quarta-feira, 24 de maio de 2023

Bahia é um dos estados onde maior parte da população é composta por pessoas em situação de pobreza

 *Por Bahia Notícias

A Bahia é um dos nove estado da federação em que a maior parte da população é composta por pessoas em situação de pobreza, ou seja, que vivem com renda mensal de até R$ 665,02. A constatação é de um levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), publicado pelo G1 e feito com base em dados de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE. O IJSN é um órgão ligado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo.

Segundo o estudo, a Bahia tem 51,6% dos seus habitantes nesta situação. Os demais estados que compõem a lista estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. São eles: Piauí (50,4%), Acre (52,9%), Pernambuco (53,2%), Ceará (53,4%), Paraíba (54,6%), Alagoas (56,2%), Amazonas (56,7%) e Maranhão (58,9%).

O levantamento ainda aponta que a taxa de pobreza brasileira caiu de 38,2% para 33% entre 2021 e 2022, para um nível mais próximo de 2020. Mas, mesmo com a queda, o número de pobres no país ainda é alto: são 70,7 milhões de brasileiros vivendo em situações precárias; eram 81,2 milhões em 2021.

O estudo detectou que todos os estados do país tiveram queda nas taxas de pobreza no último ano. Os estados com as maiores reduções foram Roraima (11,7%) e Sergipe (9,7%), mas eles seguem com taxas elevadas, acima de 45%.

Segundo o estudo, dois fatores principais estão por trás da queda de pobreza em 2022: a melhora do mercado de trabalho e a expansão de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. O programa foi turbinado no último ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando ele disputou e perdeu a eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mesmo com a melhora, os dados apontam que os indicadores continuam elevados de forma geral. “A taxa de pobreza alcançada em 2022 retornou a um patamar próximo ao observado em 2020, que era de 32,7%”, diz Pablo Lira, doutor em Geografia e Diretor-Presidente do IJSN.

A queda do ano passado fica ainda mais evidente porque 2021 teve a taxa de pobreza mais alta dos últimos 11 anos. Segundo dados divulgados pelo IBGE no final do ano passado, a pandemia da covid-19 fez disparar a pobreza no Brasil. Com isso, o número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza bateu recorde em 2021.

A pesquisa mostra ainda que o número de brasileiros vivendo na extrema pobreza – ou seja, com até R$ 208,73 por mês – também diminuiu, recuando de 20 milhões em 2021 para 13,7 milhões em 2022. Isso significa que, no ano passado, 6,4% da população vivia nestas condições.

46 comentários:

  1. 16 anos de PT... e vamos pra 20 anos... coloque a raposa para cuidar do galinheiro e dá nisso... propaganda tem muita, milhões e milhões

    ResponderExcluir
  2. Onde a esquerda está há mais tempo no poder! Onde tem comunismo, socialismo, populismo e petismo só tem desgraça, violência e miséria!

    ResponderExcluir
  3. Pensei que lula já tinha resolvido isso .!!

    ResponderExcluir
  4. A Bahia sempre com os piores índices em tudo. Um estado 20 anos governado pelo PT o partido da destruição e do atraso.

    ResponderExcluir
  5. A Bahia é governada pelo PT há mais de 20 anos. Apresenta um dos piores índices de desenvolvimento, violência, educação e economia, mas ainda assim a população vota na continuidade desse governo. A forma de se manter no poder é manter a população na pobreza e prometer que irá investir em ajuda social.

    ResponderExcluir
  6. Ochent é nada kkkkk faz o L

    ResponderExcluir
  7. Kd a picanha de abóbora kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso luladrao passeando e dormindo em cama de 65 mil reais kkkk

    ResponderExcluir
  9. Vejo muitos comentários conscientes. Parabéns. São 16 anos de PT aqui, impossível alguma coisa dar certo, a não ser para os governantes. Povo na miséria e o governo luxando vivendo o socialismo petista enquanto isso a galerinha do PT que está no governos vivendo o melhor do capitalismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Vejo muitos comentários conscientes” kkk todos os comentários da mesma pessoa, em sequência. É muito desespero hein? Faça arminha com a mão que o bozo vem salvar você

      Excluir
  10. Mas agora a Bahia vai sair dessa miséria!Com Jerônimo e o PT no Poder,nosso estado será referência pro Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que isso seja uma ironia

      Excluir
    2. Kkkkkk vai mudar de ovo 🥚 cozido pra ovo frito...rsrsrss

      Excluir
  11. FAKE NEWS, não acredito nisso, o ''Pétê'' fez da Bahia um lugar de primeiro mundo kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é mais um ! Até PT você faz errado kkkk.

      Excluir
  12. Isso não faz sentido,lula tirou todos baianos da pobreza!o cara que mais deu dinheiro aos pobres da Bahia foi Bolsonaro,mais como preferiram voltar a miséria então não podem reclamar

    ResponderExcluir
  13. E o Lula ladrão não alardeia que tirou o povo da linha da pobreza?kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. politico não muda a vida de ninguém nao vei , em relação a mateira meteram uma foto feia para combinar com o assunto , sou de itabuna e moro no rio de janeiro, acredite aqui tem gente passando fome e lugares mais feios que esse da foto voce acredita? não? vem aqui ver .

