quarta-feira, 5 de abril de 2023

Atraso de pagamentos deixa SAMU de Ilhéus sem médicos, segundo coordenadores

O enfermeiro Cyomar de Mattos Dias e a médica Joanne Souza, coordenadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), afirmam que médicos plantonistas contratados pela Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) vão paralisar suas atividades, a partir desta quarta-feira (5), devido à falta de pagamentos referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. A informação está na Comunicação Interna (CI) nº 041/2023, dirigida ao secretário de Saúde do município, André Cezário. O PIMENTA teve acesso ao documento.

Segundo os coordenadores, os médicos com pagamentos atrasados foram contratados como pessoas jurídicas e alegaram que a Sesau tem conhecimento dos atrasos.

“Sendo assim, comunico que os médicos efetivos plantonistas da escala diária de hoje dia 04/04/2023 não têm disponibilidade de continuar o serviço no dia posterior, pois os mesmos estão em plantão em outras unidades e instituições”, diz o trecho final da Comunicação Interna, emitida nesta terça-feira (4).

O PIMENTA entrou em contato com o secretário André Cezário para obter posicionamento da Sesau a respeito da CI. “Não estamos e nem ficaremos sem médicos”, afirmou o gestor, hoje (5), em mensagem de texto ao site.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota sobre o problema. Segundo a pasta,  não procede a informação de que os profissionais estavam há três meses sem salários. “Ocorre que a prestação de serviços médicos entre as empresas e a administração pública é feita mediante contrato e dentro dos prazos legais para pagamento”, diz a nota.

A Sesau também afirma que os pagamentos foram feitos hoje e que o funcionamento do Samu não foi interrompido. “O atraso, de 20 dias, se deu por questões administrativas com alguns médicos que desempenham a função como PJs. A Sesau acrescenta que é imprescindível estar com a documentação regularizada e manter os impostos em dia para efetivação do pagamento, caso contrário, o repasse ficará pendente, ocasionando atrasos”, acrescenta o comunicado da gestão.

2 comentários:

  1. Que comecem os roubos ! Kkkkk faz o L

    ResponderExcluir
  2. Então, nt fizeram o L, agora está sofrendo as consequências

    ResponderExcluir