terça-feira, 11 de junho de 2019

Processos contra Lula estão corrompidos, afirma defesa

Processos contra Lula estão corrompidos, afirma defesa
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota neste domingo, 9, indicando que o os processos contra o petista estão corrompidos e que o restabelecimento de sua liberdade é urgente. O posicionamento dos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins se dá após publicação de reportagem do site The Intercept, que revelou mensagens de texto de membros da Lava Jato, entre eles o atual Ministro da Justiça Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

No texto, os advogados de Lula também destacam urgência em reconhecer que o ex-presidente não praticou qualquer crime e é "vítima de manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política".

Segundo a defesa, as matérias do portal The Intercept revelam "detalhes de uma trama na Lava Jato, entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro", com o "objetivo pré-estabelecido e clara motivação política, de condenar o petista".

Cristiano Zanin e Valeska afirmam ainda que já haviam demonstrado, em recursos e em comunicado formalizado no Comitê de Direitos Humanos da ONU, a existência de uma atuação combinada na força-tarefa.


Lula está preso na sede da superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril de 2018 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Os advogados do ex-presidente apresentaram recursos contra a sentença da Quinta Turma do STJ, que reduziu a pena do petista em abril, pedindo a eventual progressão de Lula para o regime aberto. O Ministério Público Federal encaminhou pareceres à Corte indicando que o ex-presidente já poderia progredir para o semiaberto, saindo da prisão para trabalhar durante o dia e retornando à noite.

Ministros do Superior Tribunal de Justiça ouvidos reservadamente pelo Estadão/Broadcast acreditam que o tribunal deve rejeitar o pedido do ex-presidente. Para os magistrados, o tema deve ser tratado antes em primeira instância, pela Vara de Execuções Penais, em Curitiba.

A Associação Juízes para a democracia (AJD) e a Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho (ALJT) divulgaram nota "exigindo a imediata soltura do ex-presidente e de todas as vítimas do processo ilícito relevado pelos diálogos" revelados pelo The Intercept. As entidades pedem ainda a exoneração do Ministro Sérgio Moro e investigação dos integrantes do Ministério Público Federal mencionados na reportagem.

Segundo as associações, os atos são "essenciais para a retomada do Estado Democrático de Direito" no País e "superação da crise político-institucional em curso e o retorno à normalidade democrática".

Leia a nota da defesa de Lula na íntegra:

"Em diversos recursos e em comunicado formalizado perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU em julho de 2016 demonstramos, com inúmeras provas, que na Operação Lava Jato houve uma atuação combinada entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro com o objetivo pré-estabelecido e com clara motivação política, de processar, condenar e retirar a liberdade do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem publicada hoje (09/06/2019) pelo portal 'The Intercept' revela detalhes dessa trama que foi afirmada em todas as peças que subscrevemos na condição de advogados de Lula a partir dos elementos que coletamos nos inquéritos, nos processos e na conduta extraprocessual dos procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro", diz o texto.

"A atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades. A esse cenário devem ser somadas diversas outras grosseiras ilegalidades, como a interceptação do principal ramal do nosso escritório de advocacia para que fosse acompanhada em tempo real a estratégia da defesa de Lula, além da prática de outros atos de intimidação e com o claro objetivo de inviabilizar a defesa do ex-Presidente."

"Ninguém pode ter dúvida de que os processos contra o ex-Presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos. O restabelecimento da liberdade plena de Lula é urgente, assim como o reconhecimento mais pleno e cabal de que ele não praticou qualquer crime e que é vítima de 'lawfare', que é a manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política", finaliza o texto assinado por Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins.

41 comentários:

  1. sem crimes não pode haver processos, uma vergonha esse judiciário brasileiro, todo contaminado, todo corrompido, não só depois das divulgação dos crimes do chapolim enrolado (sérgio vagabundo moro), e sim em sua totalidade, como pode aércio neves e o temer acertando propina com a JBS e outros , alí, na lata , na cara de pau e não dar em nada, o flávio bolsonado ,carlos bolsonaro, a mãe, o bolsonaro, um clã de assassinos, milicianos, uma gangue, mafiosos, comprovado e o judiciário não toma uma atitude! os procuradores da lava jato que elaboraram o pior crime da história brasileira de corrupção tem que serem exonerado e presos.! o crime organizado tomou conta do brasil. pastores evangélicos, evangélicos %, políticos, 1010% da justiça sem falar do próprio povo que são corruptos desonestos também; pena de morte para edir macedo, r soares, valdemiro, feliciano, esmeraldo, clivela e todos os pastores, paredão imediato sem julgamento, e cadeia pros restantes da política e judiciário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festival de besteiras nesse comentário sem falar nos erros de português. Texto bem tipico de esquerdopatas.

