A população de Canavieiras volta às ruas para protestar contra a implantação da Reserva Extrativista (Resex), dispostas a dar um basta na situação do marasmo econômico e social. A Resex foi criada durante o Governo do ex-presidente Lula, através de um simples decreto, e é considerada um marco causador da fuga dos investidores nas áreas de turismo e de cultivo e beneficiamento de camarões e peixes em cativeiro.
Cansada dessa situação de penúria e atraso, a população canavieirense voltou às ruas na manhã deste sábado (18) e realizou uma passeata de protesto monumental, para pedir a transformação da Resex em Área de Preservação Ambiental (APA). A caminhada teve início na praça Maçônica, percorrendo toda a avenida Octávio Mangabeira (rua 13), onde foram realizadas as manifestações orais.
A caminhada contou com a participação do deputado federal Paulo Magalhães,e dos deputados estaduais Ângela Souza e Jânio Natal,do prefeito de Belmonte, Janival Natal, secretários municipais, vereadores, pescadores e marisqueiras, além de grande parte da população. Segundo Paulo Magalhães, que é relator do projeto de criação da Área de Proteção Ambiental (APA), os deputados estão mobilizados para corrigir um erro histórico cometido contra Canavieiras.
O deputado Jânio Natal disse que desde que foi procurado em Brasília pelo prefeito Dr. Almeida, a bancada da Bahia vem atuando na Câmara Federal no sentido de dar encaminhamento ao projeto de transformação da Resex em APA. Ao lado disso, também estão visitando os ministérios para relatar os desmandos que estão sendo praticados em Canavieiras, em nome da proteção ambiental.
O prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, lembrou que não é possível que uma região se dobre a uma farsa como a Resex, criada de forma fraudulenta e que vem prejudicando toda a população de Una, Belmonte e Canavieiras. Ele disse ainda, que somente um grupelho que nunca trabalhou pescando ou mariscando está sendo beneficiado,em detrimento de toda uma sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário