quinta-feira, 6 de junho de 2019

Mulher é a primeira trans a defender Mestrado no Sul da Bahia

Um fato histórico e representativo de muitas lutas aconteceu na tarde da última terça-feira (04) na Sede do Grupo Humanus, em Itabun. Isabella Santos Silva foi a primeira mulher transexual a defender um Mestrado no Sul da Bahia. Ela defendeu o trabalho “Cursinho preparatório para o ensino superior: garantia de práticas no ensino básico de condições de acesso às Universidades para pessoas LGBTI e demais minorias sociais”.

Participaram da banca de defesa a Professora Dodi Leal, do Campus Sosígenes Costa da UFSB; o Professor Seu Verciah, da UFBA e militante do Movimento De Trans pra Frente, de Salvador, e o orientador do trabalho, Professor Rafael Guimarães, do Campus Jorge Amado da UFSB.


A mais nova Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB) ressaltou a perspectiva freireana adotada na condução da pesquisa de Pós-Graduação, que foi a criação e coordenação, por ela, do Cursinho Pré-ENEM Popular gratuito TRANS+, analisado em seu trabalho.

O cursinho foi pensado para pessoas trans, LGBTI e de outras minorias sociais. As aulas foram ministradas por Isabella, que é professora de História, e por docentes e colegas do PPGER da UFSB, além de pessoas professoras das redes pública e privada de Itabuna, que atuaram como voluntárias.

52 comentários:

  1. Independente de ser trans ou não, o que interessa é a contribuição da sua tese de mestrado para a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ensinar à criança na educação básica sobre gênero para facilitar o acesso desta à universidade? Isso é uma grande contribuição? Será que vão ensinar que há na UFSB, por exemplo, cotas de pós graduação para travestis, trans etc.? Ou seja se não tiver capacidade para acessar apenas estudando, vire travesti ou diga que se sente de outro sexo e poderá ter seu acesso facilitado. Grande contribuição...

      Excluir
    2. Trans é uma espécie ou ser humano? Tenho certeza que é humano e não precisa de me anismos para provar sua capacidade.

      Excluir
    3. Adoro qdo é operada. aqui em Itabuna ja vi uma. ficou +ou-. parece um talho de ferida dando língua... laele..

      Excluir
    4. OXIIIII. E LUGAR DE TRAVECO NÃO É MAIS NA ESQUINA?

      Excluir
    5. Você das 23:38, hum sei, colocou a boca lá também para ver se era o mesmo gosto ?

      Excluir
  2. Oxxi o fato de ser trans não quer dizer q seja burra. Se formou porq é inteligente. E teve uma ajuda extra no fato de ser trans...

    Na minha humilde opinião pessoas tem q ganhar bolsas de estudo por merecimento. E não por ser preto.braco.homem ou mulhe. Rico ou pobre gay ou sei lá mas o quê.

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver! Que diferença faz a opção sexual dela(e) não sei como se diz. Se fosse um homem ou mulher hetero falando do mesmo assunto teria destaque,teria diferença ? Falta muito para país avançar, tantos assuntos o importantes para pesquisar e investir e tantos outros que são importantes e estão sendo feitos e não recebem a publicidade nem a atenção necessária!

    ResponderExcluir
  4. Isabella, minha querida, parabéns! Sucesso sempre! 😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc flor de pimenta... Ministra DAMARES mandou lembranças viu !? Bolsonaro tá aí pra apoiar vcs ! 2022 17 neles !

      Excluir
  5. Respostas
    1. Qualificação de nível superior, você tem alguma? qual sua dissertação? tem?

      Excluir
    2. kkkk. qta viadage!!

      Excluir
  6. Verdinho e suas pautas canhotas.

    ResponderExcluir
  7. Itajuípe sempre tem que dar um jeitinho de aparecer, não aguenta ver um flash. Agora pergunta o resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja vi que Viadice é mesmo com Itajuípe.

      Excluir
    2. Você das 23:54, realmente tem muito, mas rodando a bolsa em esquinas só em Itabuna e Ilhéus mesmo.

      Excluir
  8. Pela leitura do texto, entendi perfeitamente de uma vitória. Por se tratar de uma classe de minorias que sofrem todos os dias com preconceitos de uma sociedade machista, preconceituosa, homofóbica que não sai de sua caixinha quadrada pra enxergar que o mundo em torno dela é plural e de todos. Precisamos como seres
    humanos, chegar o nível de olharmos pras pessoas de igual pra igual. Não por que
    alguém gosta de azul ou rosa. Meus parabéns a essa moça Isabella pela conquista. E que sirva de exemplo pra muitos que é possível sim. A final, o sol brilha pra todos e nesse universo cabe todos também.

    ResponderExcluir
  9. Ótima professora,minha filha estudou com ela no galileu.

