quarta-feira, 12 de abril de 2023

Estudante do IFBA de Ilhéus é selecionada para intercâmbio no Japão


A estudante do curso técnico integrado de Segurança do Trabalho do campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Fernanda Santos Fernandes foi selecionada para participar Sakura Science High School Program (Brazil), programa de intercâmbio curta mobilidade no Japão, de iniciativa da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

O programa é voltado para estudantes do ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e tem como objetivo promover o intercâmbio de curta duração, 16 a 22 de abril, para estudantes brasileiros(as), por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades no Japão, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Por falta de tempo hábil, a edição 2023 do Programa, aproveitou o edital do ano anterior, o mesmo que possibilitou a participação do estudante do campus Seabra,  Styves Barros, no programa em 2022.

Fernanda conta que teve conhecimento do programa através dos canais de comunicação do IFBA, e que, apesar de achar que não teria chances, resolveu se inscrever mesmo assim e contou com a ajuda de uma servidora e da sua mãe. “Tive interesse no programa Sakura desde a primeira vez que vi a oportunidade através de um post do instagram do IFBA.  Li a matéria e vi que era incrível, mas logo me veio à mente que não tinha tantas chances… alta concorrência, muitas exigências burocráticas, minha síndrome de impostora (admito), mas mesmo assim tentei com muito esforço e indo de setor em setor pegar os documentos necessários consegui me inscrever, e só me mantive forte em tentar graças à Valquiria Barbosa Santana  que trabalha no setor de coordenação acadêmica e muito me incentivou e à minha mãe que sempre esteve ao meu lado”, relatou a jovem.

Sobre as expectativas da viagem e a vontade de participar, Fernanda Fernandes afirma que “o objetivo do programa, os lugares e toda a proposta são sobre coisas que eu gosto, que eu tenho trabalhado durante o tempo no IFBA, com projetos de pesquisa na área de ciência e tecnologia, e eu sou apaixonada por Astronomia, quando vi que iríamos visitar a JAXA [The Japan Aerospace Exploration Agency – Agência Aeroespacial Japonesa], foi a cereja do bolo. Tenho muitas expectativas, todo esse processo de documentação e de conhecer os outros alunos que vão e receber as informações da viagem… aumenta a ansiedade de ir logo”.

A JST providenciará para os estudantes os bilhetes aéreos internacionais, seguro-viagem, acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão e o visto para o país. A Setec será responsável pelos bilhetes aéreos para os trechos nacionais e pela emissão do passaporte. Por Iali Moradillo.

8 comentários:

  1. Parabéns querida vc merece se dedicou pra isso Deus abençoe sempre nessa nova caminhada e etapa de sua vida

    ResponderExcluir
  2. Só não vai chegar lá fazer igual a outra que pulou nua do prédio vendo bicho depois pra família ficar pedindo dinheiro pra trazer corpo Japão é mais longe que Argentina,porque mulher não aguenta ver o colorido de cidade grande que se empolga

    ResponderExcluir
  3. Um ensino de qualidade realmente faz muita diferença. Infelizmente os integrantes da Quadrilha do Inferno querem destruir a porcaria do ensino que é péssimo e transformá-lo em lápide de cemitério dos sem cérebro.

    ResponderExcluir
  4. 彼女はここで何をするつもりですか?
    あなたは私たちの言うことを何も理解できず、コミュニケーションが取れず、翻訳者もいません!
    単純に、ブラジルはどこにお金を使うべきかわからない愚かな国です。

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, até que em fim uma notícia boa.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Uma Camacaense nos representando no exterior

    ResponderExcluir