terça-feira, 9 de setembro de 2025

Familiares bloqueiam BR-415 em protesto contra denúncias de abusos no Conjunto Penal de Itabuna

Na manhã desta terça-feira (09), familiares de detentos do Conjunto Penal de Itabuna realizaram um protesto que interditou um trecho da BR-415, na saída de Itabuna em direção a Ibicaraí. O grupo denuncia supostos abusos praticados pela direção da unidade e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com os manifestantes, visitas têm sido suspensas de forma arbitrária, além de alimentos e roupas destinados aos presos estarem sendo descartados. Eles também acusam o Grupo Especial de Operações Prisionais (GEOP) de utilizar spray de pimenta, bombas e balas de borracha mesmo sem a ocorrência de motins dentro do presídio.

Os familiares afirmam ainda que programas de ressocialização foram desmantelados, ordens judiciais descumpridas e levantam suspeitas de irregularidades na gestão da unidade, incluindo possível superfaturamento. O movimento pede que as denúncias sejam apuradas pelo Ministério Público, pelo Poder Judiciário e por órgãos de fiscalização do Estado.

Até às 13h desta terça-feira, o protesto seguia ativo, com a BR-415 totalmente bloqueada nos dois sentidos. Manifestantes também ameaçaram interromper outros pontos de acesso da cidade ao longo do dia.

A equipe do Blog Verdinho Itabuna segue acompanhando a situação e atualizará as informações em tempo real assim que houver a liberação da rodovia.