sexta-feira, 19 de julho de 2019

Pré-candidato a prefeito de Itabuna, o policial Gregory Cruz identifica problemas e sugere soluções para uma gestão de excelência na cidade


As eleições para a gestão administrativa de Itabuna já serão no próximo ano, 2020. E com isso, a população deve ter cuidado ao escolher seus próximos vereadores e prefeito, observando as propostas e índole dos candidatos. Tendo isso em vista, alguns pré-candidatos já fazem o diagnóstico das deficiências da cidade e arquitetam a possibilidade de crescimento municipal.

O Policial/Perito Gregory Cruz é um pré-candidato a prefeito e respondeu a alguns questionamentos sobre o que pretende fazer por Itabuna, caso eleito. Mesmo sem nunca ter ocupado um cargo público ele demonstrar ter conhecimento sobre cada ponto crítico da cidade, além de reconhecer a potencia em diversos setores de Itabuna.

A respeito das humanização dos serviços de saúde, ele apoia maiores investimentos em estrutura e pessoal, nos hospitais já existentes: BASE, São Lucas (caso ainda não tenham procedido à sua venda) ,Maternidade da Mãe Pobre, atacando outro grande problema, que é o desemprego. Ele acredita necessitarmos de uma implementação do Programa de Humanização (SUS) no Pré-natal e Nascimento (PHPN), que assegura a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério, às gestantes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos de cidadania.

Gregory Cruz afirma que "o importante é que o SUS, em toda a sua extensão, funcione para todo e qualquer Itabunense e moradores de cidades vizinhas, também usuários do nosso sistema, de forma adequada, humana e que traga, não só a cura que todos buscam, mas, também, a dignidade pessoal. Nesse sentido, e de forma independente, existem diversos serviços prestados por itabunenses apaixonados por nossa cidade, (...). Exemplos disso são: Projeto de Equoterapia, ligado à ASBE; o Abrigo Bezerra de Menezes; o Abrigo São Francisco; a Fundação Dr. Balduíno; o GACC; o Núcleo Cuidar; ONG Enaultinho Rocha, que trata da conscientização e cadastro para doação de medula óssea, (...), dentre tantos outros que colaboram com a humanização dos serviços de saúde da região grapiúna."

Quanto a políticas públicas, o policial enxerga uma necessidade gritante se tratando da reforma ou manutenção das praças, parques, áreas de lazer, Vila Olímpica e todo potencial esportivo ali existente. Ele ainda destaca a situação do Rio Cachoeira e toda a questão ambiental de Itabuna, reconhecendo para a resolução desse problema é necessário um ótimo planejamento. Dentre os planos ele cita: Tratar o esgotamento sanitário; Separar os resíduos sólidos; Recuperar a mata ciliar, ao longo do rio; Instalar emissário para receber e guiar todos os esgotos da cidade, para uma zona de tratamento, antes que este seja despejado no rio; Fomentar a biodiversidade do Cachoeira, tornando-o apto para a pesca, como era no passado; Criar o dia da arborização urbana, data mensal, envolvendo três secretarias (segurança, educação e meio ambiente), em que todos os envolvidos, de forma disciplinada, procederão com a arborização de pontos estratégicos da cidade, dentre outras.

Sobre o tema 'desemprego', o pré-candidato visualiza localizar, estruturar e ratificar o pólo industrial, do ponto de vista geográfico, de modo a proporcionar infraestrutura a esta região da cidade. "Apesar de sabermos que a empresa RR76, em parceria com nossa Prefeitura, já iniciou obras para revitalização e reforma da pista do nosso aeródromo, estrategicamente, iremos envidar esforços para robustecer essa obra, pois não há como se falar em se trazer grandes empresas para cá, sem dar, aos seus donos e acionistas, um local seguro e devidamente liberado pela ANAC, onde suas aeronaves possam pousar e decolar, com totais garantias de sucesso. (...) Também está em nosso escopo, a reestruturação e valorização da lavoura cacaueira. (...) trazer fábricas de chocolate artesanal para a região, pois temos um potencial nato e matéria prima de ótima qualidade para isso. Com isso, poderemos implementar e incentivar o ecoturismo na cadeia de produção do cacau", sugeriu o pré-candidato.

Neste interim, buscamos abordar questões mais abrangentes e problemas mais subjetivos da nossa cidade, esmiuçando o conhecimento administrativo e estratégico deste prefeiturável, que mesmo nunca tendo ocupado a nenhum cargo público, demonstra muita vontade, desenvoltura e propostas bem embasadas e fundamentadas. Periodicamente, traremos novos temas a serem tratados por este postulante ao cargo de Prefeito, para o conhecimento dos nossos leitores e seguidores.