quinta-feira, 13 de abril de 2023

Casos de dengue continuam estabilizados segundo Prefeitura de Itabuna

 

Um relatório divulgado nesta quinta-feira, dia 13, pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, indica que os casos de dengue no município continuam estabilizados. O documento informa que de janeiro a abril deste ano, foram confirmados 629 casos de dengue, 424 de chikungunya e 34 de zika vírus.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que essa estabilidade se deve ao trabalho diário conjunto e ao esforço permanente dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), agentes da Vigilância Sanitária e aos departamentos de Atenção Básica e de Limpeza Pública.

As ações no combate ao Aedes aegypti são desenvolvidas diariamente por meio de visitas domiciliares, tratamento focal com larvicida, mutirões a remoção de lixo e entulhos (bota-fora), recolhimento de pneus usados em depósitos e áreas públicas e ainda a borrifação com bomba costa. Além disso, há educação ambiental permanente junto à população.

“Mas é preciso que a comunidade junte-se a nós nessa luta que é de todos e continue vigilante e mobilizada fazendo sua parte dentro das casas para evitar água parada em qualquer recipiente, mesmo que seja uma simples tampinha de garrafa que pode se transformar num criadouro” afirma a diretora Maristella Antunes.

Segunda ela, é importante que os moradores denunciem possíveis próximo de casa e casos suspeitos de dengue, o que ajuda os profissionais de saúde a localizar e eliminar qualquer larva do mosquito. Maristella lembra que os 172 Agentes de Combate às Endemias se dividem em equipes para o trabalho de prevenção das arboviroses, a partir das 7 horas de segunda a sexta-feira e à noite, algumas vezes, com o trabalho de borrifação com inseticida.

“Fazemos nossa parte, mas a responsabilidade deve ser de todos os cidadãos, pois se cada um colaborar, poderemos diminuir os números de casos e de infestação predial e sair estado do alerta amarelo, que ainda persiste no município”, conclui a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Denúncias de possíveis criadouros ou casos suspeitos de dengue em qualquer parte da cidade podem ser feitas pelo do Disk-Dengue no telefone (73) 3612-8324 ou ainda no Instagram: @endemiasemfoco.

9 comentários:

  1. PERGUNTA PRA QUEM TÁ PEGANDO ESSA DOENÇA SE O CASO ESTÁ SOB CONTROLE.... ESSA VIGILANCIA PARECE PIADA... E TEM MAIS, ESSE PREFEITO TIROU A METADE DOS SERVIDORES DA DENGUE PRA DESFILAR COM OS CARROS DO MUNICÍPIO, DEIXANDO A DESEJAR, TENDO UM QUADRO COM A METADE DOS FUNCIONÁRIOS. FORA OS QUE ESTAO AFASTADOS EM OUTROS SETORES SEM TER DOENCA ALGUM... AUGUSTO TERÁ A RESPOSTA NAS URNAS.. E ESSA COORDENADORA O TEMPO DELA TA ACABANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço ninguém que esteja doente. Se tem uma alimentação deficiente, é usuário de drogas como: cigarro, bebida alcoólica, vacinas e drogas ilegais, Logo tem uma imunidade natural fraca e qualquer coisa fica doente.

      Excluir
  2. Tem que mandar agentes no interior do cemitério de itabuna nunca vi tanta muriçoca.

    ResponderExcluir
  3. A cidade esta infestado de casos de dengue e chikugunya, sub notificação a vista, esconderam a verdade nos falsos índices mostrados ao povo de Itabuna e agora estão escondendo a verdade.

    ResponderExcluir
  4. AGENTE DA DENGUE TOTALEMNETE PERDIDOS, UMA SECRETÁRIA CEGA, UMA DIRETORA CEGA E UMA COORDENADORA DA DENGUE SABIDA TODA.

    ResponderExcluir
  5. Sra Licimara, coordenadora da dengue. sai dai misera.

    ResponderExcluir
  6. a secretária sabe de dengue o que o jegue sabe de missa, dai coloca uma peso morto para cuidar da dengue.

    ResponderExcluir
  7. cambada de misera a cidade ta tomada de mosquito da dengue e a mulher que toma conta dos agentes da dengue não sabe nada do cargo. vcs estão esperando outra epidemia é. cambada de miseraveis.

    ResponderExcluir
  8. Estabilizado só se for no palácio que augusto castro tem em salvador.pq aqui em Itabuna está um caos,dezenas de casas abandonadas no jardim primavera e nem os agentes de edenmias tem acesso p resolver .Isso é um caso de saúde pública é preciso entrar nessas casas senão a cada dia piora.A maioria dos casos são resolvidos em casa Pois as pessoas estão com receio de ir p hospitais e upas.Pois o atendimento está péssimo na saúde da cidade.

    ResponderExcluir