra me tirar do voo sem falar o motivo. Perguntei qual o motivo de estarem me tirando desse voo e ele (um dos comissários) disse que não vai falar e, que se eu não sair desse voo, ele vai pedir pra todo mundo sair e que eu estaria cometendo um crime", afirmou.

Samantha comenta no vídeo, inclusive, que um dos comissários teria dito que uma possível descida não prevista do avião seria culpa dela por não despachar a bagagem

"Os comissários não moveram um dedo pra me ajudar. Falaram que se a gente pousasse em Guarulhos, a culpa seria minha porque não quis despachar. A culpa não é porque o voo está mais de duas horas atrasados e tem mais de uma hora que coloquei a mochila e, mesmo assim, o voo não decolou. Mas a culpa seria minha."

No vídeo que circula nas redes sociais, Samatha pede para que os homens expliquem porque ela está sendo retirada do voo. O homem pega no braço dela dizendo que ela será conduzida. //G1-Bahia

62 comentários:

  1. Respostas
    1. Pq não foi com vc. Vc deve ser bolsonarista, foi isso que o ladrão de jóias deixou de herança ao Brasil, ódio.

      Excluir
    2. Que comentário sem noção esse das 00:00,o cara quando não tem que falar ,fala besteira

      Excluir
    3. Mi mi mi !! Hj em dia tudo é racismo, faz barraco p chamar atenção, bando de vitimistas!! Tudo é uma choradeira nem sorrir pode , pois se tiver um banguela por perto é preconceito 😂😂😂😂😂

      Excluir
    4. Pronto começou amigo(a) a política já acabou, e racismo existe muito antes de Bolsonaro ou de Lula, só que nesse caso aí está parecendo mais e mi mi mi msm, pq td hj o povo quer colocar como racismo.

      Excluir
    5. Mi mi mi porque nao foi sua mãe seu filho da puta

      Excluir
    6. Você falou tudo, o que Bolsonaro fez,foi deixar a esquerda com ódio,por isso todos esquerdistas dão uma de vítima para aparecer e querer ganhar uma grana encima disso. Já vão com intenção de armar barraco, porque é isso que eles querem.

      Excluir
    7. E vc é amante de vagabundo. É muito mimimi isso sim , se sabe que a porra da bagagem não dá quer por apusso, vitimismo besta . Bota pra fora mesmo

      Excluir
    8. Queremos respeito exu

      Excluir
    9. sou negro mais muitos queria ter a vidinha que eu tenho!

      Excluir
  2. Vi muito vitimismo,todo mundo já sabe que se não cabe seus pertences no bagageiro,tem que ser despachado mesmo....

    ResponderExcluir
  3. MIMIMI DA PORRA! ISSO AI NÃO TEVE NADA A VER COM COR DE NINGUÉM

    ResponderExcluir
  4. tudo agora e racismo vamos acabar com isso e assumir de uma vez a cor

    ResponderExcluir
  5. Rapaz,nao tem quem mais suporte tanta presepada,pelo amor de Deus,sou branco,me chamam de galego,mula russa,nunca me chateei,que coisa insuportavel

    ResponderExcluir
  6. Rapaz,nao tem quem mais suporte tanta presepada,pelo amor de Deus,sou branco,me chamam de galego,mula russa,nunca me chateei,que coisa insuportavel

    ResponderExcluir
  7. Então... na cabeça de vários pretos, eles podem fazer qlqr coisa, levar vantagem em qlqr situação, e ter que ser aceito sob qlqr circunstancia, como se não houvessem mais pretos mau caráter! Assim como algumas mulheres malucas que usam o fato de serem mulheres pra fazer qlqr merda e pronto, pq ELAS PODEM! KKKKKKKKKKK
    O Brasil não tem jeito!

    ResponderExcluir
  8. Que diabo de racismo estrutural. Ela saiu não porque era negra, e sim por desrespeitar os funcionários do vôo. Precisamos de uma guerra urgente.

    ResponderExcluir
  9. Agora tudo é racismo!! É normal quando a bagagem não cabe no compartimento da aeronave precisa ser despachado, mais as pessoas se acham no direito de transgredir normas fazendo um escândalo desnecessário.

