sexta-feira, 28 de abril de 2023

Centenas de famílias do MST são retiradas de acampamento na Chapada Diamantina


Centenas de famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram retiradas, na tarde de quinta-feira (27), de uma área de ocupação no município de Planaltino, na região da Chapada Diamantina.

Segundo o MST, esta foi a terceira vez que as famílias do acampamento Estrela Vive foram despejadas da área da empresa Ferbasa. A fazenda havia sido reocupada no dia 30 de março, quando integrantes retomaram plantios e construção dos barracos que haviam sido destruídos no últimos despejo.

Ainda segundo o movimento, a ameaça de um novo despejo já estava circulando, porém sem nenhum comunicado oficial. Os sem-terra afirmam que a fazenda da empresa Ferbasa é “uma terra abandonada e improdutiva, local que não gerava emprego ou servia de moradia”.

O MST ainda acrescentou que as famílias do acampamento não tem para onde ir, e que a fazenda era “fonte de moradia e trabalho para centenas de famílias que já produzem seus alimentos, e são comercializados a toda região do município de Planaltino”.

Em nota, a Ferbasa, única produtora integrada de ferrocromo das Américas, informou que ocorreu nesta quinta (27) uma reintegração de posse determinada pela Justiça na Fazenda Reunidas Louro, de propriedade da empresa, no município de Planaltino.

“A Ferbasa reafirma que sempre esteve aberta ao diálogo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST e demais envolvidos. Acrescenta que vem atuando intensamente no sentido de fazer cumprir a desocupação de forma pacífica e ordeira”, declarou. Conforme o MST, as famílias saíram da área de forma pacífica e estão acampadas na estrada próxima à fazenda.

10 comentários:

  1. Famílias de sem terras... Só tem Família São as pessoas
    Honestas, Bandidos na tem famílias ,
    Tem quadrilhas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Impressionante. Fica parecendo que invadir uma propriedade que não é sua é uma coisa aceitável. Esse movimento é apenas político. Ninguem aí quer trabalhar. Conheço vários produtores da região que tiveram suas terras invadidas (esse é o termo) e o movimento MST apenas furtou a produção dele e vendeu, depois que ele conseguiu a ordem de reintegração, toda a produção dele inclusive alguns animais haviam sido roubados. Essa é a política deles, invadem terras, roubam e ainda tem quem apoie. Agora, por que o governo do PT não entrega um pedaço de terra improdutiva pra que eles MST, através do trabalho deles, a tornem produtiva? Claro que o Governo não quer abrir mão das terras que eles possuem. É mais fácil invadir e saquear uma fazenda que ja tenha toda a estrutura e produção pronta.

    ResponderExcluir
  3. Famílias não seu esquerdista, sao ruma de vagabundo

    ResponderExcluir
  4. tinha era que meter fogo nesse vagabundos

    ResponderExcluir
  5. Essa facção criminosa é aliada e protegida pela Orcrim Petralha, cujo chefe é o maior Ladrão de todo o planeta, o Mula. Todos bandidos.

    ResponderExcluir
  6. Campada de esmolé!!!!. Eu pensava que o bolsa esmola já era o suficiente para essa corja!!!!!. Trabalhar ninguém quer patifes!!!!.

    ResponderExcluir
  7. Coloca nos programas do governo!
    Nossos impostos não é pra isso ou é pra comprar gravata de luxo em euros.

    ResponderExcluir
  8. Esse povo são vagabundos, quando o dono da terra manda bala, vão criticar.

    ResponderExcluir
  9. Agora voltou a ser moda o MST

    ResponderExcluir
  10. ESSES VAGABUNDOS, INVADEM FAZENDAS PRODUTIVAS PARA DEPOIS VENDER. O CERTO É QUE ESSE POVO NÃO GOSTAM DE TRABALHAR, GOSTAM MESMO É DE MOLE. ESSAS PRÁTICAS DE INVASOES DE FAZENDAS, DEVERIA JÁ TER SIDO PROIBIDAS.

    ResponderExcluir