      Excluir
    2. Mas o povo semi-analfabeto muda a vida dos políticos...rsrsrsrs

      Excluir
    3. Quem é que vai ao Rio de janeiro? Aí mora o Cabral. Huuum huuum aí não vou mesmo. PT e Cabral juntos, imagina o que pode acontecer?



      Excluir
  14. Culpa disso: PT. QUÉM HÁ 20 ANOS OU MAIS, QUE GOVERNOU A BAHIA FOI O PT.
    NÃO DIZEM QUE O NINE, É O pai DOS POBRES?

    ResponderExcluir
  15. Lula tá preocupado em mandar TVs e vídeo game de última geração pra os presídios,lula pai dos pobres, otarios

    ResponderExcluir
  16. Mentira o amor venceu essa matéria é fake estamos comendo picanha e tomando cerveja, faz o L o amor venceu.

    ResponderExcluir
  17. e so fazer o L QUE FICA TUDO BEM BAHIA CRESCENDO CADA VEZ MAIS ESTA OTIMO KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  18. Kkkkkk quanto mais pobres, melhor pra nós PT. Enquanto eles estão pobres, nossas esposas e filhos estão empregados no tribunal de contas, Petrobrás, pólo petroquímico e outras estatais. Pobre tem que assistir Globo e Uou .

    ResponderExcluir
  19. GRAÇAS A 16 ANOS DO PT NO NOSSO ESTADO... DÁ NISSO AÍ,,,

    ResponderExcluir
  20. GOVERNADO MUITOS ANOS PELA TURMA DO "L"
    VÃO RECLAMAR DE QUE?
    GOSTAM DE BOLSA FAMÍLIA E AUXÍLIOS
    TRABALHAR NINGUÉM QUER E TBM NAO TEM EMPREGO

    ResponderExcluir
  21. Isso aí culpa dos próprios Baiano, continuar fazendo o L 24 anos de atraso com o PT.

    ResponderExcluir
  22. TRISTE BAHIA...O QUÃO DESSEMELHANTE...DOS QUE A DIRIGEM A QUASE 20 ANOS E DOS QUE OS ELEGEM PRA CONTINUAR NA MISÉRIA

    ResponderExcluir
  23. kkkkkkkkk Na eleição o cacau tava pingando certo né ? pq a Bahia era linda em tudo kkkkkkkkkkkkkkkk . .FAZ O L DESGRAÇA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Mas n é a Bahia q é comandada pelo PT a quase 20 anos ,🤔 ? E q esse mesmo partido tem como presidente o pai dos pobres ? Estranho, era para ser o melhor estado do país para se viver , o incrível é q esses mesmos baianos insistem c a mentalidade de q esse partido fará algo por nós , ou irá nos tira desses índices ridículos q só nos envergonham 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

    ResponderExcluir
  25. A Bahia, foi o estado, cujo qual, sofreu o maior desprezo e abandono pelo desgoverno Bolsonaro. maior corte no Bolsa família, abandono nas enchentes... e foi exatamente por sermos desprezados, que DAMOS O MAIOR PERCENTUAL DE VOTOS A LULA.

    ResponderExcluir
  26. Oxi. Não foi Lula q disse q no Brasil não existia mas pobreza... agora vendo aq lugar de gente sem estudo. Sem inteligência e SEM ALIMENTO. É justamente onde Lula e PT foram eleitos. ... povo sem inteligência. Faz o L é sofram

    ResponderExcluir
  27. oxe ??? mais o amor não venceu ??

    ResponderExcluir
  28. 16 anos da desgraça do PTralhas governando a Bahia não devia ter nenhum pobre por aqui. oh esqueci que a quadrilha PTralhas estão todos ricos essa desgraça chamada PT é a oitava praga do Egito só que na Bahia erraram o endereço.

    ResponderExcluir
  29. Aqui na Bahia tem pobreza não... o PT tirou todos da pobreza, essa reportagem ai tá errada 😛

    ResponderExcluir
  30. Aqui o partido sabe que é aonde tem mais BURROS no Brasil,pessoas sem estudo,e investe pesado no eleitorado. é por isso que o Estado é miserável.

    ResponderExcluir
  31. pobreza e ignorância, pois elegeram, Geronimo e Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foram os inteligentes que elegeram BOSTANARO e seus milicianos.
      Vivas para os PASTORES evanjegues que se venderam para apoiar o burro.
      A religião imbeciliza

      Excluir
  32. Isso aí é tudo premeditado. Quanto mais gente analfabeta e pobre, mais eles se perpetuam no poder.

    ResponderExcluir
  33. é pobre p caralho... mas o governo de lula ta melhor... rui costa q é uma desgraça

    ResponderExcluir
  34. FAKE NEWS, AQUI NA BAHIA O GOVERNADOR MOSTRA NAS PROPAGANDAS QUE CHEGOU CHEGANDO E O POVO TA FELIZ!!!!

    ResponderExcluir