    ResponderExcluir
  10. Já está ficando chato , tudo é racismo ,no quer cumprir regras e diz que é racismo

    ResponderExcluir
  11. NÃO PODE MAIS CONTRARIAR “NEGRO, GORDO, VIADO E SAPATONA”….DAQUI UNS DIAS VIRA LEI
    PARABÉNS AO PILOTO

    ResponderExcluir
  12. Isso tudo é a ousadia pq lula voltou kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Agora estão tudo mostrando as unhas

    ResponderExcluir
  14. sou negro,mas tudo agora é racismo pra ganhar dinheiro em cima dos outros.Vai trabalhar preguiosa

    ResponderExcluir
  15. Não vir nada de racismo aí assistir o vídeo o que vi foi muita baixaria dessa mulher esse advogado quer ganhar dinheiro isso sim mais uma pergunta ela foi despachada para onde e que horas era pq se foi a meio noite realmente está errado, Uma coisa eu digo até nesses coletivos latas velhas que roda aqui em Itabuna tem uns motoristas safados ousados gosta de falar coisas para as pessoas digo pq já vir e ouvir e olha é maís com as mulheres acho isso muita falta de respeito uns caras ousados nois aqui do Pedro Fontes estamos de olho em ums que roda pra qui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tbm só vi não muita baixaria nesses ônibus latas velhas tem muito muito motorista safados mesmo mais deixa eles já estamos sabendo quais são eles pensa que as pessoas são cegos e não ouve uma hora a conta chega

      Excluir
  16. Pela desqualificação profissional, já entendi.

    ResponderExcluir
  17. Que povo em ? Tão se achando .

    ResponderExcluir
  18. Tinha por ela pra ir a PÉ pra aprender respeitar a normas das CIA aéreas!!

    ResponderExcluir
  19. ESCANDALOSA, SEM EDUCAÇÃO DOMÉSTICA.
    NERVOSINHA AE ACHANDO.
    DEVERIA TER SAIDO EM.UMA.CAMISA DE FORÇA DIRETO.PARA UM MANICÔMIO...PARA DAR SHOW LA DENTRO

    ResponderExcluir
  20. Todos nós conscientes de nossos direitos e deveres, e também que existem protocolos a serem seguidos, para voar nas aeronaves, por questão de segurança do voo e de todos os passageiros. Essa aí metida a jornalista, ao meu ver, tentou se aparecer, com sua falta de educação e ignorância com relação aos procedimentos técnicos, a serem observados durabte o voo. Só isso. Falta de educação e ignorância.

    ResponderExcluir
  21. Se ela obedecesse as regras da empresa e guardasse sua bagagem no lugar apropriado, nada desse rebu provocado por essa ativista teria acontecido. Esse pessoal tem que deixar de ser vitimista, isso não tem nada com racismo. Com certeza essa senhora é mais uma doente do PT PSOL PCdB é outros caralhos comunistas. Vai judicializar e vai passar vergonha.

    ResponderExcluir
  22. Levava o notebook na mão idiota. Muito vitimismo dessa comunista.

    ResponderExcluir
  23. Esse pessoal com certeza são esquerdistas, são perturbados e perturbadores da ordem pública. Parabéns ao comandante do avião. Foi dá show desceu do vôo. Vá dá queixa na delegacia e Globo lixo kkkkkk
    Se fudeu. Não tem nada com racismo era só obrdecer a regra e pronto.

    ResponderExcluir
  24. Tipico de um integrante de ong's rs

    ResponderExcluir
  25. Racismo? Onde? Toda companhia aérea tem sua regras e normas e só a "bonita" não queria seguir. Se acha acima da lei e agora vem com mi, mi, mi? Será que a Doutora bugiganga não entende que tais atitudes colocam todo voo em risco? Parabéns Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  26. Verdade , o povo tá cheio de ousadia confiando no PT, e aproveita para extorqui as empresas, tudo combinado com Advogado.

    ResponderExcluir
  27. É por isso que viajo no ônibus, esse negócio de avião é muito Mi-mi-mi, só tem gente metido a besta, não sei porque é assim.

    ResponderExcluir
  28. uma pena ver isso acontecendo em pleno século XXI... racismo não pode ser tolerado. Mas vejamos pelo lado bom, ela n irá mais precisar trabalhar, vai ganhar rios de dinheiro com essa ação e que bom, ela realmente merece. Foi injustiçada. Justiça por ela!

    ResponderExcluir
  29. Vitimismo puro, assume a cor desgraça, se é branco é branco se é amarelo é amarelo se é preto é preto e ponto

    ResponderExcluir
  30. Sem si falar quem tem cobrador que adora uma menina nova seliga seu filho daputa tô na sua cola

    ResponderExcluir
  31. O primeiro racista e o próprio preto

    ResponderExcluir
  32. FUNÇÃO BARRACO ATIVADA COM SUCESSO

    ResponderExcluir
  33. Uma baina q envergonha a Bahia! povo confusento, nada d mais.

