quinta-feira, 25 de maio de 2023

Prefeito Augusto Castro lança Mega Mutirão de Saúde de Itabuna

“Esta será uma das mais relevantes intervenções em larga escala no atendimento em saúde jamais vista na história do município”. Assim o prefeito de Itbuna, Augusto Castro (PSD), definiu a dimensão do Mega Mutirão em Saúde lançado durante solenidade no Teatro Municipal Candinha Dória, na noite da quarta-feira passada, dia 24.

 O Mega Mutirão de Saúde acontecerá na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso no período de 13 a 17 de junho na perspectiva de atender mais de 16 mil usuários, com idade acima dos 14 anos que se encontram na fila de espera da Central de Regulação do SUS.

 Segundo o prefeito, o objetivo do Mutirão em Saúde é reduzir a demanda reprimida de consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias eletivas de diversas especialidades no Sistema Único de Saúde (SUS).

 Os critérios de atendimento no Mutirão incluem ainda pacientes referenciados pelas unidades de saúde, identificados por buscaativa de diagnósticos por incidência e prevalência executada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a solenidade de lançamento, que reuniu secretários municipais, vereadores, profissionais de saúde e de imprensa, além de usuários do SUS, o prefeito Augusto Castro destacou o quanto as demandas reprimidas têm impactado negativamente no fluxo do atendimento em saúde não só de Itabuna, mas nos municípios brasileiros.

“No pós-pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a demandar por serviços de saúde, impactando no planejamento mensal das secretarias municipais de saúde. O gargalo precisa ser resolvido e Itabuna dará passo significativo para mudar tal realidade. Para além do Mutirão, estamos intensificando os investimentos na requalificação das unidades de saúde e ampliação de cotas para exames e especialidades médicas”, comentou.

“Tenho a certeza que em breve poderemos viver outra melhor realidade no atendimento em saúde para a população itabunense”, afirmou Augusto Castro. Ele ainda destacou o Programa de Doação de Óculos, cujo projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que vai distribuir mais de 4 mil óculos para a população carente, com recomendação de oftalmologistas.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, definiu a data de lançamento do Mega Mutirão como um dia feliz para o SUS em Itabuna e elogiou a estratégia do prefeito Augusto Castro para minimizar a fila de espera por atendimentos e procedimentos de exames diagnósticos e cirurgias eletivas. “Seria impossível reduzir as demandas num ritmo normal diante da realidade”, afirmou.

“Portanto, com o Mutirão ganharemos um novo fôlego para que possamos reorganizar nossos fluxos e dar maior celeridade nos encaminhamentos, principalmente nos casos que exigem diagnósticos especializados e encaminhamentos cirúrgicos”, disse Lívia.

A secretária apresentou o projeto do Mega Mutirão que será executado em dois momentos. Primeiro, com consultas e exames diagnósticos, em junho. Depois, com as cirurgias eletivas demandadas. ““Isto significa dizer que haverá  acompanhamento intensivo dos pacientes regulados no SUS e as cirurgias serão marcadas para agosto”, disse.

O Mega Mutirão de Saúde terá a coordenação-técnica do médico Eric Ettinger de Menezes Júnior, que falou na solenidade, além do doutor Paulo Sérgio Andrade, diretor da empresa Mais Saúde, responsável pelo planejamento e estruturação do Mutirão.

11 comentários:

  1. TANTA PALHAÇADA PRA GASTAR DINHEIRO E SE PROMOVER
    BASTAVA FAZER FUNCIONAR OS POSTOS DE SAÚDE, NÃO FORÇAR O POVO SE LOCOMOVER PRA UM LOCAL DISTANTE DE SEU DOMICILIO.
    TUDO PRA ENTRAR DINHEIRO PRA CAMPANHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Se o fluxo da atenção básica e de média complexidade estivessem funcionando direitinho, a demanda não seria tão grande. Anunciam o projeto como se fosse uma coisa super revolucionária, mas o problema é culpa da própria secretaria de saúde.

      Excluir
  2. Quanta humilhação sem falar que tem paciente que não tem a mínima condição de se locomover até esse multiengano pelo motivo de ter problema de saúde pois tem que ficar o dia todo na humilhação

    ResponderExcluir
  3. Tamanha demagogia numa simulação de uma cortina de fumaça para ludibriar os miseráveis desafortunados e incapazes de raciocinar. Enquanto os parasitas abocanham salários de 40 mil, 50 mil, 100 mil reais para enganarem os jumentos com mentiras mirabolantes e encenações surreais tendo como pano de fundo a crueldade da tortura pela dor e a morte anunciada. Quanta crueldade com milhares de excluidos e invisíveis!

    ResponderExcluir
  4. Augusto no país das maravilhas!! TD dia é festa. Até p anunciar pagar salário. Pqp
    Veio p saquear e enterrar o resto de cidade q existe.
    Anúncio do pré itapedrao, pré itapedrao, pré pré itapedrao. Esquenta itapedrao. Itapedrao. 100.000 pessoas por dia. Kkkkkkk se fosse 100 mil formigas até caberiam.

    ResponderExcluir
  5. Mutirão? E enquanto isso no posto de saúde do vila Analia ,a previsão para atendimento com dermatologista ,segundo a funcionária vou precisar esperar em média 6 meses

    ResponderExcluir
  6. E continua a sacanagem com o povo pobre, doente e necessitado. Faltam medicamentos nos postos de saúde e ate no hospital de base. Ai vem essa festa do mutirao da saúde. O paciente faz o exame e se diagnosticado com alguma doença? Vai ter atendimento? Vai ter tratamento? Cirurgia? Essa parte ai e esquecida, ppis não faz parte do mutirao do oba oba.rsrsrsrd

    ResponderExcluir
  7. Libera comentário verdinho, pq o povo insatisfeito não vai lá no shopping hj dá um salve pra Augusto? Quem tá insatisfeito vai lá

    ResponderExcluir
  8. Augusto Castro, vamos asfaltar o vale do Sol, o povo estar te esperando, ai estar como ele gosta aparecendo para fazer + uma promessa, a campanha já comecou 2024 estar chegando!!! só faltou na foto Erasmo, e um queijo!! KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inocente , esse deve ser o último bairro de itabuna a ser asfaltado. Mas sim, assalto e de boas, vcs tem aí

      Excluir
  9. verdinho tem varios comentario que vc não solta porq eu não tenho rabo preso com esse prefeito cabeça de pitú não

    ResponderExcluir