terça-feira, 11 de junho de 2019

Segunda Turma do Supremo deve julgar recurso de Lula nesta terça-feira

Segunda Turma do Supremo deve julgar recurso de Lula nesta terça-feira
Às vésperas de o ministro Ricardo Lewandowski deixar a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o colegiado deve julgar nesta terça-feira, 11, um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, que pode colocá-lo em liberdade.

Integrantes do Supremo ouvidos reservadamente pela reportagem acreditam que a sessão pode servir para ministros darem recados ao ex-juiz federal Sérgio Moro e à Operação Lava Jato, depois de o site The Intercept Brasil publicar o conteúdo vazado de supostas mensagens trocadas por Moro e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

As conversas supostamente mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas no aplicativo Telegram. O site afirmou que recebeu de fonte anônima o material.

O recurso de Lula começou a ser discutido em abril deste ano no plenário virtual do STF, mas um pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes no dia 12 do mesmo mês interrompeu o julgamento e fez com que o processo seja discutido agora presencialmente pelos ministros.


O colegiado fará nesta terça-feira sessões pela manhã e pela tarde, as últimas presididas por Lewandowski, que vai deixar o comando da turma, mas seguirá fazendo parte dela. No fim do mês, a ministra Cármen Lúcia - considerada linha dura no julgamento de investigados - vai assumir a presidência da turma e terá o controle do que será examinado nas sessões. A turma não se reunirá na próxima semana em virtude do feriado de Corpus Christi.

Em fevereiro, o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, negou o pedido de liberdade de Lula, que está preso desde abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O julgamento suspenso no plenário virtual da 2ª Turma envolve um recurso de Lula contra essa decisão de Fachin.

A Segunda Turma é composta pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Edson Fachin e pelo decano do STF, ministro Celso de Mello.

No caso em questão, Lula recorreu ao Supremo depois de o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ter negado individualmente um recurso do petista contra sua condenação no caso do triplex do Guarujá.

No entanto, a Quinta Turma do STJ - em decisão colegiada e unânime - confirmou em abril deste ano a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP), mas reduziu a pena do petista de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.

O pedido de destaque de Gilmar Mendes no plenário virtual do Supremo foi feito antes do julgamento colegiado desse outro recurso de Lula no STJ. Ou seja: existe a possibilidade do recurso de Lula no Supremo ter "perdido o objeto" agora, já que a Quinta Turma do STJ fez ajustes na decisão monocrática de Fischer. Na prática, a decisão monocrática de Fischer, contestada por Lula no Supremo, não existe mais.

34 comentários:

  1. Existe uma orquestração de atos criminosos para desacreditar a Lava Jato e libertar o maior ladrão e chefe quadrilheiro da história da humanidade, o gatuno diabólico, Lulaladrão. O presidente está cometendo um erro perigoso, ou seja, combater as investidas de criminosos petralhas plantados em órgãos da administração pública federal, com os frágeis intrumentos legais elaborados pelos próprios bandidos. Um petralha deve ser tratado à base do cacete. A propósito, a canalhada petralha adora carregar lenha nos quartos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem votou no bozonaro, votou e concorda com esse tipo de pensamento. Eles se acham superiores e consideram natural um ser humano escravizar, explorar, dominar, submeter, ter posse de outro ser humano. Este pensamento leva as reformas que eles querem fazer, onde existem os poderosos e existem os inferiores. É contra este pensamento que eu luto.

      Excluir
    2. Quem livrará o Lula dos seus crimes não é a sua inocência e sim os crimes do Ministério Público e do Juiz Moro, desta forma se o mesmo for libertado, não culpem a Justiça Brasileira, mas os criminosos, para vcs a justiça que condenou Lula é correta, nas a mesma que irá soltá-lo não é. Vai entender a cabeça de um bozolino

      Excluir
    3. Imagine a situação: Você bate o carro em um acidente, e uma pessoa morre. Então você vai a julgamento. Quando chega no tribunal descobre que o Juiz é amigão do Promotor e que a pessoa que faleceu no acidente é conhecido deles. E mais, seu advogado fica sabendo que o Promotor passou o dia todo no whatzapp com o Juiz do seu caso tramando um modo de fazer você pagar pelo acidente. Pergunto: Gostaria de ser julgado nesse tribunal? Acredita que a justiça será feita?

      Excluir
  2. SUPOSTAS O QUE??????????????????????????????????????

    ELES NÃO NEGAM AS MENSAGENS.

    E o jornalista disse que ainda tem mais 99% a apurar e soltar para o povão.


    PRISÃO PARA MORO.

    ALGEMAS PARA MORO.

    LULA ESTARIA ELEITO.

    FICARAM COM MEDO DE LULA.


    DEMOCRACIA DOS PATOS E PANELEIROS.