    ResponderExcluir
  34. Eleitor de Mulla nao é Brincadeira nao! Pura confusao, q coisa feia! Envergonha a Bahia uma barraqueira dessas. Pior a impresa da importancia a isso.

    ResponderExcluir
  35. Palhaçada, tanto desta elemento deprimente como dessa advogada! 🤡

    ResponderExcluir
  36. O negro hoje em dia de oprimido se tornou o opressor, acabam criando casos de racismos que não existem, Hoje o títulos das matérias fazem de tudo para caráterizar situações comuns a todos como racismo: homem negro é espancando, homem negro é médico, homem negro é preso, mulher negra é expulsa de avião e etc..PORRA ELA NÃO FOI EXPULSA PORQUE É NEGRA E SIM PORQUE QUERIA DESCUMPRIR A NORMA DA AVIAÇÃO CARALHO..SOU NEGRO PORRA ESSE PAUTA TA ERRRADA. PRECISAMOS IDENTIFICAR CASOS E PESSOAS SEM EXALTAR A COR E SIM O SER HUMANO..CANSEI DESSA MILITÂNCIA MALDITA E FORÇADA

    ResponderExcluir
  37. Pode até ser a senhora negra esteja serta, mas é muito mimi, não pode acontecer nada com ninguém de cor que já é racismo, sendo que os primeiros racista são os próprios negros, negros quando fica famoso e ganha muito dinheiro... Casa-se logo com uma loira dos olhos azuis e nunca com uma negra?

    ResponderExcluir
  38. Já pensou se todos os passageiros do avião tivessem o mesmo pensamento dessa mal educada?

    ResponderExcluir
  39. Até agora tô procurando o racismo.

    ResponderExcluir
  40. Ela quer aparecer na midia e ganhar indemnização da empresa de aviaçao e depois sair candidata a algum cargo politico.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza essa pilantra quer dinheiro

      Excluir
  41. Com certeza essa pilantra quer dinheiro

    ResponderExcluir
  42. As pessoas sabem que existe regras,se não quer seguir vai de carro próprio , agora estou vendo quer fazer de vítima, pra chamar atenção e ganhar dinheiro ,mas as câmara dará a resposta se a mesma estiver errado tem que pagar indenização a empresa

    ResponderExcluir
  43. Analisando a fala de quem estava no vôo! A cliente está correta, pois todos os passageiros teem direito a um local para colocação das suas bagagens e se a empresa tivesse adotado o procedimento correto, as pessoas do vídeo e essa repórter não iriam se expor e defenderem à mesma! Pau na gol e nesses maus servidores públicos truculentos da era bozó psicopata! No mínimo, deveriam dar uma satisfação a ela sobre o porque de estar sendo retirada do vôo! Faltou bom senso, sobrou truculência e houve racismo estrutural sim, só que pegaram uma profissional da educação que possui conhecimento sobre os seus direitos e quem filmou e presenciou tal atitude dos maus funcionários público/privado e agora, arcarão com às devidas reparações! E por favor! Jumentos que não sabem o que escrevem aqui no blog lixo! Calem-se às próprias ignorâncias! Retardados já bastam os filhos de bozólixo! Aprendam a interpretarem o contexto das coisas, não o que veem, apenas! Mongolóides, acéfalos! Munnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn, gados velhos! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  44. Terceiro turno já!!! BOZO 2030......rsrsrs

    ResponderExcluir
  45. A carta do racismo sempre é usada para levar vantagem e prejudicar outras pessoas que não concorde com os atos do indivíduo.

    ResponderExcluir
  46. o que vejo realmente, existem dois tipos de negros: o que trabalha, que está se lixando, se não gostam da cor de pele que temos, mostramos , através de nossa inteligência e capacidade, sem mimimi e outro tipo de negro, que se faz de vítima e só defende os negros vagabundos e não trabalhadores. Quando aquele negro vagabundo que morreu no Rio, a mídia hipócrita, caiu em cima e direitos humanos e como já conhecemos. O outro negro que foi confundido como ladrão, vindo do trabalho ,a mídia em sua maioria, nem ligou , passou por passar e essa senhora, se estiver certa tudo bem, senão , se enquadra no primeiro tipo de negro. E são mais racistas que os brancos.

    ResponderExcluir