De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o consumidor brasileiro vem enfrentando dificuldades para quitar a fatura do cartão de crédito, modalidade que cobra os juros mais elevados do mercado. Entre novembro e dezembro do ano passado, aumentou de 20% para 25% o número de usuários de cartão de crédito que não conseguiram pagar o valor integral da fatura, passando a entrar no chamado ‘crédito rotativo’. Os consumidores que quitaram toda a quantia devida somam 73% dos entrevistados. O levantamento da CNDL em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que os cartões de crédito mantiveram a dianteira de sondagens anteriores e foram o instrumento de crédito mais usado em dezembro, mencionado por 38% dos consumidores.
O cartão ficou muito à frente do segundo colocado, que é o crediário (15%). Os empréstimos foram citados por 8% da amostra e o cheque especial também por 8%. Há ainda, 6% de consumidores que buscaram financiamentos. No total,48% dos brasileiros recorrem à alguma modalidade de crédito em dezembro. Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a conveniência, segurança e aumento da aceitação do cartão de crédito explicam a liderança no ranking, mas alerta que o usuário deve tomar cuidado com o risco de endividamento excessivo.
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