    ResponderExcluir
  10. O pastor ontem no culto disse que isso e coisa de satanas que esses ai tem que aceitar jesus ser batizado e receber o espirito de jesus o pastor de crente disse que jesus condena isso ai e que isso é o demonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tu e o pastor tão querendo comer a bicha.

      Excluir
    2. Na verdade não é demonio e sim demonia.. Pomba-Gira.

      Excluir
  11. Parabéns... Este exemplo mostra a sociedade da cabeça pequena/fechada que a sociedade LGBTQ+ pode muito além do que possa imaginar, são pessoas como nós, com sangue correndo nas vêias, com vontades, desejos e sonhos... Show !!! Mais TRANS defendendo MESTRADO!!!

    ResponderExcluir
  12. Engraçado como a conquista de classes que não é a sua, de diferente opiniões e conceitos que não é o seu machuca tanto a heterossexualidade e posicionamentos político/religiosos de certas pessoas.
    Parabéns pela conquista, professora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estivesse tratando do mesmo tema, mas uma pessoa hetero homem ou mulher você acha que teria algum destaque ? Seria tratado como conquista ou feito histórico ? Se ela(e) é boa pessoa não vem ao caso, porém é preciso avaliar se teria a mesma ênfase da mídia noticiar o mesmo fato vindo de outra ideologia, posição políticao ou característica sexual. E mais, com tantos mestrados e doutorados em diversas áreas mais práticas, qual a razão de dar destaque a esse assunto ?

      Excluir
  13. Pessoa mal educada,um ser humano digno de pena! Na frente da "sociedade " é um personagem , já presenciei vários bate boca dessa pessoa aqui no pontalzinho , e quando foi ver o que era ... sempre se vitimando. Uma vergonha !

    ResponderExcluir
  14. OS QUE NÃO TEM MESTRADO, PÓS, GRADUAÇÃO, NÍVEL MÉDIO PIRAM DE RAIVA.


    ESSES QUE FALAM MAL, não saíram do antigo mobral.


    Sucessos. Outras apareçam e calem os nazistas de bozonaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. mas.... e os bofinhos? e os novinhos? e a pedofilia?
      Investiga ae bhe!

      Excluir
  15. Parabéns professora Isabela. Seu sucesso reflete a sua luta. E por mais mulheres trans e travestis nas universidades e no trabalho formal de carteira assinada. Que sua conquista sirva de inspiração para outras pessoas.

    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS E QUE VENHA O DOUTORADO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carai...........tem PHD pra viadagem?

      Excluir
  17. QUEM É HOMOFÓBICO É POR QUE TEM VONTADE DE DAR A BUNDA E NÃO TEM CORAGEM. A CIÊNCIA QUEM DIZ NAS PESQUISAS NÃO SOU EU QUE ESTOU DIZENDO.

    ResponderExcluir
  18. Gente não é possivel que o preconceito de vocês tem que gritar tanto até mesmo em uma situação em que se está atuando pro bem.Gente não existe ninguem melhor do que ninguem,somos todos seres humanos,isso ja é ridiculo,deixem as trans em paz.

    ResponderExcluir
  19. E se não fosse trans e daí?
    Me poupe viu verdinho. Independente da opção sexual o que vale é a competência.
    Reportagem mimimi da porra.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela conquista, que tenhamos cada vez mais travestis e mulheres e homens trans ocupando lugares longe da marginalização. Os conservadores piram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. laele.. queremos é bem menos.

      Excluir
    2. kkkk prefiro vê-las mesmo é na pista. fazendo vida. acho que tem mais a ver com a opção e satisfação sexual. elas amam e é a cara da classe.

      Excluir
  21. FOI MEU PROF NO MEDICI AMAVA ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu deve ser outro viadinho na incuba... kkkkk

      Excluir
    2. hmmm. te ensinou. foi?

      Excluir
  22. DA-LHE VEADA. KKKKK

    ResponderExcluir
  23. POW... SAI LOGO DO ARMÁRIO. BICHARADA!!!
    da logo esse toba vey........ leifo e despregado.

    ResponderExcluir
  24. ELE(A) TEM UM PEZÃO DA HORA... ISSO QUE É UM PÉ. DEVE SER DISMARCADO. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  25. Mas é muita viadagem
    para uma só reportagem .

    ResponderExcluir
  26. Não demora cometer suicídio

    ResponderExcluir
  27. Educação acima de tudo,conhecimento eleva a alma.Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, recentemente assistir uma palestra dessa profissional exemplar, gostei muito, a sua luta continua acredite sempre em dias melhores. Aos comentários maldosos eu só digo uma coisa,mais amor pra vocês pois é difícil vocês encontrarem isso dentro de vocês né? o Sucesso dela incomoda os fracos ! bjs de luz.

    ResponderExcluir