      Excluir
    2. Tadinho do Santo Lula, tu é muito e otário, o ladrão foi condenado em primeira, segunda, terceira instância de mané kkkk,todos juízes e desembargadores e ministros tão errados, só o ladrão tá certo, da sua mulher pra ele.

      Excluir
    3. Vamos soltar os bandidos Lula ( a maior ladrão do mundo ) sergio Cabral, Eduardo. Cunha e todos os quadrilheiros do PT e prender Sérgio mouro e os procuradores e todos políticos serem julgados por Gilmar Mendes. Assim os petralhas serão felizes para sempre. Bando de fdp

      Excluir
  2. Politicos(humffff) nenhum se salva, que cada um viva sua própria sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser do PT
    Acabou a mamadeira,por isso o choro!!!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser do PT
    Acabou a mamadeira,por isso o choro!!!

    ResponderExcluir
  5. Só está faltando agora a publicação dos dialogos dos outros juízes e desembargadores que confirmaram e até aumentaram a pena de luladrão. Os petistas continuam sonhando com a liberdade do maior ladrão que o mundo já conheceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você das 09:10 um dos maiores ladrões da historia do brasil foi.Fernando Henrique este sim vendeu quase o pais inteiro para construir as estradas do Brasil e não fez nada a não ser fazer o dinheiro desaparecer mais quem fez as estrada foi o ladrão do lula.tome vergonha em sua cara seu ladrão colega de Fernando

      Excluir
  6. Não se trata de defender Lula. Mas, uma justiça limpa. É isso que quero. É direito até dos animais um julgamento justo! Isso chama-se civilidade. O argumento de que não é por nós é contra nós. Tanto utilizado pelo PT agora não sai da boca dos Bolsonaristas.

    ResponderExcluir
  7. Só uma pessoa muito ingênua ou alienada pode acreditar que Moro é imparcial. Sempre tomou atitudes contra Lula e PT, enquanto namorava Aécio e venerava Temer. Festas e rega-bofes com membros tucanos eram frequentes. Mas seu ato mais doentio foi condenar Lula a nove anos e meio de prisão, no intuito claro de geração de memes com os dedos do Presidente. Só este fato demonstra seu caráter

    ResponderExcluir
  8. A maior organização criminosa do Brasil é a Lava Jato, que triste ver pessoas que tem o dever, repito dever, de respeitar e proteger a Constrição fazer isso, violá-la de tal forma e por intetesses meramente políticos

    ResponderExcluir
  9. A lava jato quebrou as empreiteiras do Brasil, acabou com os empregos na construção civil, em outros países prende os empresários e as empresas tem um tutor indicado pelo governo para continuar atuando e não desempregado, mas tb tô falando essas coisas para os eleitores de Bolsonaro, Elesbão irão compreender mesmo

    ResponderExcluir
  10. Juizeco de merda. Imoral. Desonesto. Alpinista social. Conseguiu o cargo de ministro fraudando as eleições.

    ResponderExcluir
  11. Se Lula fosse presidente , hoje não estariamos sendo envergonhados perante o mundo. BoLsonario e seu filho é ladrão e bandido.

    ResponderExcluir
  12. Moro sabotou as eleições!!

    ResponderExcluir
  13. Juiz prendeu lula, o lider das intenções de voto!!!

    ResponderExcluir
  14. Lula o melhor presidente do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  15. Lula é contra a reforma da previdência que acaba com a aposentadoria dos mais pobres!!!

    ResponderExcluir
  16. Contra a reforma da previdência dia 14 SEXTA, Greve nacional!! O trabalhaor tem o direito de se aposentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Va vc e esses sindicalistas vagabundos que não tem o que fazer

      Excluir
  17. A crise é dos ricos, o povo não pode se fuder e perder o direito de se aposentar!!!

    ResponderExcluir
  18. Reforma da previdência só penaliza os mais pobres!!

    ResponderExcluir
  19. A classe trabalhadora não pode pagar pelo preso da incompetência dos governos!!! Não a reforma da previdência!!!!

    ResponderExcluir
  20. Reforma política SIM, reforma da previdência, NÃO!!!

    ResponderExcluir
  21. Isso não tem preço que pague!!! Ver esses falsos heróis apavorados, sofrendo a conta gotas... Tendo pesadelos à noite... Será que eu também fui gravado? E os hipócritas cidadãos de bem, defensores da moralidade, dos bons costumes, da volta da ditadura, etc, tendo que desdizer o que disse antes.... Prá prender o Lula, valia tudo... Agora tem que botar na cadeia o criminoso que jogou tudo no ventilador.... Os fatos não interessam

    ResponderExcluir
  22. tem que ficar preso otários

    ResponderExcluir
  23. O Moro está mais para Juiz de futebol que para ministro da Justiça, saiu de super homem para Pinguim do Batman um verdadeiro esquema para condenar qualquer um.

    ResponderExcluir
  24. Vai babar o ovo de LuLa verdinho. Tantos projetos sendo executados, a economia do Brasil crescendo e vcs não mostram nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A economia crescendo? Tantos projetos? A corno fi de quenga

      Excluir
  25. Prende moro, solta as centenas de presos da Lava Jato e devolvem o dinheiro roubado a eles. Pois Juiz não pode combater a corrupção junto com o ministério público, portanto se foi ilegal tudo deve ser anulado.

    ResponderExcluir
  26. O mais incrível é que aqueles que se dizem pessoas de bem, não estão nem aí se houve injustiça com o Lula, pq para essas pessoas o importante é condená-lo mesmo que para isso a justiça tenha sido injusta. Hipócritas, paladinos da moralidade. Que Deus tenha pena de vcs pq no inferno, o cramunhão não terá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que bater os parabéns pra Lula,o cara é o cara, ele sabe encantar jumentos.

      Excluir
  27. O sítio não é de Lula, o sítio é
    Do pica-pau amarelo!

    ResponderExcluir
  28. VC DO COMENTÁRIO 13:35 NAO PASSA DE UM IDIOTA COME BOSTA E ALÉM DE TUDO VIADO ENCUBADO. VC E UM JUMENTO DE PAI E MÃE FOLA DA PUTA.ME DIGA UMA COISA VC E CEGO AO PONTO DE NÃO ENXERGAR O TAMANHO DO ROUBO QUE LULA E SIA QUADRILHA FEZ AO NOSSO PAIS. NESSES ANOS DE PT QUANTAS PESSOAS MORRERAM NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS E QUANTOS ANALFABETOS PASSARAM A EXISTIR SEM FALAR NO AUMENTO DE BANDIDOS GRACAS AO BOLSA FAMÍLIA QUE E UMA FABRICA DE BANDIDOS. ACORDE PRA VIDA ABESTALHADO JUMENTO VIADO CORNO. HOJE OS FOLHOS DE LULA SAO OS HOMENS MAIS RICOS DO BRASIL OTÁRIO. MAS É ASSIM MESMO OS PETRALHAS QUANDO NÃO SAO SAPATONA E VIADO OU CORNO.

    ResponderExcluir
  29. Eu vou desfilar de CALCINHA AZUL MARINHO e CUECA COR DE ROSA CHOQUE na porta do ministério da Justiça acompanhada de minha madrinha dona DAMARES.

    ResponderExcluir
  30. O déficit do inss vem do governo desde 1988.
    Se reformar a previdencia essa divida sera enterrada e o governo nao tera obrigaçao de repassar o cofins.
    Mas o cofins continuará sendo cobrado no comércio simples.
    Diga nao a reforma e cobre o que o governo deveria e deve repassar.
    Pois esse déficit é a parte que o governo nao repassou ao inss.
    A previdência não é deficitária, sofre déficit por conta dessa diferença que nunca repassaram desde 1988.
    O povo ja pagou. Nao precisa pagar denovo.

    ResponderExcluir