    JUSTIÇA TEM QUE SER PARA HOMENS e MULHERES DECENTES e DIGNOS.

    #MOROCRIMINOSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinta a bunda de vermelho e sobe na sw4,juntos com viado e vão comemorar, ces tão fudido e passado o recibo.

      Excluir
    2. Calma corninho

      Excluir
  3. Qual Brasileiro acredita de verdade que o Brasil quebrou ? Nunca pois sim está sendo mau administrador

    ResponderExcluir
  4. A CONVERSA.......... QUE BANDIDO TEM QUER SER CASSADO E CONDENADO????????RUMA DE PETRALHA BANDIDOS DO INFERNO...MASSA DE MANOBRA DO PT ..DOUTRINADOS UTEIS...

    ResponderExcluir
  5. Esse verdinho nunca esquece desse marginal do LULA, esse site do verdinho é igual aos outros meios de comunicação com um pensamento esquerdista.

    ResponderExcluir
  6. https://d.emtempo.com.br/policia/149315/esquartejado-pela-mae-rhuan-teve-penis-cortado-um-ano-antes-de-morrer

    pq vcs nao postam o quanto esse garoto sofreu na mão da sua mãe e da sua namorada. Agora sobre lula vcs colocam uma materia todo dia.

    ResponderExcluir
  7. #lula preso otarios querem o poder

    ResponderExcluir
  8. Rebanho de otários manobra quem fez foi vcs bandidos esse do primeiro comentário deve ser um riquinho sonegador de empostos porcisso apoia o desgoverno do bozo, toma vergonha e va cumprir com seu papel de brasileiro pague seus empostosn

    ResponderExcluir
  9. SABEM QUAL É O APELIDO DE LULA NOS MEIOS JURIDICOS ??? NAO ?? CHAMAM ELE DE "O ENCANTADOR DE BURROS "

    ResponderExcluir
  10. Se soltar Lula tem q soltar os demais líderes de facções.
    É liberdade pra todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que a senhora sua mãe tava presa, ela é dona de chave né

      Excluir
  11. tem que soltar lula e prender a quadrilha do golpe inclusive os ladrões milicianos do bolsonaro que é a família metralha.

    ResponderExcluir
  12. Lula o encantador de jumentos.

    ResponderExcluir
  13. Lula o encantador de jumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O advogado de defesa será o FLÁVIO BOLSONARO.

      Excluir
  14. "A verdade fica doente, mas não morre". Como disse Barack Obama Lula é o cara.

    ResponderExcluir
  15. a casa caiu, desde 2017 sempre comentei que a Lava jato era um dispositivo para tirar o PT do poder, eu estava certo............ Moro sempre foi um grande enganador, um ator e teve gente que acreditou, principalmente o povo de Curitiba, A ACASA CAIU e vem mais por ai, o certo e prender o Daltan como o Moro fazia e oferecer a ele um a DELAÇÃO PREMIADA dai ele entrega o resto da turminha, TRF4,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caiu para o ladrão nr 1 do mundo que vcs so terão o prazer de acompanhá-lo livre a caminho do cemitério. Esse ladrão safado

      Excluir
    2. Um indivíduo que deseja a morte de alguém não merece resposta, um infeliz desse não tem pai, mãe nem filhos.

      Excluir
  16. Deus abençoe Lula minhas orações intercessão foram ouvidas

    ResponderExcluir
  17. Lava jato disse que recuperou 1,4 bilhoes.
    E como recompensa quer gerir 2,5 bilhoes da Petrobrás como premiação.
    Kkkkkk
    Fizeram de tudo pra arrecadar e criaram um departamento ou ong para exigir um premio no dobro do que dizem ter arrecadado!
    Vao trabalhar honestamente seus concursados da lava jato! Nao fazem mais do que sao pagis para fazer vagabundos.

    ResponderExcluir
  18. A delação premiada deve ser proposta para QUEIROZ assessor do FLÁVIO BOLSONARO.

    ResponderExcluir
  19. Só para lembrar as viúvas; o ladrão continua preso viu! "Lula livre" só em 2040 e olhe lá!

    ResponderExcluir
  20. As viúvas do corruPTo ainda choramanhã amargamente pelo leite derramado. Se o ministro SÉRGIO MORO, estiver errado realmente o crime compensa de verdade.

    ResponderExcluir
  21. As viúvas do corruPTo ainda choram amargamente pelo leite derramado. Se o ministro SÉRGIO MORO, estiver errado realmente o crime compensa de verdade.

    ResponderExcluir
  22. As viúvas do corruPTo ainda choram amargamente pelo leite derramado. Se o ministro SÉRGIO MORO, estiver errado realmente o crime compensa de verdade.

    ResponderExcluir
  23. Esse Lulaladrão, além de gatuno, é cornão velho de goteira e carregador de madeira nos quartos.

    ResponderExcluir