domingo, 23 de setembro de 2018

Primavera deste ano será mais quente

A primavera deste ano, iniciada às 22h54 deste sábado (22), será mais quente do que a média histórica para a estação. A informação é de institutos de pesquisa em meteorologia e de previsão do tempo.

De acordo com a meteorologista Graziella Gonçalves, do Instituto Climatempo, o final de setembro ainda terá nebulosidade e resquícios de ar ameno na região Sudeste. Na primeira quinzena de outubro, porém, o tempo deve começar a esquentar e a partir daí os termômetros terão marcas acima da média.

O prognóstico do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o último trimestre do ano confirma a tendência. Segundo o órgão, há grande possibilidade de que o tempo seja influenciado entre outubro e dezembro pelo fenômeno El Niño, marcado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico com influência direta nas temperaturas no Brasil.

A tendência de termômetros com marcas um pouco mais altas do que o normal, algo que já havia sido adiantado por A Tribuna On-line na última terça-feira (18), pode inclusive se estender até maio de 2019.


O prognóstico divulgado pelo Inpe informou ainda que não é possível prever se o volume de chuvas para a estação será dentro da média ou se haverá alguma anomalia no índice pluviométrico.

A última semana já teve calor atípico para setembro, com temperaturas chegando aos 30 graus e umidade acima dos 60%. Os resultados do tempo mais quente e úmido renderam alguns flagrantes da Reportagem no sábado: árvores floresceram na região da Ponta da Praia e deram colorido especial ao bairro.

Semana de verão
A primeira semana da primavera promete ser uma prévia da estação: sol e calor com temperaturas máximas acima dos 30 graus na Baixada Santista. Conforme previsão do Climatempo, a região permanece sem chances de chuva pelo menos até quarta-feira, com termômetros variando entre 18 e 32 graus.

No meio da semana, o calor deve começar a dar uma trégua, mas não deve fazer frio na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário